1

terça-feira, 30 de junho de 2009

PARA QUEM SE APOSENTOU COM BENEFÍCIO PROPORCIONAL E CONTINUOU TRABALHANDO....

STJ: Troca de benefício para aposentado que trabalha
O STJ (Superior Tribunal de Justiça) divulgou ontem uma série de decisões recentes do tribunal sobre questões previdenciárias. Uma delas diz que o segurado que se aposentou com benefício proporcional e continuou trabalhando e contribuindo para a Previdência pode trocar de aposentadoria, sem ter de devolver o que já recebeu.
"A aposentadoria é um direito patrimonial disponível [a pessoa pode abrir mão], e o interessado pode escolher o sistema que melhor lhe assistir", afirmou o ministro Hamilton Carvalhido.
Em outra decisão, o STJ reconheceu o trabalho especial exercido antes de 1995, sem a comprovação de laudo técnico, que passou a ser obrigatório somente a partir daquele ano. "A legislação anterior exigia a comprovação da exposição a agentes nocivos, mas não limitava os meios de prova.
A lei posterior, exigindo laudo técnico, tem inegável caráter restritivo ao exercício do direito, não podendo ser aplicada a situações pretéritas [passadas]", segundo o STJ. Outras decisões também garantem ao trabalhador que comprovar atividade rural se aposentar por idade, iniciando a contagem a partir dos 14 anos, sem precisar comprovar a contribuição para a Previdência Social.
(Carolina Rangel - Agora S.Paulo)

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR: SPC APRESENTA PROPOSTA PARA CUSTEIO DAS DESPESAS ADMINISTRATIVAS DAS EFPC.

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR: SPC apresenta proposta para custeio das despesas administrativas das EFPC Após audiência pública, CGPC deliberará sobre resolução 29/06/2009 - 18:54:00 Da Redação (Brasília) - A Secretaria de Previdência Complementar (SPC) apresentou hoje (29), ao Conselho de Gestão da Previdência Complementar (CGPC), minuta de resolução para regulamentação dos critérios e limites para custeio das despesas administrativas das entidades fechadas de previdência complementar (EFPC).
O secretário da SPC, Ricardo Pena, explicou que, além das ações previstas nas leis complementares nºs 108 e 109/2001, a questão do custeio administrativo é relevante para as operações das EFPC. Isso, devido principalmente ao conflito estabelecido entre a evolução do sistema e a obrigatoriedade de cumprimento de limites quantitativos estabelecidos pelos normativos vigentes, relativos à sobrecarga administrativa e às despesas administrativas das EFPC. Tramitam na SPC, atualmente, 88 processos de consultas sobre despesas administrativas, além de outros 39 processos disciplinares sobre o mesmo tema.
Ricardo Pena esclareceu que, como os atos normativos que regem as duas posições datam de 1978 e 1992, torna-se urgente normatizar esse tema diante do novo cenário macroeconômico, e da necessidade de se ter uma regulação prudencial mais estável e compatível com o contexto sócio-econômico do País.
Limites - O objetivo da resolução é o de orientar as EFPC na definição de suas fontes de custeio e na realização de suas despesas administrativas, inclusive com investimentos. Foram propostas oito fontes de custeio, dentre as quais o custeio pelos participantes e assistidos; custeio pelos patrocinadores e instituidores; reembolso dos patrocinadores e instituidores; rentabilidade dos investimentos e receitas administrativas.
Com relação às entidades regidas pela LC 108/01, de patrocínio público, e que se encontrem desenquadradas dos limites estipulados na data de entrada em vigor da resolução, além de disporem de um prazo de 24 meses para se enquadrarem, a resolução fixa limite anual para custeio administrativo da EFPC de até 1% de taxa de administração sobre os recursos garantidores dos planos de benefícios (medida de estoque) ou de até 9% de taxa de carregamento sobre a soma das contribuições e benefícios dos planos previdenciários (medida de fluxo).
Governança & transparência - Outra medida proposta visa fortalecer a governança dos órgãos das EFPC (conselho Deliberativo e Fiscal e Diretoria-Executiva) para acompanhar e controlar as despesas administrativas, a partir do orçamento anual, da fixação de critérios quantitativos e qualitativos, e indicadores de gestão com metas estipuladas para as despesas administrativas. Finalmente, como um princípio norteador da previdência complementar, a resolução propõe ampla divulgação e transparência na internet, pela SPC, das informações das despesas administrativas das EFPC, como forma de comparação para os participantes e assistidos.
A minuta da resolução, que já se encontra na página do CGPC, no endereço www.previdencia.gov.br/spc.php?id_spc=41, será alvo de uma audiência pública, em julho, em data a ser fixada pela SPC, para finalmente passar pela deliberação do CGPC em sua reunião ordinária de agosto.
Informações para a Imprensa Zenaide Azeredo(61) 2021-5113 ACS/MPS

segunda-feira, 29 de junho de 2009

OS PRINCIPAIS TEMORES MASCULINOS, COMO PROBLEMAS NA PRÓSTATA,DISFUNÇÕES SEXUAIS E DECADÊNCIA FÍSICA.

Interessante a matéria...tanto para os homens quanto para as mulheres. Vale muito a pena lê-la até o final.
UROLOGISTA MIGUEL SROUGI (entrevista)
O urologista, que cuida da saúde do "PIB" brasileiro, fala sobre os principais temores masculinos, como problemas na próstata, disfunções sexuais e decadência física. Não tem nem o que questionar: quando se fala em urologia, e principalmente em saúde masculina, primeiro nome da agenda e da confiança dos principais políticos, empresários e brasileiros em geral é o do médico Miguel Srougi. Considerado o número 1 do Brasil em Cirurgias de câncer de próstata ( já realizou 2.900), atende em seu consultório gente como o presidente Lula, José Alencar, José Serra , Geraldo Alckmin, Joseph Safra, Lázaro Brandão, Abílio Diniz e Antônio Ermírio de Moraes, entre outros pesos pesados.
Professor titular de urologia da Faculdade de Medicina da USP, pós-graduado pela Harvard Medical School, em Boston, nos Estados Unidos, 35 anos de carreira, uma dezena de livros publicados e outra centena de artigos espalhados mundo afora, Srougi tem a simplicidade daqueles que muito sabem, pouco ostentam e continuam lutando.
Ele se dedica integralmente ao que faz - trabalha todos os dias, das 7 da manhã às 10 da noite -, abriu mão da vida pessoal - é casado, pai de dois filhos - e não tem receio de dizer que se envolve demais com seus pacientes. "Sofro muito e esse sofrimento é um dos fatores de sucesso da minha carreira, porque acabo me entregando mais aos doentes." Embora viva intensamente entre os limites das dores da perda e alegrias dos resgates da vida, Srougi, aos 60 anos, se abastece lecionando na Faculdade de Medicina, "uma de minhas razões existenciais".
No ano passado inaugurou um moderno centro de ensino e pesquisa para seus alunos, garimpando verbas junto aos seus pacientes poderosos. A sala ganhou o nome de Vicky Safra, mulher de Joseph Safra - em homenagem ao banqueiro que doou a maior parte dos recursos. Nesta entrevista, o maior especialista em câncer de próstata do país afirma que "todo homem nasce programado para ter a doença" e que, se viver até os 100 anos, inevitavelmente vai contraí-la.
Fala ainda sobre medos, fantasmas masculinos, impotência, novos tratamentos e seus sonhos pessoais.[E conta por que trocou o Hospital Sírio-Libanês pelo Oswaldo Cruz depois de 30 anos. A seguir, os principais trechos.
ASSOMBROS MASCULINOS
Os homens têm uma certa sensação de invulnerabilidade - isso faz parte da cabeça deles. Passam boa parte da sua vida livre de todos os incômodos que a mulher tem, fazendo com que relaxem mais com a sua saúde. Com o passar dos anos, começam a perceber a sua vulnerabilidade e passam a dar um pouco mais de valor aos cuidados médicos.
O que mais os atemoriza hoje? Problemas com a próstata, disfunções sexuais e a decadência física, que mexe muito com a cabeça das mulheres, mas também com a deles. As mulheres pautam muito a vida em função da beleza e os homens, da força, da virilidade, da capacidade de agir, raciocinar. E na hora em que surgem falhas nessas áreas, ele percebe que, talvez, não seja aquele ser imortal que achava que fosse.
ENVELHECIMENTO
Há dois profundos temores hoje nos homens: o primeiro é o crescimento benigno da próstata, um fenômeno que ocorre em praticamente todos eles: ela aumenta de tamanho depois dos 40 anos e, dessa forma, o canal da uretra fica ocluído.
Isso faz com que o homem comece a urinar sucessivas vezes, a não ficar em uma reunião prolongada, tem de levantar à noite, prejudica o sono, acorda mal, pode ter descontroles de urina.
O crescimento benigno é quase inexorável: todos os homens vão ter em maior ou menor grau - felizmente, apenas um terço, 30%, tem sintomas mais significativos que exigem apoio médico. Nesses casos, há medicações que desobstruem parcialmente a uretra e fazem o indivíduo urinar e viver melhor; apenas de 4% a 5% dos homens têm de fazer uma cirurgia para desobstruir a uretra por causa desse crescimento benigno.
Essa é uma cirurgia, que se faz com segurança e sem os inconvenientes de uma cirurgia maior nos casos de câncer. Ela remove apenas o fator obstrutivo, o homem passa a viver melhor e sem nenhuma seqüela. Esse crescimento não tem causa conhecida, surge por um desequilíbrio hormonal no homem maduro, ou seja, as células da próstata passam a se proliferar em decorrência dos hormônios. Não tem como prevenir. Existem algumas medidas, mas nenhuma consistente.
OBESOS E FUMANTES
Existe a idéia de que o obeso e os fumantes teriam menos crescimento benigno da próstata. O que é interessante é que a próstata seria o único lugar no organismo que eles deixam de ter todas as desvantagens, mas a realidade é meio dura: recentemente se apurou que eles são menos operados da próstata, mas não porque ela não cresce, mas pelo receio dos médicos de operá-los porque complicam mais e também porque muitas vezes não vivem o suficiente para ser operados - morrem antes. É uma realidade perversa.
REALIDADE NUA E CRUA
O câncer na próstata adquire maior relevância porque tem uma grande prevalência: 18% dos homens - um em cada seis - manifestarão a doença.E também porque o tumor, que ocorre com muita freqüência dentro da próstata, é eliminado com sucesso em 80%, 90% dos homens. Se esse tumor não é identificado no momento certo e se expande, saindo para fora da próstata, as chances de cura caem para 30%.
É um tumor muito comum e se for detectado a tempo, tem como resgatar esse paciente. Dos 18%, somente 3% morrem - a medicina consegue curar 15% dos homens,ou seja, a maioria. Mas vale dizer que todo homem nasce programado para ter câncer de próstata.
Ou seja, nós temos, nas nossas células, genes que as estimulam a virar cancerosas e eles ficam bloqueados durante a nossa existência.
Quando o indivíduo envelhece, esses mecanismos de bloqueio deixam de exercer o seu papel e o câncer começa a se manifestar. Com isso vai aumentando a freqüência da doença e todo homem que chegar aos 100 anos vai ter câncer de próstata.
SEM FANTASIA
O exame de toque - um dos meios de se detectar a doença - gera na cabeça dos homens fantasias negativas e receios, mas, na verdade, eles tem muito medo da dor. Tanto é que os que fazem pela primeira vez, no ano seguinte perdem o medo. Leva três ou quatro segundos e não dói. Então, um dos fatores de resistência é eliminado. Existe um segundo sentimento, que é muito forte: expressar, exteriorizar uma fraqueza se a doença for descoberta.
O homem tem pavor disso porque, de acordo com todas as idéias evolucionistas, só vão sobreviver aqueles que forem fortes. É comum você descobrir um câncer no indivíduo, e ele entrar em pânico, não pela doença, mas porque as pessoas vão descobri-la. Porque o câncer é muito relacionado com morte, decadência física, perda da independência, dependência dos outros. O homem não aceita essa idéia, e prefere fechar os olhos e enfiar a cabeça debaixo da terra a enfrentar, mostrando para o mundo e às pessoas que ele é um ser mais fraco.
Isso vai afetar a imagem dele, acha que vai perder poder sobre outras pessoas, porque ninguém obedece a um fraco, alguém que vai morrer.
Isso vai contra a idéia que temos de ser mais fortes para sobreviver.
A PERFORMANCE DO ROBÔ
Estamos fazendo cirurgias com robô, que permite uma visão muito mais precisa do campo cirúrgico, elimina os tremores da mão do cirurgião, permite incisões pequenas, uma operação muito mais perfeita porque os movimentos dele são muito suaves. Isso é muito novo no Brasil. Fiz o primeiro caso há dois meses, no Sírio-Libanês. E agora, o Albert Einstein tem e o Oswaldo Cruz está adquirindo.
Nos Estados Unidos se faz cirurgia robótica em larga escala. Lá, o robô ganha em performance do cirurgião médio, mas ele ainda perde do habilitado.
Tenho mais de 2.900 pacientes operados de câncer de próstata pessoalmente. Eu sou o terceiro cirurgião do mundo nesse quesito - só perco para dois americanos e eles estão parando de trabalhar. Apesar de ter essa grande experiência, quando comecei a operar, 35% ficavam com incontinência urinária grave. Agora são só 3%. Impotentes, todos também ficavam. Hoje, se o homem tem menos de 55 anos, a incidência é de 20% - antes era 100%.
Há também enxertos de nervos, porque a impotência se deve à remoção de dois nervos que passam perto da próstata e nós estamos fazendo esse enxerto quando somos obrigados a retirá-los nos casos em que o tumor fica grudado. Entre os pacientes que fizeram os enxertos, metade voltou a ter ereções com o tempo.
IMPOTÊNCIA, O QUE FAZER?
Esses novos remédios para tratar a disfunção sexual contornam 1/3 da impotência, tanto após a cirurgia quanto depois da radioterapia. Se os comprimidos não atuarem, existem injeções. Há ainda próteses penianas que são muito desenvolvidas e produzem uma ereção que quase não tem nenhuma diferença em relação à normal.
Isso permite que o homem reassuma a vida sexual plenamente e que as mulheres tenham muita satisfação. Os homens ficam extremamente felizes - são hastes colocadas dentro do pênis. Não fica marca, nem cicatriz.
Nos Estados Unidos, entrevistaram as mulheres sobre os homens que tinham prótese e as respostas foram positivas. Ela funciona muito bem.
O PAPEL DAS MULHERES
Os homens são resistentes: eles relutam muito em ir ao médico fazer um exame de próstata e só vão quando a mulher os empurra: dois terços dos pacientes no consultório de Miguel Srougi são trazidos por elas. "Ligam para marcar a consulta, os acompanham.
A gente não vê mulheres jovens trazendo homens jovens para fazer exames. A gente vê mulheres maduras. Claro que o jovem não está na faixa de risco. Mas existe um outro significado da importância da mulher.
Primeiro, que ela é pragmática e incentiva o marido. "Mas, por que ela quer isso? "Porque quem ficou vivendo bem 30 anos e conseguiu superar todos os embates da vida conjugal é um casal que o tempo consolidou. E aí a mulher tem um sentido de preservação da família muito mais forte que o do homem. Passadas as tempestades e oscilações do relacionamento, ela não quer que o marido morra. É real. Toda vez que tenho um paciente e ofereço dois tratamentos: um que aumente a existência dele, mas vai, por exemplo, causar alguma deficiência na área sexual.
E ofereço um outro tratamento, que cura menos, mas preserva melhor a parte sexual, o homem balança na decisão. A mulher nunca hesita. Ela prefere aquele que aumenta a existência, mesmo ocorrendo o risco de comprometer a vida sexual dele e do casal. Poucas vezes vi uma mulher aconselhar um tratamento que dê menos chance de vida e aumente a possibilidade de ele ficar potente. Dá para contar nos dedos. Ela quer o companheiro, quer preservar aquela pirâmide que foi construída, que é rica."
SOFRIMENTOS E PRIVILÉGIOS
Eu me envolvo muito com meus pacientes. Sofro muito. E esse sofrimento é um dos fatores do sucesso da minha carreira, de 35 anos. Nesse sofrimento eu acabo me entregando mais e mais aos doentes. Isso é ruim, porque não tenho vida pessoal, minha vida familiar é feita nos intervalos.
Felizmente, os momentos bons prevalecem sobre os ruins. É por isso que eu sobrevivo. Um doente que coloca a cabeça no meu ombro e agradece por ter feito algo por ele, ou deixa correr uma lágrima na minha frente, me faz deletar, superar aqueles momentos em que me senti totalmente impotente.
Uma das coisas importantes é o médico saber e demonstrar que a medicina não é infalível e ele não se sentir onipotente. O urologista tem um privilégio. O oncologista mexe com câncer avançado, já no fim do caminho - eu lido com o inicial. Eu consigo salvar muita gente. É um privilégio para mim.
MEDO DA SEPARAÇÃO
Nós não queremos morrer. Primeiro, pela incerteza do porvir. Segundo, porque a morte implica extinção e o ser humano não aceita a aniquilação. A nossa cabeça nasceu para ser imortal. A morte está relacionada com dor, sofrimento, à decadência física, à desfiguração, à perda do papel social, desamparo da família, perdas dos prazeres materiais, da independência. Mas a causa verdadeira é o nosso horror de nos separar das pessoas que amamos. Bem material não deixa ninguém feliz.
Há tanta gente rica se suicidando, tomando droga para sair da realidade. Os médicos não compreendem isso. Se as pessoas têm medo de se afastar das pessoas do seu entorno, você precisa tratar o entorno também. Não é o médico que apóia o doente nas fases difíceis - é a família.
Eles reagem raivosamente contra a família, querem afastá-la do processo, sem perceber que um doente só vai ter paz, tendo a morte pela frente ou não, se a família estiver ao lado.
A SAÍDA DO SÍRIO-LIBANÊS
Os verdadeiros templos na Terra são os hospitais - não as igrejas. Nas igrejas tem muito ouro, riqueza. Aqui não, você conhece o sofrimento, o valor da existência humana. Os orgulhosos e os soberbos ficam humildes, ricos e pobres são iguais; os ruins, os autoritários e os maldosos se tornam condescendentes: eles ficam despidos, tiram a máscara; é aqui que você conhece o que é viver, que resgata para a vida, não em uma igreja qualquer, que o sujeito entra lá, reza dez minutos e sai. Ele pode até sarar, cicatrizar a sua alma.
Mas aqui nós curamos a alma e o corpo. Esse é o verdadeiro templo, onde o ouro é a vida. Você entende o impacto que a desigualdade social tem sobre o ser humano, a pobreza, a falta de instrução causa doenças.
Depois de 30 anos no Sirio-Libanês eu mudei para o Oswaldo Cruz.
Achar que eu vou ter novas salas, três enfermeiras a mais, é brutalizar o que passou pela minha cabeça. Mudei porque não estava vendo esse lugar como um templo. Eu vivo intensamente, por isso tenho esses sentimentos.
UM POUCO DE FILOSOFIA
A melhor forma de se transmitir as virtudes é pelo exemplo, pela coerência.
Certa vez perguntaram para Sócrates como a virtude poderia ser transmitida - se pelas palavras ou conquistada pela prática. Ele não soube responder. Então, Aristóteles, depois de uns anos, respondeu: "A virtude só pode ser transmitida pela prática e por meio do exemplo". Aqui, eu posso tentar ser o exemplo. Mudando o cotidiano das pessoas, transformando a sociedade e construindo um novo mundo.
CINCO MEDIDAS PREVENTIVAS
Segundo Miguel Srougi, a prevenção ao câncer de próstata é feita de forma um pouco precária, porque não existem soluções para impedi-lo.
Na prática, há o licopeno, que é o pigmento que dá cor ao tomate, à melancia e à goiaba vermelha. "Talvez diminua em 30% a chance, mas esse dado é controvertido, por causa disso a gente incentiva os homens a comerem muito tomate, só que deve ser ingerido pós-fervura, ou seja, precisa ser molho de tomate. Não pode ser seco ou cru."
A vitamina E também reduz teoricamente os riscos em 30%, 40%. Mas, se for ingerida em grandes quantidades, produz problemas cardiovasculares. Na verdade, se o homem quiser se proteger, deve tomar uma cápsula de vitamina E por dia. Acima disso, não é recomendável.
O terceiro elemento é o Selênio, um mineral que existe na natureza e é importante para manter a estabilidade das células, impedindo que elas se degenerem, que é encontrado em grande quantidade na castanha-do-Pará.
"Qualquer homem pode ingerir em cápsulas, mas se ele comer duas castanhas por dia, recebe uma certa proteção", diz o especialista. Uma quarta medida é comer peixe, três porções por semana - rico em ômega3 e tem uma ação anticancerígena provável. E, uma quinta, tomar sol. "O homem que toma muito sol sintetiza na pele vitamina D, que tem forte ação anticancerígena. É por isso que os homens da Califórnia desenvolvem muito menos a doença do que os de Boston", afirma Srougi. Obs.: Estas 5 Medidas Preventivas, penso que sejam válidas para homens e mulheres, pois já ouvi e lí em outros locais, estas mesmas recomendações para prevenir outros tipos de câncer.

domingo, 28 de junho de 2009

ALERTA MÉDICO: AGUA E ENVELHECIMENTO....

ALERTA MÉDICO!
Dr. Arnaldo Lichtenstein
Água e envelhecimento
Sempre que dou aula de Clínica Médica a estudantes do quarto ano de Medicina, lanço a pergunta: "Quais as causas que mais fazem o vovô ou a vovó terem confusão mental?" Alguns arriscam: "Tumor na cabeça:". Eu digo: "Não". Outros apostam: "Mal de Alzheimer". Respondo, novamente: "Não".
A cada negativa a turma espanta-se. E fica ainda mais boquiaberta quando enumero os três responsáveis mais comuns: diabetes descontrolado; infecção urinária; a família passou um dia inteiro no shopping, enquanto os idosos ficaram em casa. Parece brincadeira, mas não é. Constantemente vovô e vovó, sem sentir sede, deixam de tomar líquidos. Quando falta gente em casa para lembrá-los,desidratam se com rapidez. A desidratação tende a ser grave e afeta todo o organismo. Pode causar confusão mental abrupta, queda de pressão arterial,aumento dos batimentos cardíacos ("batedeira"), angina (dor no peito), comae até morte. Insisto: não é brincadeira.
Ao nascermos, 90% do nosso corpo é constituído de água. Na adolescência, isso cai para 70%. Na fase adulta, para 60%. Na terceira idade, que começa aos 60 anos, temos pouco mais de 50% de água. Isso faz parte do processo natural de envelhecimento. Portanto, de saída, os idosos têm menor reserva hídrica. Mas há outro complicador: mesmo desidratados, eles não sentem vontade de tomar água,pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem. Explico: nós temos sensores de água em várias partes do organismo. São eles que verificam a adequação do nível..Quando ele cai, aciona-se automaticamente um "alarme".
Pouca água significa menor quantidade de sangue, de oxigênio e de sais minerais em nossas artérias e veias. Por isso, o corpo "pede" água. A informação é passada ao cérebro, a gente sente sede e sai em busca de líquidos. Nos idosos, porém, essesmecanismos são menos eficientes. A detecção de falta de água corporal e a percepção da sede ficam prejudicadas.
Alguns, ainda, devido a certas doenças, como a dolorosa artrose, evitam movimentar-se até para ir tomar água. Conclusão: Idosos desidratam-se facilmente não apenas porque possuem reserva hídrica menor, mas também porque percebem menos a falta de água em seu corpo. Além disso, para a desidratação ser grave, eles não precisam de grandes perdas, como diarréias, vômitos ou exposição intensa ao sol.
Basta o dia estar quente ou a umidade do ar baixar muito - como tem sido comum nos últimos meses. Nessas situações, perde-se mais água pela respiração e pelo suor. Se não houver reposição adequada, é desidratação na certa. Mesmo que o idoso seja saudável, fica prejudicado o desempenho das reações químicas e funções de todo o seu organismo.
Por isso, aqui vão dois alertas.. O primeiro é para vovós e vovôs: tornem voluntário o hábito de beber líquidos. Bebam toda vez que houver uma oportunidade. Por líquido entenda-se água, sucos, chás, água-de-coco, leite. Sopa, gelatina e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi, laranja e tangerina, também funcionam.
O importante é, a cada duas horas, botar algum líquido para dentro. Lembrem-se disso!
Meu segundo alerta é para os familiares: ofereçam constantemente líquidos aos idosos.Lembrem-lhes de que isso é vital. Ao mesmo tempo, fiquem atentos. Ao perceberem que estão rejeitando líquidos e, de um dia para o outro, ficam confusos, irritadiços, fora do ar, atenção.. É quase certo que esses sintomas sejam decorrentes de desidratação. Líquido neles e rápido para um serviço médico.
Arnaldo Lichtenstein (46)Médico, é clínico-geral do Hospital das Clínicas e professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

quarta-feira, 24 de junho de 2009

NOVO SISTEMA DA RECEITA FEDERAL PROMETE FACILITAR A VIDA DO CONTRIBUINTE NA MALHA FINA.

Novo sistema da Receita promete facilitar correção de pendências com o fisco Um novo sistema da Receita Federal promete auxiliar o contribuinte a identificar erros na declaração que o levaram à malha fina. O serviço é mais completo do que o lançado no ano passado, que já permitia a verificação de pendências, mas com menos detalhes. No sistema antigo era preciso obter uma certificação digital. A delegada da Receita Federal no Espírito Santo, Laura Gadelha, explicou que agora os contribuintes podem obter um código de acesso, mais rápido e direto, às informações sobre a declaração. "Antes o contribuinte recebia uma informação de que havia uma incidência em malha. Com esse novo serviço ele consegue identificar a fonte, o valor que foi emitido de rendimento e o valor que não foi informado de fonte, se for o caso". O código de acesso pode ser obtido no site da Receita. Na página principal, o contribuinte tem acesso ao "Novo Extrato da Declaração do Imposto Renda Pessoa Física". Ao clicar no link com este nome ele recebe informações sobre como conseguir o código de acesso. "Para obter o número de código de acesso, basta preencher um formulário e informar os números das declarações entregues de 2009 e 2008. Com o código, o contribuinte tem acesso ao extrato detalhado", falou. Ouça a íntegra da entrevista com a delegada Laura Gadelha O novo extrato vai comparar, por exemplo, a informação prestada pelo contribuinte com os valores informados pela empresa onde trabalha, caso haja divergências. Também há orientações sobre como fazer a retificação, caso o problema seja com o contribuinte. O mesmo vale para informações sobre deduções médicas, omissão de rendimento de aluguéis e outras pendências. O contribuinte pode identificar a pendência, imprimir uma segunda via do recibo de entrega do documento, ver a declaração que foi processada e, em caso de estar devendo alguma informação ao fisco, será exibido na tela o link "Pendências". "Ao clicar no link 'pendências' o contribuinte vai ter acesso aos dados e ver o que precisa ser acertado. Então ele vai na declaração dele, que geralmente está salva no computador onde ele fez o documento, e corrige o que estiver errado. Depois, reenvia o documento a receita. O objetivo é que as pessoas regularizem sua situação sem precisar comparecer a sede da Receita", disse. A delegada Laura Gadelha disse que espera que 50% dos contribuintes que caíram na malha fina escolham a autoregularização pelo site da Receita para acertar as pendências junto ao fisco. O novo sistema já está disponível na internet. A partir de julho, será acrescentado também outro recurso, que permite a impressão do documento de arrecadação (Darf) para pagamento do imposto devido. Fonte: Gazeta On Line

terça-feira, 23 de junho de 2009

APOSENTADOS POR INVALIDEZ PODEM PEDIR RETROATIVOS.

Aposentados podem pedir retroativos Previdência // Decisão da Justiça atende a quem recebe o auxílio por invalidez. Ações pedem conversão do benefício
Rosa Falcão rosafalcao.pe@diariosassociados.com.br Os aposentados que passaram anos recebendo o auxílio doença antes de se aposentar por invalidez podem requerer à Justiça o retroativo à data em que se afastaram das atividades profissionais, desde que seja pelos mesmos motivos que o levaram à invalidez. Decisão do Tribunal Regional Federal da Terceira Região favorável a um segurado de São Paulo, abre precedentes para outras pessoas reivindicarem ao INSS a correção do valor do benefício. Em Pernambuco já existem várias ações na Justiça Federal com pedido da conversão do auxílio doença em aposentadoria por invalidez.
É o caso do motorista aposentado José Vanildo da Silva Hora, de 51 anos. Em 2001 ele adoeceu com problemas cardíacos e entrou no benefício. A cada 30 dias José se submetia a nova perícia médica do INSS para renovar o auxílio doença. Após cinco anos no benefício, a empresa afastou o funcionário. "Todo médico que eu consultava dizia que não tinha mais condições de trabalhar. Mesmo assim o INSS nãodava a minha aposentadoria", conta.
O aposentado ingressou com uma ação contra o INSS em maio de 2008. Ele recebia R$ 1.405 de auxílio doença, quando tinha direito a R$ 1.544,24 da aposentadoria por invalidez. Os procuradores do INSS propuseram um acordo a José Vanildo para pagar o retroativo do período de maio de 2008 até a data da concessão do benefício em janeiro de 2009. "Só consegui porque fui até a Justiça. Já comecei a receber a minha aposentadoria, mas ainda espero o pagamento do retroativo", comenta.
O advogado Paulo Perazzo, especialista em Previdência, explica que já há jurisprudência determinando que o auxílio doença só pode ser renovado pelo INSS pelo período máximo de dois anos. No caso do motorista, ele estava em benefício por incapacidade há sete anos se submetendo à perícia médica. "O auxílio doença não pode ser pago por tempo indefinido porque traz prejuízos financeiros para o beneficiário", salienta.
O prejuízo monetário é de 9% do valor da aposentadoria. Isso ocorre porque o valor do auxílio doença corresponde a 91% da aposentadoria por invalidez. Por exemplo: um segurado que ganha R$ 1 mil só recebe R$ 910 de auxílio doença. Para receber a diferença o segurado tem que entrar com uma ação de conversão do auxílio doença em aposentadoria por invalidez.
Segundo Perazzo, ele pode requerer os valores Atrasados da aposentadoria retroativos a cinco anos desde que comprove através de perícia judiciária, que a doença que motivou o afastamento do trabalho é a mesma que o tornou incapacitado para desempenhar as suas funções. José Vanildo era motorista de ônibus há 30 anos quando adoeceu, por causa de hipertensão e cardiopatia. Na perícia judicial foi comprovado que não tinha mais condições de trabalhar e mesmo assim o INSS adiou a sua aposentadoria.
FONTE: Diário de Pernambuco

SITE TEM COMO OBJETIVO MEDIR SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR.

Site tem como objetivo medir satisfação do consumidor--> Tauana MarinDo Diário do Grande ABC No ar desde maio, o site ElogieAki (www.elogieaki.com.br) é o primeiro site criado que visa medir a satisfação do consumidor. O endereço eletrônico é mais uma ferramenta para quem deseja elogiar, criticar ou obter informações sobre empresas e produtos. Para Eduardo Guadalupe, consultor internacional na área de marketing, o site é de grande importância para as organizações e profissionais, uma vez que, reforça os caminhos, sugere os acertos, alerta para a necessidade de persistência na construção da excelência, além de ser um dos atributos de maior impacto na fidelização. " Clientes fiéis são geradores de demanda regular e criam um dos mais eficientes canais de comunicação e captação de novos clientes - a propaganda boca a boca. A satisfação contribui ainda para que a produção tenha regularidade, crescimento contínuo e retroalimenta o processo de qualidade", afirmou. Como utilizar - Com navegação rápida e simples, e desenvolvido com base no que existe de mais moderno em termos de tecnologia, antes de registrar o elogio, o consumidor deve preencher um cadastro, fornecendo dados como nome, sobrenome, endereço e CPF. Postagens anônimas ou assinadas com apelidos são recusadas. O mesmo acontece com declarações em que as relações de consumo não sejam o foco. O ElogieAki também é um canal de informação para o cliente. No link ‘Serviços'', o internauta pode acessar serviços essenciais, como os sites do Procon (Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor) e Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). Em ‘Últimas Notícias'', são publicadas matérias e dicas referentes a consumo. No ícone ‘Ranking'' o consumidor tem acesso as empresas e profissionais mais elogiados.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

APOSENTADOS : CONSULTORIA É OPÇÃO APÓS OS 50 ANOS.....

Aposentados: Consultoria é opção após os 50 anos.
Ocupação é indicada para profissional com mais experiência já aposentado É comum hoje em dia as empresas desligarem de seu quadro de pessoal funcionários com mais de 50 anos, acreditando que estes profissionais não conseguem mais ter a mesma produtividade que alguém mais novo. Com isso, para os que possuem disposição e uma boa formação profissional, uma das alternativas é enveredar para o mundo da consultoria, conforme orienta o professor e consultor Luiz Afonso Romano, presidente do Instituto Brasileiro de Consultores de Organização (IBCO).
“Atualmente a expectativa de vida do brasileiro é de 85 anos, em média. Então, vamos supor que ele se aposente ou seja desligado da empresa aos 50 anos. O que ele vai fazer nos próximos 35 anos? Pensando nisso, comecei a ministrar cursos de consultoria para este público, com o objetivo de dar o instrumento e não o conteúdo”, explicou.
Segundo Romano, ao ingressar no mercado de consultoria o profissional poderá cobrar de R$ 100 a R$ 800 a hora. Para ter uma boa atuação no mercado, segundo o consultor, o aposentado não começa do zero. “O ideal é resgatar da memória ideias e projetos que aprovou, teorias e práticas, padrões, exceções e modismos gerenciais e, quem sabe, fazer a conversão de forma planejada, com um bom plano de trabalho, revendo conceitos e premissas. Outra coisa importante é formatar um rico banco de dados, bem segmentado com companheiros, fornecedores, clientes, bancos, seguros, governos, advogados, para se apresentar ao mercado de forma articulada e convincente, no momento oportuno”, alertou.
Ele disse, ainda, que às vezes “esquecemos que o cérebro quanto mais estímulos recebe mais capacitado está para fazer uma grande dobradinha com a experiência. A maturidade passa a ser um trunfo. Niemeyer (o arquiteto Oscar Niemeyer), por exemplo, não abandonou o trabalho e é um exemplo para todo mundo. Agora, aos 100 anos, sabe mais e cria mais do que um jovem ou, digamos, um novo idoso de 50”. Para o consultor Romani, o ideal seria que as empresas preparassem seus profissionais no sentido de como atuar depois da aposentadoria ou de demissões. (Folha de Pernambuco)

APOSENTADO QUE TIVER O CARTÃO DE CRÉDITO CONSIGNADO PODE CANCELAR.

Aposentados já podem cancelar cartão com dívida O aposentado que tiver o cartão de crédito consignado pode cancelar o produto quando tiver interesse, mesmo se houver débitos para serem quitados. Essa dívida pode ser parcelada e será descontada do benefício. A informação foi publicada ontem no "Diário Oficial da União".
"Essa é uma resolução positiva, pois os aposentados têm grande dificuldade em quitar suas dívidas do cartão", diz o presidente da ABBC (associação brasileira de bancos), Renato Martins Oliva. Segundo o Ministério da Previdência, no caso do parcelamento da dívida, os juros devem continuar os mesmos do cartão, que têm teto de 3,5%. Oliva acredita, porém, que os juros podem cair no caso a caso.
Algumas instituições bancárias já fazem esse tipo de negociação com os aposentados. É o caso da Caixa Econômica Federal, que mantém os juros em 3,5%. De qualquer forma, Oliva alerta para o fato de que o cartão de crédito não deve ser usado para empréstimo. "Pois, se a fatura for paga em dia, não há juros", explica. Atualmente, o aposentado pode comprometer até 30% de seu benefício com empréstimos consignados. Caso o beneficiário tenha o cartão de crédito, o produto representa 10% desse montante, sobrando só 20% para ser financiado.
Mesmo com o cancelamento do cartão, o banco só libera a margem de empréstimo do beneficiário após a quitação da dívida. (Camila Souza - Agora S.Paulo-20.06)

domingo, 21 de junho de 2009

CONSUMIDOR BRASILEIRO SERÁ O PRIMEIRO DO MUNDO A CONTAR COM A APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA DE BOLETO.

Consumidor brasileiro será o primeiro a usar apresentação eletrônica de boleto
Por: Gladys Ferraz Magalhães18/06/09 - 12h48InfoMoney SÃO PAULO - O consumidor brasileiro será o primeiro em todo o mundo a contar com a apresentação eletrônica de boleto de cobrança por meio do DDA (Débito Direto Autorizado). A ferramenta, desenvolvida pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), ABBI (Associação Brasileira de Bancos Internacionais), ABBC (Associação Brasileira de Bancos) e ASBACE (Associação Nacional de Bancos), com o apoio do Banco Central do Brasil, foi apresentada nesta quinta-feira (18), em São Paulo, e estará disponível a partir de 19 de outubro em todo o País.
Por meio do DDA, o consumidor poderá acessar pela internet, telefone e caixa eletrônico seus boletos de cobrança - como contas de condomínio, escola, planos de saúde -, sem que precise recebê-los impressos, e poderá pagá-los nestes canais eletrônicos, onde quer que esteja.
Segundo os criadores, além do recebimento do boleto, o cliente terá maior controle das contas a pagar e a ferramenta ainda contribuirá com o meio-ambiente e para a diminuição de fraudes.
Como irá funcionar?
Quem quiser utilizar o novo serviço, deverá se cadastrar como sacado eletrônico nos bancos em que possui conta. A partir daí será possível visualizar eletronicamente todos os boletos de cobrança em nome do consumidor, além daqueles que não estão no nome do cadastrado, mas são de sua responsabilidade, como a mensalidade da faculdade de um filho, por exemplo.
Diferentemente do débito eletrônico, com o DDA a opção de pagamento do boleto continua do cliente. O sistema apresenta eletronicamente as dívidas e a pessoa decide quando e como irá pagar a conta. O não pagamento de um boleto eletrônico, por sua vez, tem as mesmas consequências do não pagamento de um boleto em papel.
Vale lembrar que, mesmo cadastrado, o consumidor ainda pode vir a receber boletos em papel, caso a empresa cobradora não tenha se cadastrado no sistema. Na hipótese de receber o boleto em papel e o eletrônico, basta ignorar o primeiro e pagar o eletrônico.
Em um primeiro momento, a arrecadação de tributos, como IPTU, IPVA, assim como as contas de serviços (luz, água, gás e telefone), não poderão ser pagas pelo novo sistema.

VOCÊ AINDA PODE FAZER ADESÃO AO PLANO DE SÁUDE - PAMA PCE

ADESÃO AO PLANO PCE Os retardatários que não optaram pela transferência do PAMA para o PAMA/PCE poderão efetuar sua adesão a qualquer tempo. Apenas terão que cumprir carências e não gozarão com o refinanciamento das despesas que por ventura tenham no PAMA. Verifique na tabela abaixo em qual faixa você se enquadra. Caso você deseje fazer a migração solicite através do 0800 ou pelo site da Sistel a remessa dos formulários para o devido preenchimento. Para que não haja surpresa no pagamento das mensalidades tão logo tenha enviado sua adesão, faça desde já a reserva da sua contribuição. O total da renda é igual à soma dos proventos da Sistel + INSS. Proventos Mensalidades R$ 692,66 --------------- --------------R$63,61 R$692,67 a R$1.385,32-------------- R$91,89 R$1.385,33 a R$ 2.077,98----------R$169,64 R$2.077,99 a R$3.001,53-----------R$204,98

sábado, 20 de junho de 2009

PAGAMENTO DE APOSENTADORIA POR INVALIDEZ DEVE CONTAR DESDE A SAÍDA DO TRABALHO.

Pagamento de aposentadoria por invalidez deve contar desde a saída do trabalho CAROLINA RANGELPAULO MUZZOLON do Agora O segurado que pedir na Justiça a aposentadoria por invalidez e comprovar que a doença que originou o benefício começou antes do fim do vínculo empregatício poderá receber o pagamento desde a data do afastamento do emprego. A decisão é do TRF 3 (Tribunal Regional Federal), que engloba São Paulo e Mato Grosso do Sul, e foi publicada no dia 10 de junho deste ano no "Diário Oficial" da Justiça. Normalmente, o INSS paga o benefício desde a data em que o pedido administrativo foi feito. Se o segurado ganhou a revisão ou a concessão da aposentadoria na Justiça, o instituto costuma pagar desde a data em que ele entrou com a ação. Porém, decisões judiciais já garantem o direito, nesse caso, desde a data do pedido administrativo, que foi negado pelo INSS. Por exemplo, o profissional ficou doente e saiu do trabalho em dezembro de 2007. Ele pediu a aposentadoria por invalidez somente em março de 2008. O pedido foi negado e ele entrou com uma ação na Justiça. O segurado ganhou o processo e conseguiu o pagamento do benefício retroativo desde dezembro de 2007. Na decisão do TRF 3, o segurado conseguiu comprovar, por meio de uma perícia judicial, que estava com a doença que originou o benefício quando ele saiu do emprego. "O laudo confirmou que a doença é definitiva e existente desde o fim do vínculo", disse Fábio Martins, que é o advogado da ação. Mesmo doente antes de parar de trabalhar, o empregado só pode receber a aposentadoria por invalidez quando não há vínculo empregatício. O benefício é concedido para os segurados que, por doença ou acidente, ficam incapacitados de trabalhar. A cada dois anos, o aposentado por invalidez deve fazer uma perícia para o INSS avaliar se ele deve ter o benefício prorrogado. O INSS não comenta decisões judiciais. Mas o instituto ainda pode recorrer ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) e ao STF (Supremo Tribunal Federal). Para entrar com uma ação de até 60 salários mínimos, o segurado pode procurar o Juizado Especial Federal, na avenida Paulista, 1.345, (região central). Para ações acima desse valor, é preciso procurar uma vara previdenciária e pagar um advogado.
FONTE: FOLHA ONLINE

PARA O PRESIDENTE LULA , JOSÉ SARNEY É INIMPUTÁVEL.....

Fábio Campos19 Jun 2009 - 00h42min Um ato secreto no setor público é um atentado à Constituição. O artigo 37 da Constituição do Brasil, determina de forma expressa, os princípios essenciais que devem nortear a atividade típica daqueles que exercem a função executiva. A saber: legalidade; impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Todos os princípios foram solenemente atropelados pelo Senado.
Em qualquer País com uma democracia um pouco mais avançada, os responsáveis perderiam seus empregos e seus mandatos. Em uma década, foram mais de 600 documentos sigilosos. Todos envolvendo causas sem nenhuma nobreza. Quase todos promovendo regalias e aberrações administrativas.
Coisa tipo nomeações, exonerações, pagamentos de horas extras, pagamentos de planos de saúde odontológicos e clínicos para familiares de ex-parlamentares. Inaceitável, mas o presidente Lula considera José Sarney, aquele que é o maior patrono dos atos secretos, inimputável. Um político acima dos homens comuns.
É PRECISO DESPRIVATIZAR O SENADO
Vamos a uma pequena lista do que é sabido e foi praticado diretamente pelo senador e ex-presidente da República, José Sarney: durante meses, o contribuinte forniu a sua conta bancária com R$ 3.800,00. Uma ótima bagalhoça por conta do auxílio-moradia. Nada demais se o grande representante do Amapá não tivesse uma casa particular em Brasília nas margens do lago Paranoá e uma mansão oficial que cabe ao presidente do Senado de plantão. Sarney disse que não sabia da bufunfa que caia mensalmente em sua conta. Não sabia? Esta foi uma aula muito bem aprendida com Lula. E a sua especialista em campanha eleitorais sempre à disposição das necessidades políticas da família? Chama-se Elga Mara Teixeira Lopes. Seu salário era pago pelo Senado, onde “exercia” cargo de diretora. Lembram-se dos seguranças do Senado que foram fazer serão em terras maranhenses? Pois é, Sarney representa o Amapá, mas é radicado no Maranhão.
O CONTRIBUINTE PAGA A PENSÃO DO NETO
Mais do mesmo: um grupo de amigos da senadora Roseana, filha do senador, foi convocado para um sublime final de semana em Brasília. Todos com passagens regiamente pegas pelo Senado. A mesma Roseana tem uma assessora de imprensa que é diretora do Senado.
Sabe-se que Fernando Sarney, irmão de Roseana, é um rico empresário, mas costumava viajar usando passagens públicas. Afinal, ninguém é de ferro. Fernando tem um filho. Portanto, neto de Sarney. O rapazola tem 22 anos, mas ganhou uma sinecura de R$ 7,6 mil ao mês no gabinete do senador maranhense Epitácio Cafeteira.
Por conta da lei que proibiu o nepotismo, o jovem perdeu a boquinha. Dá-se um jeito: emprega-se a mãe do moço, que não é casada com Fernando. Não faltam sobrenomes.
Uma sobrinha de Sarney exerceu cargo de confiança no Senado, mesmo que morasse em Campo Grande. Salário: R$ 4,6 mil. Ainda descobriram outra parente da família que tem um carguinho no Senado, mas mora em Barcelona.
Em tempo: a sequência acima se baseou no relato de casos feito pela cientista política Lúcia Hipólito.
É ASSIM QUE A COISA FUNCIONA
Lula passa mão na cabeça de José Sarney. Lula passa mão na cabeça de quem estiver ao seu lado. Não é só Lula. Todos os senadores também o fazem. Não são apenas os políticos.
Onde anda a União Nacional dos Estudantes? Ora, a Une é comandada pelo PCdoB, um sempre aliado de Sarney.
E a CUT, as centrais de trabalhadores, os sindicatos? Nada. Na era Lula, ocorreu nesse País a mais avassaladora onda de peleguismo de toda a sua história. O tal do movimento popular está sob o controle de uma multidão de sindicalistas encastelados em cargos públicos, ou encastelados no controle de instituições financeiras (públicas) e fundos de pensão.
Como disse o sociólogo Ricardo Antunes, “essa nova camada do governo Lula está a serviço da elite, mas com uma nuance diferente: não sairá como os banqueiros de Fernando Henrique, mas como conselheiros de estatais, de fundos de pensão, com salários de R$ 20 mil, R$ 30 mil.
Carros blindados, roupas e hábitos caros...”. Então, para que protestar contra Sarney se esse honorável senhor os apóia?
FONTE: O DIA /RJ

terça-feira, 16 de junho de 2009

PLANO DE SAÚDE DEVE4 CUSTEAR EXAMES CONTRA CÂNCER.....

Plano de saúde deve custear exames contra câncer de idosa A Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso manteve sentença que julgou procedente ação manejada por uma idosa de 90 anos, portadora de câncer de mama, em desfavor da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil S.A. – Cassi. Fica mantida obrigatoriedade de que o plano de saúde realize o pagamento/ressarcimento das despesas dos exames de imobilização de tórax e planejamento computadorizado tridimensional, incluídos todos os custos oriundos dos exames que antecedem o tratamento de radioterapia, tornando, assim, definitiva a liminar antes concedida
A empresa buscou reformar a decisão por meio da Apelação nº 96635/2008, sendo o relator o juiz substituto de Segundo Grau Marcelo Souza de Barros, cujo voto foi acompanhado na unanimidade pelos desembargadores Jurandir Florêncio de Castilho (revisor) e Rubens de Oliveira Santos Filho (vogal). Conforme o relator, é incontestável a aplicação do Código de Defesa do Consumidor ao caso em exame, pelo fato de a apelante ser fornecedora de serviços remunerados. “Pouco importa que seja entidade sem fins lucrativos, vez que a incidência da referida lei é estabelecida pela presença de uma relação de consumo, que se efetiva através da adesão ao plano de saúde e o pagamento da assistência que a recorrente presta ao associado e seus dependentes”.
A recorrente sustentou no recurso que não existiria previsão legal e contratual para a cobertura dos exames mencionados, além de que não poderia ser aplicado ao caso em exame o Código de Defesa do Consumidor, em razão de ser classificada como entidade de autogestão, sem fins lucrativos, portanto, não se enquadraria como plano de saúde privado. Porém, em seu voto, o juiz Marcelo Barros consignou ser incontestável a aplicação ao caso do Código de Defesa do Consumidor, pelo fato de ser a apelante fornecedora de serviços remunerados. Destacou também o artigo 196 da Constituição Federal, que dispõe acerca da saúde como direito de todos e dever do Estado, garantida mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
Ainda conforme o relator, os exames solicitados, ainda que não previstos no regulamento do Plano de Associados, devem ser cobertos porque são consideradas abusivas as cláusulas limitativas ou restritivas de exames ou procedimentos médicos presentes nos contratos anteriores à Lei nº 9.656/1998 e agora excluídos expressamente pelos seus artigos 10 e 12, conforme dispõem os artigos 47 e 51 do CDC.
Coordenadoria de Comunicação do TJMTimprensa@tj.mt.gov.br(65) 3617-3394/3617-3393 Fonte: TJMT - Tribunal de Justiça de Mato Grosso

segunda-feira, 15 de junho de 2009

ATENÇÃO: POSSÍVEL ISENÇÃO DE I RENDA PARA DIABÉTICOS......

Aposentados: Isenção de IR para diabéticos
O senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) anunciou ontem da tribuna ter apresentado um projeto de lei (PLS 242/09) segundo o qual os aposentados diabéticos ficam isentos de pagamento de imposto de renda (IR). O PLS inclui o diabetes mellitus entre as doenças que determinam a isenção do IR quando os proventos resultam de aposentadoria. Ele afirmou que sua iniciativa busca dar tratamento isonômico ao tratamento que já é dado, desde 1988, a outras enfermidades, como a cardiopatia grave, o Mal de Parkinson, a hanseníase, entre outras.
- O diabetes mellitus é uma enfermidade devastadora, atingindo, atualmente, cerca de duzentas e cinquenta milhões de pessoas no mundo inteiro, o que significa seis por cento da população. No Brasil, vinte e dois milhões padecem desta doença crônica cerca de 12 % da população, o que é o dobro da média mundial - explicou o senador.
Roberto Cavalcanti afirmou que em sua proposta se configura uma questão concreta de justiça. Isso porque sua aprovação poderá assegurar aos aposentados a compra de medicamentos indispensáveis à integridade e à vida dessas pessoas. (Agência Senado)

CLIENTES DE PRÉ-PAGO PODERÃO COMPRAR MINUTOS FINANCIADOS....

O banco PanAmericano, braço financeiro do grupo Silvio Santos, e a Minucom, empresa de soluções mobile do grupo Orange Soluções Integradas, lançam no mercado um novo serviço, com foco nos clientes da telefonia móvel pré-paga.
Trata-se do financiamento, por meio do cartão de crédito do banco, da compra de minutos das operadoras móveis. Os clientes do PanAmericano, que tem hoje uma carteira de 2,6 milhões de usuários, poderão adquirir créditos, cujo parcelamento poderá ser parcelado em até três vezes sem juros no cartão de crédito, com parcela mínima de R$ 10,00.
O novo negócio tem como público alvo as classes C e D e, além da compra de minutos, os usuários poderão também acumular pontos pelo uso do cartão que, posteriormente, serão trocados por créditos no celular pré-pago. Leandro Capozzielli, presidente da Minucom, a empresa do grupo Orange, que será responsável pela negociação da compra de minutos com as operadoras, explica que a aquisição de minutos será feita sob demanda.
No primeiro momento, os clientes do PanAmericano fazem a compra pelo site do banco (www.recargapan.com.br), o sistema envia online a demanda para a Minucom, que negocia os minutos com as operadoras.
A confirmação do crédito resgatado ou adquirido será em até 24 horas por meio de uma mensagem de texto e o débito da transação através do cartão de crédito PanAmericano. (Da redação)
FONTE: TELESÍNTESE

COBAP CONCLAMA TODAS FEDERAÇÕES, ASSOCIAÇÕES E SEUS ASSOCIADOS.....

Aposentados: Apoio dos deputados federais COBAP conclama todos aposentados a pedir apoio aos deputados federais Se o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, realmente honrar sua palavra e o compromisso assumido com os aposentados, neste mês de junho será votada o PL 01/2007, que equipara o mesmo reajuste do salário mínimo a todos os beneficiários do INSS. Neste sentido, a COBAP está conclamando a todas as federações, associações de base, seus associados, demais aposentados e familiares em geral, a entrar em contato urgente com os deputados federais no sentido de sensibilizá-los ou pressioná-los a votar em favor do segmento. Além de procurar os parlamentares em seus escritórios nos estados, os aposentados podem enviar e-mails, cartas, fax, efetuar telefonemas nos gabinetes e escritórios políticos. “Cada voto é muito importante. Precisamos de todo o apoio possível para garantir a aprovação do PL 01 e também a derrubada do veto presidencial ao reajuste de 16,67%, aprovado em 2006, que está pautado para ser analisado pelo Congresso Nacional no dia 8 de julho”, explicou Warley Martins, líder da COBAP. (Richard Casal - Cobap)

domingo, 7 de junho de 2009

:: Diretoria EXECUTIVA :: Presidente Aldenôra Gonçalves Barbabella – ASTAPTEL MG
Vice-Presidente Norte: Jandira Siqueira – ASTELPE PE Vice-Presidente Sul: Enrique Fernandez de Aramburo Prado – ASTELPAR PR Diretor Financeiro: Flordeliz Maria de Moura Rios – ASTAPTEL MG Diretor de Seguridade: Augusto Feltmann – ASPASES ES Diretor Administrativo: João Pereira da Silva Filho – AATERN RN Conselho Fiscal: Marcos da Rocha Lima – ASTEL GO José Marinaldo Lula Leite – AAPT PB Ezequias Ferreira APAS DF

RECEITA FEDERAL VAI DEVOLVER I RENDA SOBRE FÉRIAS VENDIDAS NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS......

Aposentados também têm direito à devolução Receita vai devolver IR sobre férias de todos os que venderam nos últimos cinco anos Rio - Aposentados que entraram para a inatividade nos últimos cinco anos não perderam o direito à devolução. Eles também podem fazer as declarações retificadoras e pedir de volta o dinheiro descontado sobre as férias vendidas. O professor de Finanças Gilberto Braga revela o passo a passo do pedido, que começa no site da Receita Federal (www.fazenda.receita.gov.br). É preciso baixar (fazer o download) dos programas de IRPF e o Receitanet. “Depois, com base nos disquetes dos anos anteriores, o contribuinte deve restaurar os arquivos e importar os dados da declaração original”, explica. Em seguida, basta fazer o ajuste do item das férias vendidas conforme orientação da Receita Federal. Para fazer o ajuste do item de férias vendidas, o valor deve ser informado assim: excluindo o valor recebido a título de abono pecuniário de férias do campo ‘rendimentos tributáveis’ e informando-o no campo ‘outros’ da ficha ‘rendimentos isentos e não tributáveis’, com especificação da natureza do rendimento. Antes de gravar, é preciso selecionar a opção “declaração retificadora”. Depois, é só gravar, transmitir a declaração, imprimir e guardar os omprovantes.PONTO DE VISTA: GILBERTO BRAGA, professor de Finanças“O acerto é direto entre o contribuinte e a Receita Federal”O que mudou na cobrança do IR sobre as férias? Todo trabalhador tem direito a 30 dias de férias anuais. Quando chega o período do benefício, a legislação permite que ele, ao invés de 30, goze 20 dias e venda 10 dias para o patrão (continue trabalhando). A discussão é sobre a cobrança de Imposto de Renda sobre esse 10 dias de férias vendidas. A Receita Federal entendia que essa parcela de férias vendidas era uma verba de natureza salarial e determinava às empresas e patrões que fizessem o desconto do Imposto de Renda na hora do pagamento. O assunto foi parar na Justiça, que entendeu que se trata de uma verba de caráter indenizatório e, assim, não cabe o desconto.Como funciona agora? Desde a decisão da Justiça, a Receita passou a seguir a nova regra e já determinou que empresas e patrões deixem de descontar o Imposto de Renda nas férias vendidas. Na declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física de 2009, ano-base 2008, o programa já acertou o novo tratamento. Como o patrão descontou o Imposto de Renda do empregado e recolheu para o governo, é a Receita Federal que tem que devolver a parcela indevidamente descontada. Para isso, a Receita baixou uma orientação específica. Entre os procedimentos, é necessário que o trabalhador entre no site www.receita.fazenda.gov.br e reapresente as declarações de IR dos anos anteriores (retificadoras). A empresa ou patrão não precisam fornecer declaração. O acerto é direto entre o contribuinte e a Receita. Quais são as declarações que precisam ser retificadas? Somente aquelas correspondentes aos anos em que o trabalhador efetivamente vendeu os dias de férias. Se ele não tiver vendido férias, não precisa fazer nada, porque não tem direito à devolução, já que não houve desconto. Se ele vendeu em um ano e no outro não o fez, ele deve refazer somente a declaração do ano em que vendeu as férias. É obrigatório apresentar a declaração retificadora? Não, mas o trabalhador que teve o Imposto de Renda indevidamente cobrado sobre suas férias não vai receber esse valor de volta se não apresentá-la. A Receita Federal determina que as declarações retificadoras precisam seguir o rito normal do órgão, devendo ser processadas e conferidas pelo seu sistema. Todos os valores devolvidos serão atualizados com base na taxa básica de juros da economia, a taxa Selic, desde as datas originais determinadas para a entrega das declarações de Imposto de Renda (sempre 30 de abril de cada ano). Até que ano é necessário retroceder a declaração? E se eu tiver vendido em anos anteriores a 2004?A Receita Federal só retroage 5 anos. O trabalhador deverá reapresentar as declarações de 2008/base 2007, 2007/base 2006, 2006/base 2005 e 2005/base 2004. Em relação aos anos anteriores, a Receita não reconhece o direito de quem teve férias vencidas e pagou Imposto de Renda. Mas advogados interpretam que a decisão da Justiça retroage 10 anos. Logo, o interessado deverá propor uma ação judicial para receber de volta o Imposto de Renda dos demais anos referentes à última década. FONTE: O DIA ONLINE - RIO DE JANEIRO

terça-feira, 2 de junho de 2009

RECEITA FEDERAL LIBERA CONTRIBUINTES DE RECONHECER FIRMA EM CARTÓRIO.

Receita publica norma que libera contribuintes de reconhecer firma em cartório Brasília - A Receita Federal publica na edição de hoje (1º) do Diário Oficial da União a norma que permite aos contribuintes ceder o nome para terceiros usarem os serviços virtuais da Receita Federal sem precisar reconhecer firma em cartório.De acordo com a Instrução Normativa n.º 944, a Receita passa a validar os documentos de acesso ao Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) nas próprias unidades de atendimento.Assim, as procurações, que podiam ser emitidas em cartórios, passam a ser acessadas exclusivamente na página da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br) e terão validade de cinco anos. Fonte: Agência Brasil, 1° de junho de 2009

PENDÊNCIA DO IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA PODERÁ SER REGULARIZADA PELA INTERNET.

Pendência do IRPF poderá ser regularizada pela internet Brasília - A Receita Federal anunciou hoje um novo serviço que vai facilitar a regularização de pendências pelo próprio contribuinte na Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. Para tanto, a Receita criou um novo extrato de declaração do IRPF, disponível pela internet (www.receita.fazenda.gov.br), que detalha o tipo de pendência que o cidadão tem e precisa regularizar e orienta sobre os procedimentos que ele precisará adotar para resolver o problema. Antes, a Receita informava apenas genericamente que havia uma pendência que o contribuinte precisaria resolver para não ficar na malha fina. "A nova ferramenta vai dar grande transparência e mais informações sobre as pendências. Antes, havia um extrato muito simplificado. A medida facilita ao contribuinte resolver pendências", disse a coordenadora de Atendimento e Educação Fiscal da Receita, Maria Helena Cardozo. A Receita estima que o índice de regularização de problemas, que no ano passado foi de cerca de 50% dos 1 milhão de contribuintes com pendências, suba para cerca de 70% em 2009, quando também trabalha com uma estimativa de 1 milhão de pendências iniciais. O novo extrato poderá ser acessado na página da Receita na internet por meio do código de acesso ou certificação digital. O código de acesso é a maneira mais simples e é obtido no próprio site da Receita, fornecendo as seguintes informações: CPF, data de nascimento e os dois últimos recibos de entrega de declaração - 2008 e 2009. Além da verificação de pendências, o novo extrato permitirá ao contribuinte acompanhar o andamento do pagamento do imposto devido (para quem tem imposto a pagar), alterar opção de débito automático de cotas e até alterar o número de cotas, identificar problemas no depósito da restituição e parcelar possíveis débitos em atraso existentes com a Receita. A Receita também anunciou que, a partir de agora, fará restituição de mais de um exercício em um mesmo lote. A medida, chamada de lote multiexercício, valerá a partir do exercício de 2008 e já será implementada no primeiro lote de restituição de 2009, que será liberado em 15 de junho. Ou seja, nesse lote serão liberadas as primeiras restituições de 2009 e também algumas da malha fina de 2008. Para os anos de 2007 a 2004, a sistemática continuará sendo a mesma, com liberações em lotes residuais específicos. O chefe substituto da divisão de Pessoa Física da Coordenação de Arrecadação e Cobrança da Receita, Frederico Faber, explicou que, a partir de 2013, só valerá a nova sistemática, já que a Receita sempre trabalha com os cinco anos anteriores. Ele disse que a utilização do lote multiexercício já com a malha fina de 2008 não vai atrapalhar as liberações de 2009 porque os lotes residuais têm valores pequenos. (Fabio Graner)

segunda-feira, 1 de junho de 2009

RESTITUIÇÃO DO I RENDA SERÁ INFORMADA AO CONTRIBUINTE VIA SMS -

Restituição do IR será informada ao contribuinte via SMS Da Redação - 29/05/2009 - 19:20 São Paulo, 29 de maio de 2009 – Contribuintes que aguardam a restituição do Imposto de Renda 2009 poderão ser comunicados pela Receita Federal sobre o depósito do valor pelo celular. O órgão começará a enviar, a partir de segunda-feira (01/6), torpedos aos cidadãos informando sobre a data de pagamento. Para receber a mensagem, o usuário precisa cadastrar o número do seu telefone celular no site da Receita, http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/SMSRestituicao/msg.htm ) somente é permitida uma linha telefônica móvel por CPF. Após a habilitação será enviado para o celular registrado um código de ativação. O contribuinte deverá então, acessar o site da Receita e informar o código de ativação confirmando o número habilitado. A Receita explica que o serviço estará disponível para restituição 2009, ano-base 2008 e para os lotes residuais do IR 2008, ano-base 2007. FONTE: W NEWS - SÃO PAULO/SP

MUI BEVENIDO AO BLOG DA AATERN -

BRINDES SORTEADOS NA CONFRATERNIZAÇÃO

BRINDES SORTEADOS NA CONFRATERNIZAÇÃO
PARTE CENTRAL DA ORNAMENTAÇÃO

PALCO II DA FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO

PALCO II DA FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO
JOAO PEREIRA- MOURA E AGUINALDO PTE SINTTEL RN

ANIVERSÁRIO DO JESSÉ NOBRE BARRETO

ANIVERSÁRIO DO JESSÉ NOBRE BARRETO
COM A PRESENÇA DOS AMIGOS E AMIGAS TELERNIANOS (veja esta foto ampliada mais abaixo)

SORTEIO DAS CESTAS DE NATAL

SORTEIO DAS CESTAS DE NATAL
ANA MARIA BARROS

SORTEIO DAS CESTAS DE NATAL

SORTEIO DAS CESTAS DE NATAL
MARIA DAGUIA AMARAL

APOSENTADORIA DO PESSOAL DO TRÁFEGO - FOTO EXTRAÍDA DO JORNAL O TELERN DE DEZEMBRO 1997.

APOSENTADORIA DO PESSOAL DO TRÁFEGO - FOTO EXTRAÍDA DO JORNAL O TELERN DE DEZEMBRO 1997.
ROSINETE, NORA, CONCEIÇÃO RÉGIS E SOCORRO PEREIRA.

FOTO EXTRAÍDA DO JORNAL O TELERN EM DEZEMBRO DE 1997

FOTO EXTRAÍDA DO JORNAL O TELERN  EM DEZEMBRO DE 1997
A ASSISTENTE SOCIAL - IRENE FILGUEIRAS - HOMENAGEADA NO DIA DA SUA APOSENTADORIA.

FOTO EXTRAÍDA DO JORNAL O TELERN DE MAIO 1998

FOTO EXTRAÍDA DO JORNAL O TELERN DE MAIO 1998
ANA BARROS E RITA DE CÁSSIA.

AATERN ESTÁ ANTENADA : PRIMEIRA TURMA SE ATUALIZANDO NA INFORMÁTICA.

AATERN ESTÁ ANTENADA : PRIMEIRA TURMA SE ATUALIZANDO NA INFORMÁTICA.

ASSOCIADOS DA AATERN ATUALIZANDO-SE NA INFORMÁTICA.

ASSOCIADOS DA AATERN ATUALIZANDO-SE NA INFORMÁTICA.

ESTE É O CANTINHO DA SUPER SAUDADE ==>>VEJA NATAL DOS VELHOS E BONS TEMPOS

ESTE É O CANTINHO DA SUPER SAUDADE ==>>VEJA NATAL DOS VELHOS E BONS TEMPOS
AVENIDA CIRCULAR - PRAIA DOS ARTISTAS,PRAIA DO MEIO EM 1950

BELOS E BONS TEMPOS DO ESTÁDIO JUVENAL LAMARTINE

BELOS E BONS TEMPOS DO ESTÁDIO JUVENAL LAMARTINE
ENTRADA DO ESTÁDIO JUVENAL LAMARTINE EM 1945

ÉRAMOS FELIZES E NÃO SABÍAMOS...

ÉRAMOS FELIZES E NÃO SABÍAMOS...
PRAIA DE AREIA PRETA EM 1950

O PRESIDENTE DA TELERN LUCIANO B DE MELLO ENTREGANDO O TROFÉU DE CAMPEÃO DAS INDÚSTRIAS EM 1974

O PRESIDENTE DA TELERN LUCIANO B DE MELLO ENTREGANDO O TROFÉU DE CAMPEÃO DAS INDÚSTRIAS  EM 1974
JOSE SIQUEIRA E DR. LUCIANO B MELO

CONFRATERNIZAÇÃO DO DEPTO DE CONTABILIDADE

CONFRATERNIZAÇÃO DO DEPTO DE CONTABILIDADE
FOTO DO ANO DE 1986

O "AMIGO VELHO" LUIZ G.M.BEZERRA

O "AMIGO VELHO" LUIZ G.M.BEZERRA
GRANDE PERSONAGEM E BALUARTE DA NOSSA TELERN

CONFRATERNIZAÇÃO NO NATAL DA CONTABILIDADE

CONFRATERNIZAÇÃO NO NATAL DA CONTABILIDADE
"VELHOS TEMPOS, BELOS DIAS"

ENTREGA DO BRINDE SORTEADO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DOS PAIS.

ENTREGA DO BRINDE SORTEADO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DOS PAIS.
SALÃO DE EVENTOS DO SINTTEL/RN - AGOSTO 2009

ENTREGA DO BRINDE SORTEADO EM HOMENAGEM AO DIA DOS PAIS

ENTREGA DO BRINDE SORTEADO EM HOMENAGEM AO DIA DOS PAIS
JOSIAS SALES - AGOSTO 09 - NA SALA DE EVENTOS DO SINTTEL/RN

ESSA É A PRIMEIRA TURMA DA PESADA

ESSA É A PRIMEIRA TURMA DA PESADA
PRIMEIRA TURMA DA INFORMÁTICA DA TERCEIRA IDADE - TÊM AMIGOS(AS) QUE DISCORDAM

REUNIÃO MENSAL DA AATERN

REUNIÃO MENSAL DA AATERN
PRIMEIRA REUNIÃO NA SALA DE EVENTOS DO SINTTEL/RN - AGOSTO 2009

FOTO DE OUTUBRO 2007

FOTO DE OUTUBRO 2007
LUIZ SÉRGIO FILGUEIRAS....

FOTO DE SETEMBRO DE 2007

FOTO DE SETEMBRO DE 2007
PEDRO GONÇALVES-GERALDO BARROS - AUDINETE......

FOTO PUBLICADA NO JORNAL DO GRET EM 07 DE 1980

FOTO PUBLICADA NO JORNAL DO GRET EM 07 DE 1980
"VELHOS TEMPOS BELOS DIAS"

FOTOS ATUAL DO CLUBE TELERN

FOTOS ATUAL DO CLUBE TELERN
"VELHOS TEMPOS, BELOS DIAS"

NOSSOS AMIGOS DAS ASSOCIAÇÕES - DE FLORIANÓPOLIS - RECIFE E FORTALEZA

NOSSOS AMIGOS DAS ASSOCIAÇÕES - DE FLORIANÓPOLIS - RECIFE E FORTALEZA
DA ESQUERDA PARA DIREITA - EGÍDIO - JEAN E LANDIN

M E I N A R D O - EX-TELERNIANO

M E I N A R D O  - EX-TELERNIANO
VELHOS TEMPOS , BELOS DIAS...

AMIGOS EX-TELERNIANOS

AMIGOS EX-TELERNIANOS
DAMIÃO - ZÉ SENA - DOS ANJOS - MESTRE CHICO - JUSTINA - AMARO - JOÃO MOURA

NOSSOS AMIGOS EX-TELERNIANOS

NOSSOS AMIGOS EX-TELERNIANOS
GERALDO DINIZ(CARNEIRINHO) E ANA ELEIDA.

VOCÊ LEMBRA DO PAULO AURELIANO?? "MESTRE CHICO"?? E JOÃO PEREIRA??

VOCÊ LEMBRA DO PAULO AURELIANO?? "MESTRE CHICO"??  E JOÃO PEREIRA??
"Foto obtida em uma de nossas Reuniões Mensais" ( No SEGUNDO Sábado de cada mês ). A partir do mes de Agosto 2009 será na Sala de Eventos do SINTTEL/RN- às 10 horas da Manhã -Vizinho ao I.P.E.- Venha você também, participe e reveja os antigos Companheiros de velhas e Memoráveis lembranças na EX-TELERN.

VEJAM BEM ABAIXO DESTE BLOG FOTOS ANTIGAS E ATUAIS DOS EX-TELERNIANOS

NO FINAL DA PÁGINA DESTE BLOG VEJA AS FOTOS DE EX-TELERNIANOS.

PRESIDENTE E DIRETORA FINANCEIRA DO SINTTEL RN - QUEREMOS QUE ESTA DUPLA CONTINUE EM 2010

PRESIDENTE E DIRETORA FINANCEIRA DO SINTTEL RN - QUEREMOS QUE ESTA DUPLA CONTINUE  EM 2010
AGUINALDO E IARA

DIRETORA FINANCEIRA DA FENAPAS

DIRETORA FINANCEIRA DA FENAPAS
FLORDELIZ MARIA DE MOURA RIOS - ASTAPTEL MG

VOCÊ CONHECE NOSSAS ADVOGADAS?

VOCÊ CONHECE NOSSAS ADVOGADAS?
(DA ESQUERDA PARA DIREITA) DRAS. VIVIANA E ANDRÉIA - TELEFONES DO ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA - MENNA MUNEMASSA ADVOGADAS ASSOCIADAS - 3234.7365 - 9953.9802 E 9406.9802 - NATAL RN

Pesquisar este blog

REPRESENTANTES DE MINAS GERAIS E BRASÍLIA NA A.G.O DA FENAPAS EM CURITIBA/PR

REPRESENTANTES DE MINAS GERAIS E BRASÍLIA NA  A.G.O  DA FENAPAS EM CURITIBA/PR
DA ESQUERDA PARA DIREITA : FLORDELIZ -EZEQUIAS E ALDENÔRA

ÀO CENTRO- VICE PRESIDENTE DA FENAPAS - NORTE

ÀO CENTRO-  VICE PRESIDENTE DA FENAPAS - NORTE
JANDIRA SIQUEIRA - ASTELPE - PE

À ESQUERDA- VICE PRESIDENTE FENAPAS - SUL

À ESQUERDA-  VICE PRESIDENTE FENAPAS - SUL
ENRIQUE FERNANDEZ DE ARAMBURO PARDO - ASTELPAR
Powered By Blogger

NOSSA PARTICIPAÇÃO NA AGO DA FENAPAS EM CURITIBA/PR - 2009

NOSSA PARTICIPAÇÃO NA AGO DA FENAPAS EM CURITIBA/PR - 2009
GILDO/AL - MOURA/RN - DANILO/BA

DIRETOR ADMINISTRATIVO DA FENAPAS

DIRETOR ADMINISTRATIVO DA FENAPAS
JOÃO PEREIRA DA SILVA FILHO - AATERN NATAL

NOSSA PRESENÇA NA A.G.O. DA FENAPAS EM FORTALEZA/CE -MARÇO 2008

NOSSA PRESENÇA NA A.G.O. DA FENAPAS EM FORTALEZA/CE -MARÇO 2008
GETÚLIO ASSUNÇÃO(PB) MOISÉS (RN) E MARINALDO LEITE (PB)

BEM-VINDOS AO BLOGGER DA AATERN NATAL RN

ESTAMOS EM FASE DE CONSTRUÇÃO DO NOSSO BLOG. DESCULPEM QUAISQUER FALHAS, POIS ESTAMOS TRABALHANDO PARA MELHOR LHE INFORMAR.
ENVIE CRÍTICAS E SUGESTÕES PARA NOSSO ENDERÊÇO ELETRÔNICO : aatern.natal@supercabo.com.br
TELEFONES PARA CONTATO; 84.3206.0118 E 84.9121.4020 - NATAL RN.
ABRAÇO A TODOS
JOÃO MOURA = PRESIDENTE

PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO

PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO
JOÃO PEREIRA ( a direita)

DIRETOR ADMINISTRATIVO/FINANCEIRO

DIRETOR ADMINISTRATIVO/FINANCEIRO
JOÃO MOURA

DIRETORA SOCIAL

DIRETORA SOCIAL
JUSTINA FERREIRA

Seguidores

Arquivo do blog

ANIVERSÁRIO DE JESSÉ NOBRE BARRETO

ANIVERSÁRIO DE JESSÉ NOBRE BARRETO
VELHOS TEMPOS, BELOS DIAS

EQUIPE DO IMPEACHIMENT EM 1991

EQUIPE DO IMPEACHIMENT EM 1991

CONFRATERNIZAÇÃO DO PESSOAL DA CONTABILIDADE - NA ASFARN EM MACAÍBA - EM 1982

CONFRATERNIZAÇÃO DO PESSOAL DA CONTABILIDADE - NA ASFARN EM MACAÍBA - EM 1982

EQUIPE ASES DO VOLANTE EM 1985

EQUIPE ASES DO VOLANTE EM 1985

A EQUIPE DO COSMOS

A EQUIPE DO COSMOS

DIRETORA DA FITTEL A NÍVEL NACIONAL

DIRETORA DA FITTEL A NÍVEL NACIONAL
RAIMUNDA AUDINETE - SINTTEL RN

VOCÊ CONHECE TODOS OS COMPONENTES DESTA EQUIPE DO COMERCIAL? MANDE UM E-MAIL PARA AATERN -

VOCÊ CONHECE TODOS OS COMPONENTES DESTA EQUIPE DO COMERCIAL? MANDE UM E-MAIL PARA AATERN -
aatern.natal@supercabo.com.br

VOCÊ AINDA LEMBRA DA EQUIPE DO CBTA? MANDE UM E-MAIL PARA AATERN - aatern.natal@supercabo.com.br

VOCÊ AINDA LEMBRA DA EQUIPE DO CBTA? MANDE UM E-MAIL PARA AATERN - aatern.natal@supercabo.com.br

VOCÊ FUGIRIA DESTE LUGAR???

VOCÊ FUGIRIA DESTE LUGAR???
QUE BELA PAISAGEM........

CONFRATERNIZAÇÃO DO NATAL EM 2008

CONFRATERNIZAÇÃO DO NATAL EM 2008
O CASAL 20 DA FESTA - GORETE E CANINDÉ

PRESENÇA DOS APOSENTADOS NO NATAL DE 2008

PRESENÇA DOS APOSENTADOS NO NATAL DE 2008
NOSSOS AMIGOS BORBA E DILMA

CONFRATERNIZAÇÃO MOSSORÓ - 2008

CONFRATERNIZAÇÃO MOSSORÓ - 2008

CONFRATERNIZAÇÃO EM MOSSORÓ - 2008 - JUNHO

CONFRATERNIZAÇÃO EM MOSSORÓ - 2008 - JUNHO

CONFRATERNIZAÇÃO EM MOSSORÓ - JUNHO 2008

CONFRATERNIZAÇÃO EM MOSSORÓ - JUNHO 2008

CONFRATERNIZAÇÃ EM MOSSORÓ - 2008

CONFRATERNIZAÇÃ EM MOSSORÓ  - 2008

FESTA CONFRATERNIZAÇÃO ATIVOS E APOSENTADOS EM MOSSORÓ

FESTA CONFRATERNIZAÇÃO ATIVOS E APOSENTADOS EM MOSSORÓ
ALEGRIA....ALEGRIA...ALEGRIA