1

domingo, 27 de novembro de 2011

EMPRESAS QUE SE DIZEM PATROCINADORAS DO PLANO PBS-A ESTÃO TENTANDO LEVAR 50% DO SUPERÁVIT DA SISTEL..

Superavit Sistel

Empresas querem levar 50%

Empresas que se dizem patrocinadoras do plano PBS-A estão tentando levar 50% do Superavit Sistel
O Sistelado do Rio Grande do Sul Guido Gonzáles Muraro enviou e-mail à Previc - Superintendêcia Nacional de Previdênvia Complementar solicitando a não aprovação das alterações solicitadas pela Sistel que prevê a distribuição de 50% do Superavit da Sistel às empresas operadoras. Veja abaixo o e-mail completo do Guido.

Para mostrar seu descontentamento com este fato, envie mensagem à Previc. Para isso baixe o modêlo de e-mail abaixo, observando o seguinte:

SE TODOS ENVIAREM ESSE E-MAIL A PRESSÃO SERÁ GRANDE!

 ************************************************ 

(MODELO)

Sr. José Maria Rabelo

Sr. Carlos D. Paula

Srs. da Ouvidoria da PREVIC


Prezados Senhores:


Na qualidade de Assistidos do Plano PBS-A da Fundação Sistel de Seguridade Social, solicito sua especial atenção para a não aprovação das alterações no Regulamento do referido plano, cujas alterações têm como objetivo principal  destinar parte do superávit para as Patrocinadoras.

Na constituição do PBS-A vigia a Lei 6435/77, a qual, como é de seu conhecimento, prevê  apenas duas destinações para superávits:

- Redução das contribuições

- Melhoria de Benefícios

Não se aplica, no nosso caso, a Lei Complementar 109 e nem a Resolução 26, as quais foram emitidas após nossas aposentadorias.

Se aprovada pela PREVIC a alteração pleiteada, haverá grandes prejuízos para todos os participantes do Plano PBS-A, pessoas com idade avançada e protegidas pelo Estatuto do Idoso, que em seu Artigo 4º prevê:

§ 1o É dever de todos prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso.

Contando com o bom senso desse órgão, agradecemos a atenção.

NOME:

Matricula SISTEL nº

ESCLARECIMENTO REFERENTE SUPERÁVIT E PAGAMENTO DE ATRASADOS.

Esclarecimento referente: SUPERÁVIT e PAGAMENTO DE ATRASADOS

A ASTELPAR DIVULGA NOTA PARA ESCLARECER PONTOS DIVERGENTES, NO ENTENDIMENTO DA DISTRIBUIÇÃO DO SUPERÁVIT E PAGAMENTOS ATRASADOS

Prezado Associado,
Tem sido criada muita expectativa sobre a destinação do Superávit do PBS-A, em particular um dos pontos que tem criado muita confusão são as declarações sobre o pagamento dos atrasados, várias pessoas tem feito declarações à respeito:

- A Diretoria da APAS-RJ alardeia que aprovando a destinação de 50% para as patrocinadoras e via proposta do Conselheiro Tião, foi também aprovado o pagamento dos atrasados (desde Janeiro de 2011) de uma vez só, o qué uma vitória!

- Os Conselheiros Almir e Ezequias defenderam a destinação de 100% do superávit para os assistidos, com pagamento imediato dos atrasados (desde Outubro de 2010);

- A Fenapas por meio de várias públicações tem defendido a destinação de 100% do superávit para os assistidos, com pagamento dos atrasados desde Outubro de 2010;

Até o momento (Novembro de 2011) nenhuma das propostas constou de qualquer pauta de reunião do Conselho Deliberativo, não houve deliberação sobre estas as propostas nem aprovação. No FÓRUM DE DEBATE SOBRE Superávit do PBS-A realizado pela SISTEL em 10/11/2011 o Diretor da Sistel Carlos Alberto Cardoso Moreira declarou textualmente que “não haverá pagamentos retroativos, o pagamento será iniciado a partir da aprovação pela PREVIC", foi informado também que "o valor que couber a cada Assistido será pago em 48 parcelas".

Se você tiver alguma dúvida consulte a sua Associação, que está acompanhando este assunto junto com os Conselheiros Eleitos, Fenapas e Sistel.

Atenciosamente.
A Diretoria/Astelpar.

FONTE: PORTAL DA ASTELPAR

sábado, 19 de novembro de 2011

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

MENSAGEM ENVIADA A PREVIC CONTRA A DISTRIBUIÇÃO DO SUPERÁVIT PARA AS PATROCINADORAS.

Vejam mais mensagens de assistidos do plano PBS-A enviadas à Previc, contra a distribuição do superávit às patrocinadoras:


" À PREVIC,
REF.: SUPERAVIT 2009 – Fundação SISTEL de Seguridade Social (Setor de Telecomunicações)

A criação da SISTEL foi SANCIONADA pelo Excelentíssimo Senhor Ministro da Previdência Social em novembro de 1977, autorizando o Ministério das Telecomunicações Brasileiras, constituir a Fundação, tendo como Instituidora-Patrocinadora TELEBRÁS Telecomunicações Brasileiras S.A., para Supervisionar a Adesão das Empresas do Sistema Telebrás, através ASSEMBLÉIAS GERAIS EXTRAORDINÁRIAS dos ACIONISTAS de CADA EMPRESA. Foram homologadas as exceções de Fundações Próprias: TELOS para EMBRATEL; e a Fundação da Empresa Estadual CRT-Rio Grande do Sul. As Atividades e INSTALAÇÃO da Fundação TELEBRÁS de Seguridade Social SISTEL, foram iniciadas oficialmente em nov/1977.

Prezados Senhores:
Com a devida “Vênia”, solicito a atenção dos Senhores ao analisarem o Documento encaminhado pela Diretoria da SISTEL, sobre a matéria referenciada, que se aprovada pela PREVIC, em descumprimento a LEI 6435/77, trará enormes prejuízos para nós, Assistidos da Fundação Sistel de Seguridade Social.
Vejamos:
A – Nós, assistidos, pertencentes ao Plano PBS-A (APOSENTADOS)da SISTEL, somos garantidos tão somente pela vigência da Lei 6435 de 15/07/1977;
B – Não se aplica, portanto, a nós, Aposentados pelo Plano PBS-A, ANTES da Lei 109, de 29/05/2001e nem à Resolução 26, que foram PROMULGADAS APÓS nossas APOSENTADORIAS OCORRIDAS ANTES DE 21/01/2000, Edital de Privatização das Telecomunicações e em coerência com a Lei 8666.
A Lei 109 e a Resolução 26, NÃO PODEM retroagir/modificar benefícios já CONCEDIDOS e em VIGÊNCIA.
C – Segundo a Lei, havendo sobra no balanço contábil da Fundação o mesmo SÓ PODE TER DOIS DESTINOS:
1-Redução das contribuições;
2-Melhoria dos benefícios;
NUNCA a DISTRIBUIÇÃO de “SUPERAVIT” Técnico, CONFORME ESTÃO PLEITEANDO, para FAVORECIMENTO das NOVAS PATROCINADORAS PÓS-PRIVATIZAÇÃO, QUE JAMAIS CONTRIBUIRAM FINANCEIRAMENTE COM SEU CAPITAL PRÓPRIO para CUSTEIO e MANUTENÇÃO do FUNDO PATRIMONIAL de RESERVAS de CONCESSÃO de BENEFÍCIOS (REGIDO PELO SISTEMA BENEFÍCIOS DEFINIDOS), DENOMINADO: “PBS-A” Plano de Benefícios SISTEL – ASSISTIDOS (APOSENTADOS).
ESSE FUNDO PATRIMONIAL, PBS-A, É PERIDODICAMENTE REVISTO ATRAVÉS CALCULOS ESTATÍSTICOS-ATUARIAIS PARA ATUALIZAÇÃO. NÃO MAIS EXISTEM “NOVOS ENTRADOS”, CONTRIBUIÇÕES SOLIDARIAS DOS ATIVOS e NEM DAS NOVAS PATROCINADORAS, HOJE SÓ CONTAMOS COM A CORREÇÃO DO SEU MONTANTE PELAS APLICAÇÕES REALIZADAS NO MERCADO DE CAPITAIS.
OS APOSENTADOS (24.000), FORAM RADICALMENTE INSULADOS,CONFINADOS NUM GRUPO A PARTE, SEM DIREITO DE CONTROLAR e FISCALIZAR O SEU PATRIMÔNIO, INSTITUIDO PARA CUSTEAR OS SEUS BENEFÍCIOS DEVIDOS, PECUNIÁRIOS E ASSISTENCIAIS. NO CONSELHO DELIBERATIVO PODEMOS ELEGER 4 (QUATRO) MEMBROS, CONTRA 8 (OITO) NOMEADOS, ALEATORIAMENTE, PELAS NOVAS PATROCINADORAS. NO CONSELHO FISCAL, OS MESMOS CRITÉRIOS E MESMA PROPORÇÃO, 2/3 PATROCINADORAS e 1/3 APOSENTADOS pelo PBS-A.

INFELIZMENTE ESTA NOSSA REPRESENTAÇÃO ESTÁ DESPOJADA DOS CRITÉRIOS DEMOCRÁTICOS QUE DEVERIAM SEMPRE PREVALECER.
EM RAZÃO DESTE “STATUS QUO”, ESTA DELIBERAÇÃO “EXDRÚXULA” DA ADMINISTRAÇÃO DA FUNDAÇÃO, DIRETORIA EXECUTIVA e CONSELHO DELIBERATIVO, de PROPOR ALTERAÇÃO ESTATUTÁRIA SEM NEXO ALGUM DE CONSISTÊNCIA, OU SEJA, DE QUE O PRECITADO “SUPERAVIT” SEJA COMPARTILHADO COM AS NOVAS PATROCINADORAS, QUE JAMAIS CONTRIBUIRAM COM CAPITAL PRÓPRIO PARA O FUNDO DE CUSTEIO - “PBS-A” - DOS APOSENTADOS. NESSA MESMA PROPOSTA, PROPÕEM QUE NOS CASOS DE “DEFICITS” ESTARÃO ISENTOS DE COMPARTILHAMENTO, “PERMISSO VENIA”, É UM TEXTO DIFÍCIL DE ACREDITAR, SEJA ASSIMILADO COMO SENDO FAVORÁVEL AOS 24.000 APOSENTADOS, E QUE O CD DELIBEROU EM SUA MAIORIA, RESPEITANDO OS DIREITOS ADQUIRIDOS DOS ASSISTIDOS, PORISSO ENCAMINHARAM COM PLENA CONSCIÊNCIA, UM DOCUMENTO DESSE TEOR, PARA UM ORGÃO MINISTERIAL DO “STATUS” DA PREVIC.
RESSALTE-SE QUE ESTE NOSSO DIREITO VEM SENDO RECONHECIDO NOS TRIBUNAIS, DE QUE ÊLE É VINCULADO E GARANTIDO PELA JUSTIÇA DO TRABALHO, CONSIDERANDO QUE ERA CONDIÇÃO DE EMPRÊGO NAS PATROCINADORAS do SISTEMA TELEBRÁS, O EMPREGADO SE FILIAR COMO ASSOCIADO-CONTRIBUINTE à FUNDAÇÃO TELEBRÁS de SEGURIDADE SOCIAL SISTEL, NÃO HAVENDO PRESCRIÇÕES, OU SEJA, É COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO.
CONFIANTES NO RESSARCIMENTO DOS DIREITOS ADQUIRIDOS LEGALMENTE, QUE FORAM RETIRADOS IRREGULARMENTE SEM QUAISQUER ANUÊNCIAS AOS 24.000 APOSENTADOS (ASSISTIDOS PBS-A), AGUARDAMOS QUE SEJAM APLICADAS AS PREMISSAS AXIOMÁTICAS ESTATUTÁRIAS VIGENTES no MOMENTO da ADESÃO ao PLANO BENEFÍCIOS DEFINIDOS e POR OCASIÃO da CONCESSÃO da SUPLEMENTAÇÃO de APOSENTADORIA DISCIPLINADOS NOS ESTATUTOS e REGULAMENTOS DA SISTEL VIGENTES À ÉPOCA.

APRESENTAMOS NOSSAS CORDIAIS SAUDAÇÕES DE RESPEITO E APRÊÇO.

Wilson Val de Casas – Idade 76 anos (15-02-1935) Sócio Fundador SISTEL nº 04 /1977.
APOSENTADO INSS / SISTEL maio /1994;
Residência Barão Geraldo – Cidade Universitária UNICAMP – Campinas-SP.

Coordenador Regional Seguro Acidentes Trabalho – IAPI / INPS – Brasilia – DF – 1963/74;
Administrador Empresas – UnB-AUDF – Brasília – DF – 1971;
Técnico Planejamento – UnB/Cendec/IPEA-PÓS-Extensão – Brasilia – DF – 1972;
Técnico Planejamento – MPAS-SPO – Brasilia – DF – 1974/75;
Assessor Admin. DRH-TELEBRÁS – Brasilia – DF – 1975/81;
Membro GT-Estudos viabilidade Sistema Seguridade TELEBRÁS – Brasilia –DF – 1975/77;
DOCENTE Admin. RH – Faculd.Católica Ciências Humanas Brasilia – DF – 1975/81;
Gerente Segurança Trabalho- Benefícios Assistenciais-Saúde-Alimentação-Convênios INSSxSISTEL - TELESP-SP-CPS – 1982/94;
DOCENTE Programa Brasil Empreendedor/2000 - SEBRAE /SP/CPS – 2000;
Voluntário JUIZADO ESPECIAL FEDERAL PREVIDENCIÁRIO – 3ª Região CPS-SP - 2004/5;
CURADOR SISTEL Colégio Eleitoral Todas Patrocinadoras (unanimidade) – Brasilia-DF – 1992/94;
Conselho Fiscal Acion. Minoritários PREVI-Bco.Brasil/SISTEL – TELEPAR Telecomunicações Paraná S.A – Curitiba-PR - 1996/97;

Fonte: Assistidos Valmir Leoni e Wilson Val de Casas (15/11/2011)

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

1º CONGRESSO NACIONAL SOBRE FUNDOS DE PENSÃO DO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES.

09 e 10 DE NOVEMBRO DE 2011
CARTA DE BELO HORIZONTE
As entidades representantes e os aposentados, pensionistas e participantes em fundos de pensão do setor de telecomunicações, reunidos em Congresso na cidade de Belo Horizonte, decidem expedir a presente “Carta de Belo Horizonte”.
CONSIDERANDO QUE:
1 – O Edital de desestatização do setor de telecomunicações, em 1998, assegurou a todos os empregados do então Sistema Telebrás e CRT o direito aos planos de previdência complementar da
SISTEL/TELOS/Fundação CRT, nos termos dos Estatutos e Regulamentos dos Planos de Benefícios, então, em vigor, a serem cumpridos e respeitados pelos gestores, controladores e sucessores;
2 – A partir do ano de 2000, em franca desobediência ao Edital MC/BNDES 01/98, a SISTEL ao reestruturar o Plano PBS, criando diversos outros planos, quais sejam, “Planos das Patrocinadoras” e “Plano PBS-A”, não aplicou a determinante regra de proporcionalidade na formação de ativos garantidores dos compromissos assumidos, gerando graves inconsistências e prejuízos incalculáveis aos participantes e assistidos, que deveriam, afinal, ser os únicos beneficiários dos planos. A partir desta data, vários desses planos foram transferidos para as fundações ATLÂNTICO, 14, BRT-PRREV e VISÃO-PREV, à revelia de seus participantes;
3 – A partir desse momento, as organizações representantes dos trabalhadores e dos aposentados do setor de telecomunicação vêm, sistematicamente, denunciando aos órgãos competentes do Governo Federal o desrespeito às regras legais, sem que suas denúncias tenham sido atendidas. Dentre as muitas irregularidades identificadas podemos elencar:
a – Não utilização das SOBRAS apuradas no balanço de 1999 do PBS-SISTEL para reajustamento dos benefícios, conforme determinava a legislação então vigente (Lei nº 6435, de 1977);
b – Não publicação, desde o ano de 2002 até o presente, de qualquer demonstração financeira específica do Plano PBS-TCS, contrariando expressa determinação legal (Lei Complementar nº 109, de 2001);
c – Reversão às Patrocinadoras de fundo administrativo do PBS-A da SISTEL no valor aproximado de R$ 400.000.000,00 (quatrocentos milhões de reais) à época;
d – Reversão às Patrocinadoras de recursos provisionados a maior para pagamento de imposto de renda sobre aplicações financeiras;
e – Desmandos administrativos, de toda ordem, cometidos na SISTEL, na Fundação CRT e na maioria das fundações administradoras dos planos resultantes da cisão do PBS-SISTEL, tais como:
- manutenção sistemática da totalidade dos conselheiros nomeados pelas patrocinadoras ao invés de respeitar a legislção, que determina a indicação de parte dos conselherios pelos participantes;
- aquisição sistemática de cotas, partes ou ações de fundos ou empresas pertencentes aos mesmos grupos das patrocinadoras ou de seus sócios, em valores disssonantes com os valores de mercado, sempre em desfavor do patrimonio dos fundos previdenciais.
DECIDEM:
– Conclamar o Poder Executivo, desta feita, na figura da Presidenta Dilma Roussef, para que esta, com o senso de justiça e firmeza que lhes são peculiares, determine a imediata apuração dos fatos, dando efetiva resposta aos 80.000 participantes, assistidos e pensionistas dos fundos de pensão do setor de telecomunicações;
- Por identica atuação junto ao Congresso Nacional;
- Buscar a via judicial como alternativa caso as ações junto aos Poderes Executivo e Legislativo alcancem os objetivos esperados.
Belo Horizonte (MG), 10 de Novembro de 2011.
________________________________________________________

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

S I S T E L - INFORMA

Brasília, 14 de novembro de 2011.

1 - VENCIMENTO DO BOLETO PAMA E PAMA-PCE DO MÊS DE NOVEMBRO É DIA 6/12/2011 - ATENÇÃO!

O vencimento do boleto PAMA e PAMA-PCE de novembro é antecipado conforme abaixo:

REFERÊNCIA  - NOVEMBRO
VENCIMENTO - 06/12/2011


Para emitir o boleto na área restrita do Portal Sistel www.sistel,com.br , basta entrar com sua matrícula e senha, acessar menu 'Planos Assistenciais', opção '2ª Via de Boleto Bancário', clicar em 'Emitir Boleto' e fazer o download do documento.

2 - PAGAMENTO DO ABONO ANUAL - 2ª PARCELA

No mês de dezembro/2011 a Sistel efetuará o pagamento da segunda parcela do Abono Anual junto com o seu benefício. O pagamento será creditado no dia 20/12/2011.

Lembramos que incidirá desconto do Imposto de Renda (IR) sobre o valor total do Abono Anual. Isso ocorre porque não houve o desconto de IR sobre o adiantamento pago no mês de junho/2011.

Para os assistidos que têm desconto da Pensão Alimentícia e Contribuição do Assistido(CA) no seu demonstrativo de pagamento, comunicamos que esses descontos também incidirão sobre o valor do Abono Anual.

3 - SISTEL TV

Dia 26 de outubro, a Sistel lançou a Sistel TV: ferramenta importante para a educação previdenciária, financeira e de saúde de seu público.

Na Sistel TV você pode conferir entrevistas com a Diretoria Executiva da Sistel, matérias sobre lançamento de programas de relacionamento e de saúde, novos serviços oferecidos, depoimentos de assistidos, entrevistas com médicos e se manter atualizado sobre tudo o que acontece na sua Fundação.

Confira!

4 - RENTABILIDADE DO PLANO PBS-A

A carteira de investimentos do PBS-A encerrou o mês de outubro com rentabilidade de 5,09%, acima da meta atuarial que apresentou variação de 0,77 %. Todos os segmentos do PBS-A apresentaram bom desempenho, destacando-se a carteira imobiliária, em função da reavaliação de imóveis contabilizada no mês.

No acumulado de 2011, a rentabilidade do PBS-A foi de 15,94%, acima da meta atuarial de 9,77%.

Para conferir o histórico de desempenhos do PBS-A, acesse a área restrita do Portal Sistel (www.sistel.com.br) com sua matrícula e senha, menu institucional à direita da tela. Você irá visualizar Informações do Plano. Clique duas vezes na seta à direita até chegar ao título Política e Gestão de Investimentos, depois clique na opção Desempenho do Plano.

O Desempenho do Plano do mês de outubro ficará disponível no Portal a partir do 15º dia útil do mês de novembro, ou seja, 23 de novembro.

Cordialmente,
Fundação Sistel de Seguridade Social

PLANO DE SAÚDE TEM DEVER DE ARCAR COM DESPESAS DE MATERIAL CIRÚRGICO.

A 1ª Turma Cível do TJDFT, em grau de recurso, manteve decisão do juiz da 10ª Vara Cível de Brasília para que a Unimed arque com os valores referentes a material cirúrgico de procedimento realizado por uma beneficiária do plano de saúde. De acordo com a decisão colegiada, o plano tem dever de arcar com despesas dessa natureza.

A autora relata que foi diagnosticada com tumor hepático e colelitíase (cálculos na vesícula). O médico responsável pela cirurgia indicou a utilização do material eletrodo ligasure, laparoscópico de 10 mm, o que indeferido pela Unimed. A Administradora do plano informou autorizar para o procedimento apenas o uso de um Trocater.
Inconformada a segurada ajuizou ação, com pedido liminar, requerendo que a ré fosse impelida a arcar com a cirurgia indicada e com o custo do processo. O juiz da Décima Vara Cível concedeu a liminar para realização da cirurgia e confirmou, posteriormente, o mérito do pedido. 
A Unimed recorreu da condenação argumentando, em preliminar, que a autora não tem legitimidade para pleitear o direito já que não é titular do plano e sim beneficiária. Sobre o mérito do pedido, afirmou que desautorizou o uso do equipamento com base em auditoria médica e por entender que outro material com a mesma qualidade e eficácia poderia ser utilizado no ato cirúrgico. Acrescentou ainda que o uso do material sugerido pelo médico implicaria desobediência do pactuado entre as partes, expondo-a a sanções da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) por descumprimento de contrato. Ao final, requereu a improcedência total dos pedidos. 
Segundo a relatora do recurso, "a beneficiária direta dos serviços contratados tem legitimidade para compor o pólo ativo da demanda, ainda que o plano de saúde coletivo tenha sido contratado por pessoa jurídica". Em relação ao mérito, a desembargadora esclareceu que a matéria é tema do enunciado 469 do STJ que dispõe: "Aplica-se o Código de Defesa do Consumidor aos contratos de plano de saúde." 
Quanto ao argumento da Unimed de que poderia sofre sanção pela ANS caso descumprisse o contrato, a relatora entendeu que a justificativa não merece prosperar. "As questões sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde são reguladas pela Lei nº 9.656/1998, a qual, em seu artigo 12, inciso II, alínea "e", estatui que, quando o plano contratado incluir internação hospitalar, a prestadora de serviço deve arcar com o fornecimento dos materiais utilizados", afirmou.

A decisão colegiada foi unânime e não cabe mais recurso no âmbito do TJDFT.

Nº do processo: 2009011101811-5
Autor: AF
Fonte: TJDF - Tribunal de Justiça do Distrito Federal - 11/11/2011

I SEMINÁRIO NACIONAL DO FUNDO DE PENSÃO DO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES.


Nos dias 09 e 10 passado, em Belo Horizonte – MG aconteceu o I Seminário Nacional Fundos de Pensão do Setor de Telecomunicações com o objetivo de discutir a realidade e as mudanças ocorridas nos fundos de pensão nos últimos anos e as conseqüências dessas decisões para o participante.
O Seminário foi organizado pela Associação Nacional dos Participantes do Telemarprev e PBS-Telemar (ASTELPREV), Federação Nacional das Associações de Aposentados, Pensionistas, Participantes em Fundos de Pensão do Setor de Telecomunicações (FENAPAS), Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (ANAPAR), Federação Interestadual dos Trabalhadores em Telecomunicações (FITTEL) e SINTTEL-MG.


O Seminário aconteceu no SESC Venda Nova, em Belo Horizonte, com a presença de aproximadamente 100 participantes, aposentados (assistidos) e trabalhadores com vínculo empregatício (vinculados aos diversos fundos de pensão do setor de telecomunicações).
O seminário foi oportuno para debater os problemas que envolvem diretamente os interesses dos trabalhadores e construir propostas de enfrentamento.
Ao final das palestras e dos debates foram aprovados:
  • Plano de ação e a Carta de Belo Horizonte à imprensa e às autoridades do país denunciando as empresas e os fundos de pensão pelos desmandos com relação ao patrimônio dos trabalhadores;
  • Criação de um Coletivo Jurídico Nacional (coordenado pela Fittel e Fenapas) para aprofundar estudos e pesquisas bem como o ajuizamento de ações para coibir os crimes contra o patrimônio dos trabalhadores do setor pelas patrocinadoras e pelas próprias fundações;
  • Lutar para garantir a equiparação nos conselhos de administração dos fundos de pensão;
  • Estudar uma ação que impeça a distribuição de superávit às patrocinadoras;
  • Carta aos associados da FENAPAS (assistidos e pensionistas) e demais participantes dos fundos de pensão manifestando repúdio à mudança que as fundações já anunciaram no regulamento do PBS;
  • Publicitar o I Seminário Nacional sobre Fundos de Pensão nas redes sociais;
  • Levar a discussão (problema) para o interior da CUT e envolver outros fundos de pensão para fortalecer a luta;
  • Lutar pela revisão da Lei 109 – fortalecer o projeto da ANAPAR;
  • Entidades presentes ao seminário devem prestigiar a ANAPAR filiando-se e intensificando a campanha junto aos seus associados, bem como à FENAPAS;
  • Manter essa articulação, essa estrutura instalada hoje com esse seminário;
  • Realização de um segundo Congresso em 2012.
Fonte: AAPT (Assoc. de Aposentados e Pensionista de Empresas de Telecom) - PB (14/11/2011)

domingo, 13 de novembro de 2011

PAGAMENTO DE 100% DO SUPERÁVIT DO PBS-A DE 2009....

" À
PREVIC.
Assunto: PAGAMENTO DE 100% DO SUPERAVIT do PBS-A, DE 2009.
Prezados Senhores:
Solicitamos a aprovação e o pagamento, URGENTE, de 100% do superávit aos assistidos, vinculados ao PBS-A, tendo em vista que os direitos adquiridos e acumulados, assegurados no ato das aposentadorias, ocorridas até 31.01.2000, não podem ser alterados e nem modificados,conforme determinado na CF e nas Leis que regem a matéria, sob a injusta alegação de necessidade para a adequação às leis, resoluções, estatutos ouregulamentos atuais, visto que as alterações pretendidas só podem ocorrer caso venham beneficiar os assistidos, o que não é o caso.
Para reforço à nossa solicitação, estamos enviando, em anexo:
- VOTOS DE 02 CONSELHEIROS, entregue pessoalmente ao Presidente do Conselho Deliberativo da Sistel, na reunião do CONDEL-Sistel, ocorrida no dia 07-10-2011;
Atenciosamente.
Ezequias Ferreira
Presidente da APAS-DF
Assoc. de Aposentados do Setor de Telecomunicações no DF"
Assunto: Mudança de estatuto da SISTEL e Distribuição de superávit

SUPERAVIT 2009 – SISTEL
Prezados Senhores:
Referindo-me ao e-mail abaixo, encaminhado pela APAS-RJ, quero solicitar a atenção dos senhores ao analisarem as solicitações daquela associação (APAS-RJ) está promovendo campanha que trarão, se aprovada pela PREVIC, enormes prejuízos para nós assistidos da Fundação Sistel de Seguridade Social.
Vejamos:
A – Nós, assistidos, pertencentes ao Plano PBS-A da SISTEL somos garantidos tão somente pela Lei 6435 de 1977.
B – Não se aplica, portanto, a nós, pertencentes ao Plano PBS-A, a Lei 109 e nem à Resolução 26, EMITIDAS APÓS nossa aposentadoria, e pelo Edital de Privatização das Telecomunicações e em coerência com a Lei 8666.
A Lei 109 e a resolução 26 NÃO PODEM retroagir/modificar benefícios já adquiridos.
C – Segundo a Lei, havendo sobra no balanço contábil da Fundação o mesmo SÓ PODE TER DOIS DESTINOS:
1-Redução das contribuições
2-Melhoria dos benefícios.
NUNCA a distribuição de lucro (superávit) conforme estão pleiteando, para favorecimento das Patrocinadoras, que, ao que nos consta, desde a privatização NUNCA contribuíram para o Plano PBS-A da SISTEL.
D – Nossa suplementação, via SISTEL, está uns 30% a MENOR que o devido.
Porque a SISTEL não recalcula nossos benefícios conforme o regulamento de inscrição naquela Fundação ? Lembro que este direito é garantido pela Justiça Trabalhista, que é o nosso caso, uma vez que era CONDIÇÃO DE EMPREGO (contribuinte-assistido) ao se filiar à Fundação Sistel, não havendo prescrição, ou seja, é assunto de competência da Justiça do Trabalho.
Sem mais,
Atenciosamente,
Italo José Portinari Greggio - Presidente da ASTEL-ESP"

Fontes: APAS-RJ, APAS-DF e ASTEL-ESP, respectivamente (nov/2011)

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

NOVA VITÓRIA DOS APOSENTADOS...(MÉDIO)...

Centrais sindicais e segurados do INSS vão negociar reajuste de 11,7% com governo após o feriado do dia 15

POR ALINE SALGADO
Rio – Depois da vitória ao garantir ontem a previsão de aumento real no relatório preliminar do Orçamento de 2012 para segurados do INSS que ganham acima do mínimo (R$ 545), aposentados seguem para nova batalha: a definição do valor desse reajuste. O índice terá que ser definido até 22 de dezembro, quando o Orçamento Geral da União terá votação final. Mas os segurados têm pressa em definir a recomposição de seus proventos. A Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (Cobap) quer agendar reunião com o Executivo para depois do feriado de 15 de novembro.
“Se a presidente Dilma não quiser negociar, teremos até dezembro para pressionar os deputados e senadores a incluir no texto do Orçamento de 2012 o reajuste de 80% do PIB (Produto Interno Bruto) mais a inflação, o que nos daria um aumento de 11,7%”, ressalta o presidente da Cobap, Warley Martins.
Inicialmente, o governo havia reservado para o ano que vem apenas a reposição da inflação deste ano pelo INPC (Índice Nacional de Preços do Consumidor), o que daria aos segurados do INSS que ganham acima do piso 5,7% de reajuste. A classe, no entanto, reivindica 11,7%, equivalentes à reposição da inflação do ano de 2011, mais 80% do crescimento do PIB.
Salário mínimo vai a R$ 620
- Deputados e senadores pensam em alterar o valor do salário mínimo do ano que vem. Em vez dos R$ 619,21, propostos pelo governo, a quantia subiria para R$ 620. O valor é a faixa para o pagamento de 20 milhões de aposentados e pensionistas do INSS.
- No projeto de lei de Orçamento da União para 2012, apresentado em agosto pelo Executivo, a correção do valor do salário mínimo em vigor seria de 13,6%. Isso representaria um reajuste dos atuais R$ 545 para R$ 619,21, a partir de janeiro de 2012.
- O Orçamento deverá ser finalizado até 22 de dezembro, antes do recesso de Natal.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

EM QUE REGIÕES DO PAÍS SEU PLANO PODERÁ SER UTILIZADO..

Você deve verificar no seu contrato qual a área geográfica de cobertura do seu plano. Ela pode ser: nacional, estadual, grupo de estados, municípios e grupo de municípios.
Atenção:
Quando não existir hospital, clínica, laboratório ou profissional da área médica que possa fazer um atendimento contratado por você, no prazo máximo estabelecido pela ANS e em um município contratado, a operadora de planos de saúde deverá:
1) pagar diretamente a um prestador não credenciado para atendimento no mesmo município; ou
2) arcar com o valor de transporte de ida e volta para que você seja atendido em um prestador próximo, independentemente do local onde ele esteja situado, desde que o transporte necessário ao atendimento esteja previsto nas orientações para a cobertura mínima obrigatória. O acompanhante também tem seu transporte garantido se você tiver menos de 18 (dezoito) anos, mais de 60 (sessenta) anos, for portador de deficiência e ou de necessidades especiais, estas comprovadas por declaração médica.
Nesses casos, se você for obrigado a pagar os custos do atendimento, a operadora de planos de saúde deverá reembolsá-los integralmente no prazo de até 30 (trinta) dias, contados da data da solicitação de reembolso, inclusive as despesas com transporte.
Se ainda tiver alguma dúvida, por favor acesse nossa seção de "Central de Atendimento".

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

SEGURADOS DO INSS JÁ PODEM SABER QUANDO FARÃO PROVA DE VIDA....

Segurados já podem saber quando farão prova de vida

Fonte : http://odia.ig.com.br/
Bancos antecipam a O DIA calendário de recadastramento dos aposentados do INSS
POR ALINE SALGADO
Rio – Já começou o processo de prova de vida nos bancos para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem seus benefícios por meio de conta corrente e poupança. O DIA divulga como será o calendário de recadastramento e os detalhes do procedimento em cada uma das maiores instituições financeiras pagadoras.Os segurados serão comunicados do recadastramento com mensagens nos caixas eletrônicos ou no rodapé da tela de saldo e extratos. A prova de vida é obrigatória e quem não se apresentar poderá ter o benefício suspenso.
Conforme O DIA antecipou, o Bradesco saiu na frente e já começou o recadastramento dos 6,7 milhões de segurados que recebem pela instituição. Os aposentados e pensionistas podem se apresentar em qualquer agência da rede, tendo em mãos identidade e cartão de benefício.
O Banco do Brasil prevê iniciar o processo no ano que vem, a partir de janeiro. Os segurados deverão levar identidade, CPF e comprovante de residência em qualquer uma das agências da rede.
Já Santander, HSBC e Caixa Econômica Federal começarão em março o processo de prova de vida. Segundo o Santander, os segurados serão convocados para o recadastramento a partir de janeiro e o primeiro grupo deve passar pelo procedimento no mês de março.
Já o Itaú ainda aguarda orientação sobre como proceder no caso dos procuradores dos beneficiários para dar início ao processo englobando todos os clientes.
Reajuste será decidido nesta semana
Centrais sindicais e entidades representativas dos aposentados e pensionistas se reúnem hoje com o relator-geral do Orçamento de 2012, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), para discutir o aumento real para os segurados do INSS que ganham acima do salário mínimo (R$ 545).
Na reunião, serão debatidas duas propostas de emenda ao orçamento. A do deputado Marçal Filho (PMDB-MS), pede o mesmo índice de reajuste do salário mínimo (13,61%). Já a segunda proposta, que prevê reajuste de 80% do PIB mais inflação (11,7%), é da coligação multipartidária encabeçada pelos deputados federais Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) e Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), além do senador Paulo Paim (PT-RS).
A previsão é que a emenda do reajuste seja votada pela Câmara na quarta-feira. Presidente da Confederação dos Aposentados e Pensionistas, Warley Martins, antecipa que a Cobap não vai abrir mão de aumento acima da inflação.

Calendário
BRADESCO
O Bradesco já iniciou a prova de vida. Os segurados do INSS devem se dirigir a qualquer agência da rede tendo em mãos identidade e cartão do benefício.

BANCO DO BRASIL

A partir de janeiro de 2012 os segurados deverão se apresentar com identidade, CPF e comprovante de residência a qualquer uma das agências da rede.

CAIXA
A convocação dos beneficiários será via mensagem nos rodapé dos extratos e saques realizados. A partir de março o segurado terá de se apresentar a qualquer agência para fazer a prova de vida e terá um mês para realizar o procedimento. Será preciso apresentar o cartão da conta e a identidade.

SANTANDER
A partir de janeiro, quem recebe pelo banco será comunicado do recadastramento através dos canais de relacionamento da instituição. O recadastramento começará em março e será preciso levar apenas um documento de identidade nas agências.

HSBC
O banco iniciará o processo em março, mas a comunicação será realizada via mensagens em Caixas Automáticas, a partir de janeiro. Os correntistas realizarão a prova de vida no mês do aniversário.

ITAÚ
Ainda não há data para que o Itaú inicie o procedimento. O banco aguarda orientação sobre como proceder no caso dos procuradores.

De:http://odia.ig.com.br/portal/economia/html/2011/11/segurados_ja_podem_saber_quando_farao_prova_de_vida_204511.html

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

PRESTADORES DE SERVIÇOS DE SAÚDE SUPLEMENTAR SERÃO AVALIADOS..

Agência Nacional de Saúde Suplementar lança o Qualiss

3/11/2011 13:02, Por Redação, com ABr- de Brasília
8
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está lançando um instrumento para avaliar o desempenho dos prestadores de serviços de saúde suplementar.
Programa Qualiss da ANS vai permitir a avaliação de qualidade, segundo os padrões internacionais
Resolução normativa dispondo sobre a implantação do mecanismo, denominado Programa de Monitoramento da Qualidade dos Prestadores de Serviços na Saúde Suplementar (Qualiss), foi publicada nesta quinta no Diário Oficial da União.
A nova norma vai permitir a avaliação de qualidade, segundo os padrões internacionais. Inicialmente, a medida estará focada nos hospitais, mas o objetivo é estendê-la a outros prestadores de serviços no setor.
De acordo com a ANS, tais indicadores de qualidade vão proporcionar aos estabelecimentos de saúde parâmetros claros de gestão, além de fornecer ao Poder Público e aos consumidores em geral elementos de apoio à tomada de decisão, com foco na qualidade do atendimento.
Segundo Bruno Sobral, diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, o consumidor poderá escolher melhor o seu plano de saúde, já que poderá avaliar a qualidade da rede associada a cada plano disponível no mercado, mudando o foco do preço para a qualidade do serviço prestado.
Para Sobral, as informações disponíveis sobre a qualidade dos hospitais ainda são muito escassas, e a nova resolução promoverá concorrência positiva.
Essa resolução ficou em consulta pública durante 30 dias e recebeu cerca de 145 contribuições da sociedade.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

PREÇO DE MEDICAMENTO VARIA ATÉ 952%, APONTA PROCON-SP - VEJA LISTA....

Pesquisa do Procon-SP divulgada nesta segunda-feira aponta diferenças de até 951,7% entre os preços de medicamentos genéricos. Essa variação foi constatada no Diclofenaco Sódico (50 mg, 20 comprimidos), encontrado em um estabelecimento por R$ 9,36 e em outro por R$ 0,89.

Veja a lista completa com os preços dos medicamentos
Enquete: você pesquisa antes de comprar um remédio?

Entre os medicamentos de referência, a maior diferença de preço (520,8%) foi contabilizada no valor do Propranolol Ayerst (Cloridrato de Propranolol), da Sigma Pharma (40 mg, 30 comprimidos), encontrado por R$ 7,45 e por R$ 1,20.

Na comparação entre os preços médios dos genéricos com os de referência de mesma apresentação, o levantamento mostrou que, em média, os genéricos são 58,5% mais baratos do que os de referência.

A pesquisa foi feita entre os dias 28 e 30 de setembro em 15 drogarias distribuídas pelas cinco regiões da cidade de São Paulo. Do total de itens comparados, a unidade do Walmart localizada na região sul da capital foi a que apresentou a maior quantidade de produtos com menor preço --34 dos 52.

O Procon-SP orienta o consumidor a evitar comprar medicamentos sem bula e sem embalagem. Outra sugestão é sempre verificar se o número do lote, prazo de validade e data de fabricação na caixa são iguais aos marcados nas cartelas ou frascos.

O órgão ressalta ainda que, além da pesquisa em vários locais, o consumidor deve consultar a lista de preços máximos autorizados disponível no site da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Essas listas também devem estar disponíveis nas farmácias e drogarias.
Fonte: Folha Online - 31/10/2011

MUI BEVENIDO AO BLOG DA AATERN -

BRINDES SORTEADOS NA CONFRATERNIZAÇÃO

BRINDES SORTEADOS NA CONFRATERNIZAÇÃO
PARTE CENTRAL DA ORNAMENTAÇÃO

PALCO II DA FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO

PALCO II DA FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO
JOAO PEREIRA- MOURA E AGUINALDO PTE SINTTEL RN

ANIVERSÁRIO DO JESSÉ NOBRE BARRETO

ANIVERSÁRIO DO JESSÉ NOBRE BARRETO
COM A PRESENÇA DOS AMIGOS E AMIGAS TELERNIANOS (veja esta foto ampliada mais abaixo)

SORTEIO DAS CESTAS DE NATAL

SORTEIO DAS CESTAS DE NATAL
ANA MARIA BARROS

SORTEIO DAS CESTAS DE NATAL

SORTEIO DAS CESTAS DE NATAL
MARIA DAGUIA AMARAL

APOSENTADORIA DO PESSOAL DO TRÁFEGO - FOTO EXTRAÍDA DO JORNAL O TELERN DE DEZEMBRO 1997.

APOSENTADORIA DO PESSOAL DO TRÁFEGO - FOTO EXTRAÍDA DO JORNAL O TELERN DE DEZEMBRO 1997.
ROSINETE, NORA, CONCEIÇÃO RÉGIS E SOCORRO PEREIRA.

FOTO EXTRAÍDA DO JORNAL O TELERN EM DEZEMBRO DE 1997

FOTO EXTRAÍDA DO JORNAL O TELERN  EM DEZEMBRO DE 1997
A ASSISTENTE SOCIAL - IRENE FILGUEIRAS - HOMENAGEADA NO DIA DA SUA APOSENTADORIA.

FOTO EXTRAÍDA DO JORNAL O TELERN DE MAIO 1998

FOTO EXTRAÍDA DO JORNAL O TELERN DE MAIO 1998
ANA BARROS E RITA DE CÁSSIA.

AATERN ESTÁ ANTENADA : PRIMEIRA TURMA SE ATUALIZANDO NA INFORMÁTICA.

AATERN ESTÁ ANTENADA : PRIMEIRA TURMA SE ATUALIZANDO NA INFORMÁTICA.

ASSOCIADOS DA AATERN ATUALIZANDO-SE NA INFORMÁTICA.

ASSOCIADOS DA AATERN ATUALIZANDO-SE NA INFORMÁTICA.

ESTE É O CANTINHO DA SUPER SAUDADE ==>>VEJA NATAL DOS VELHOS E BONS TEMPOS

ESTE É O CANTINHO DA SUPER SAUDADE ==>>VEJA NATAL DOS VELHOS E BONS TEMPOS
AVENIDA CIRCULAR - PRAIA DOS ARTISTAS,PRAIA DO MEIO EM 1950

BELOS E BONS TEMPOS DO ESTÁDIO JUVENAL LAMARTINE

BELOS E BONS TEMPOS DO ESTÁDIO JUVENAL LAMARTINE
ENTRADA DO ESTÁDIO JUVENAL LAMARTINE EM 1945

ÉRAMOS FELIZES E NÃO SABÍAMOS...

ÉRAMOS FELIZES E NÃO SABÍAMOS...
PRAIA DE AREIA PRETA EM 1950

O PRESIDENTE DA TELERN LUCIANO B DE MELLO ENTREGANDO O TROFÉU DE CAMPEÃO DAS INDÚSTRIAS EM 1974

O PRESIDENTE DA TELERN LUCIANO B DE MELLO ENTREGANDO O TROFÉU DE CAMPEÃO DAS INDÚSTRIAS  EM 1974
JOSE SIQUEIRA E DR. LUCIANO B MELO

CONFRATERNIZAÇÃO DO DEPTO DE CONTABILIDADE

CONFRATERNIZAÇÃO DO DEPTO DE CONTABILIDADE
FOTO DO ANO DE 1986

O "AMIGO VELHO" LUIZ G.M.BEZERRA

O "AMIGO VELHO" LUIZ G.M.BEZERRA
GRANDE PERSONAGEM E BALUARTE DA NOSSA TELERN

CONFRATERNIZAÇÃO NO NATAL DA CONTABILIDADE

CONFRATERNIZAÇÃO NO NATAL DA CONTABILIDADE
"VELHOS TEMPOS, BELOS DIAS"

ENTREGA DO BRINDE SORTEADO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DOS PAIS.

ENTREGA DO BRINDE SORTEADO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DOS PAIS.
SALÃO DE EVENTOS DO SINTTEL/RN - AGOSTO 2009

ENTREGA DO BRINDE SORTEADO EM HOMENAGEM AO DIA DOS PAIS

ENTREGA DO BRINDE SORTEADO EM HOMENAGEM AO DIA DOS PAIS
JOSIAS SALES - AGOSTO 09 - NA SALA DE EVENTOS DO SINTTEL/RN

ESSA É A PRIMEIRA TURMA DA PESADA

ESSA É A PRIMEIRA TURMA DA PESADA
PRIMEIRA TURMA DA INFORMÁTICA DA TERCEIRA IDADE - TÊM AMIGOS(AS) QUE DISCORDAM

REUNIÃO MENSAL DA AATERN

REUNIÃO MENSAL DA AATERN
PRIMEIRA REUNIÃO NA SALA DE EVENTOS DO SINTTEL/RN - AGOSTO 2009

FOTO DE OUTUBRO 2007

FOTO DE OUTUBRO 2007
LUIZ SÉRGIO FILGUEIRAS....

FOTO DE SETEMBRO DE 2007

FOTO DE SETEMBRO DE 2007
PEDRO GONÇALVES-GERALDO BARROS - AUDINETE......

FOTO PUBLICADA NO JORNAL DO GRET EM 07 DE 1980

FOTO PUBLICADA NO JORNAL DO GRET EM 07 DE 1980
"VELHOS TEMPOS BELOS DIAS"

FOTOS ATUAL DO CLUBE TELERN

FOTOS ATUAL DO CLUBE TELERN
"VELHOS TEMPOS, BELOS DIAS"

NOSSOS AMIGOS DAS ASSOCIAÇÕES - DE FLORIANÓPOLIS - RECIFE E FORTALEZA

NOSSOS AMIGOS DAS ASSOCIAÇÕES - DE FLORIANÓPOLIS - RECIFE E FORTALEZA
DA ESQUERDA PARA DIREITA - EGÍDIO - JEAN E LANDIN

M E I N A R D O - EX-TELERNIANO

M E I N A R D O  - EX-TELERNIANO
VELHOS TEMPOS , BELOS DIAS...

AMIGOS EX-TELERNIANOS

AMIGOS EX-TELERNIANOS
DAMIÃO - ZÉ SENA - DOS ANJOS - MESTRE CHICO - JUSTINA - AMARO - JOÃO MOURA

NOSSOS AMIGOS EX-TELERNIANOS

NOSSOS AMIGOS EX-TELERNIANOS
GERALDO DINIZ(CARNEIRINHO) E ANA ELEIDA.

VOCÊ LEMBRA DO PAULO AURELIANO?? "MESTRE CHICO"?? E JOÃO PEREIRA??

VOCÊ LEMBRA DO PAULO AURELIANO?? "MESTRE CHICO"??  E JOÃO PEREIRA??
"Foto obtida em uma de nossas Reuniões Mensais" ( No SEGUNDO Sábado de cada mês ). A partir do mes de Agosto 2009 será na Sala de Eventos do SINTTEL/RN- às 10 horas da Manhã -Vizinho ao I.P.E.- Venha você também, participe e reveja os antigos Companheiros de velhas e Memoráveis lembranças na EX-TELERN.

VEJAM BEM ABAIXO DESTE BLOG FOTOS ANTIGAS E ATUAIS DOS EX-TELERNIANOS

NO FINAL DA PÁGINA DESTE BLOG VEJA AS FOTOS DE EX-TELERNIANOS.

PRESIDENTE E DIRETORA FINANCEIRA DO SINTTEL RN - QUEREMOS QUE ESTA DUPLA CONTINUE EM 2010

PRESIDENTE E DIRETORA FINANCEIRA DO SINTTEL RN - QUEREMOS QUE ESTA DUPLA CONTINUE  EM 2010
AGUINALDO E IARA

DIRETORA FINANCEIRA DA FENAPAS

DIRETORA FINANCEIRA DA FENAPAS
FLORDELIZ MARIA DE MOURA RIOS - ASTAPTEL MG

VOCÊ CONHECE NOSSAS ADVOGADAS?

VOCÊ CONHECE NOSSAS ADVOGADAS?
(DA ESQUERDA PARA DIREITA) DRAS. VIVIANA E ANDRÉIA - TELEFONES DO ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA - MENNA MUNEMASSA ADVOGADAS ASSOCIADAS - 3234.7365 - 9953.9802 E 9406.9802 - NATAL RN

Pesquisar este blog

REPRESENTANTES DE MINAS GERAIS E BRASÍLIA NA A.G.O DA FENAPAS EM CURITIBA/PR

REPRESENTANTES DE MINAS GERAIS E BRASÍLIA NA  A.G.O  DA FENAPAS EM CURITIBA/PR
DA ESQUERDA PARA DIREITA : FLORDELIZ -EZEQUIAS E ALDENÔRA

ÀO CENTRO- VICE PRESIDENTE DA FENAPAS - NORTE

ÀO CENTRO-  VICE PRESIDENTE DA FENAPAS - NORTE
JANDIRA SIQUEIRA - ASTELPE - PE

À ESQUERDA- VICE PRESIDENTE FENAPAS - SUL

À ESQUERDA-  VICE PRESIDENTE FENAPAS - SUL
ENRIQUE FERNANDEZ DE ARAMBURO PARDO - ASTELPAR
Powered By Blogger

NOSSA PARTICIPAÇÃO NA AGO DA FENAPAS EM CURITIBA/PR - 2009

NOSSA PARTICIPAÇÃO NA AGO DA FENAPAS EM CURITIBA/PR - 2009
GILDO/AL - MOURA/RN - DANILO/BA

DIRETOR ADMINISTRATIVO DA FENAPAS

DIRETOR ADMINISTRATIVO DA FENAPAS
JOÃO PEREIRA DA SILVA FILHO - AATERN NATAL

NOSSA PRESENÇA NA A.G.O. DA FENAPAS EM FORTALEZA/CE -MARÇO 2008

NOSSA PRESENÇA NA A.G.O. DA FENAPAS EM FORTALEZA/CE -MARÇO 2008
GETÚLIO ASSUNÇÃO(PB) MOISÉS (RN) E MARINALDO LEITE (PB)

BEM-VINDOS AO BLOGGER DA AATERN NATAL RN

ESTAMOS EM FASE DE CONSTRUÇÃO DO NOSSO BLOG. DESCULPEM QUAISQUER FALHAS, POIS ESTAMOS TRABALHANDO PARA MELHOR LHE INFORMAR.
ENVIE CRÍTICAS E SUGESTÕES PARA NOSSO ENDERÊÇO ELETRÔNICO : aatern.natal@supercabo.com.br
TELEFONES PARA CONTATO; 84.3206.0118 E 84.9121.4020 - NATAL RN.
ABRAÇO A TODOS
JOÃO MOURA = PRESIDENTE

PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO

PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO
JOÃO PEREIRA ( a direita)

DIRETOR ADMINISTRATIVO/FINANCEIRO

DIRETOR ADMINISTRATIVO/FINANCEIRO
JOÃO MOURA

DIRETORA SOCIAL

DIRETORA SOCIAL
JUSTINA FERREIRA

Seguidores

Arquivo do blog

ANIVERSÁRIO DE JESSÉ NOBRE BARRETO

ANIVERSÁRIO DE JESSÉ NOBRE BARRETO
VELHOS TEMPOS, BELOS DIAS

EQUIPE DO IMPEACHIMENT EM 1991

EQUIPE DO IMPEACHIMENT EM 1991

CONFRATERNIZAÇÃO DO PESSOAL DA CONTABILIDADE - NA ASFARN EM MACAÍBA - EM 1982

CONFRATERNIZAÇÃO DO PESSOAL DA CONTABILIDADE - NA ASFARN EM MACAÍBA - EM 1982

EQUIPE ASES DO VOLANTE EM 1985

EQUIPE ASES DO VOLANTE EM 1985

A EQUIPE DO COSMOS

A EQUIPE DO COSMOS

DIRETORA DA FITTEL A NÍVEL NACIONAL

DIRETORA DA FITTEL A NÍVEL NACIONAL
RAIMUNDA AUDINETE - SINTTEL RN

VOCÊ CONHECE TODOS OS COMPONENTES DESTA EQUIPE DO COMERCIAL? MANDE UM E-MAIL PARA AATERN -

VOCÊ CONHECE TODOS OS COMPONENTES DESTA EQUIPE DO COMERCIAL? MANDE UM E-MAIL PARA AATERN -
aatern.natal@supercabo.com.br

VOCÊ AINDA LEMBRA DA EQUIPE DO CBTA? MANDE UM E-MAIL PARA AATERN - aatern.natal@supercabo.com.br

VOCÊ AINDA LEMBRA DA EQUIPE DO CBTA? MANDE UM E-MAIL PARA AATERN - aatern.natal@supercabo.com.br

VOCÊ FUGIRIA DESTE LUGAR???

VOCÊ FUGIRIA DESTE LUGAR???
QUE BELA PAISAGEM........

CONFRATERNIZAÇÃO DO NATAL EM 2008

CONFRATERNIZAÇÃO DO NATAL EM 2008
O CASAL 20 DA FESTA - GORETE E CANINDÉ

PRESENÇA DOS APOSENTADOS NO NATAL DE 2008

PRESENÇA DOS APOSENTADOS NO NATAL DE 2008
NOSSOS AMIGOS BORBA E DILMA

CONFRATERNIZAÇÃO MOSSORÓ - 2008

CONFRATERNIZAÇÃO MOSSORÓ - 2008

CONFRATERNIZAÇÃO EM MOSSORÓ - 2008 - JUNHO

CONFRATERNIZAÇÃO EM MOSSORÓ - 2008 - JUNHO

CONFRATERNIZAÇÃO EM MOSSORÓ - JUNHO 2008

CONFRATERNIZAÇÃO EM MOSSORÓ - JUNHO 2008

CONFRATERNIZAÇÃ EM MOSSORÓ - 2008

CONFRATERNIZAÇÃ EM MOSSORÓ  - 2008

FESTA CONFRATERNIZAÇÃO ATIVOS E APOSENTADOS EM MOSSORÓ

FESTA CONFRATERNIZAÇÃO ATIVOS E APOSENTADOS EM MOSSORÓ
ALEGRIA....ALEGRIA...ALEGRIA