1

quinta-feira, 30 de abril de 2015

AGORA É OFICIAL: NAVEGADOR DO WINDOWS 10 SERÁ CHAMADO DE MICROSOFT EDGE...

Agora é oficial: navegador do Windows 10 será chamado
 de Microsoft Edge

Microsoft oficializou nesta quarta-feira, 29/4. o nome do
 browser que vai substituir o Internet Explorer no novo software.

A Microsoft está chutando o codinome “Project
 Spartan” para escanteio, revelando “Microsoft Edge”
 como o nome oficial do seu novo navegador. A empresa
 diz que o nome faz referência a estar em vantagem (on
 the edge, em inglês) na produtividade e no consumo
 (apesar de esse também ser o nome da engine de
 renderização do browser).

Como a Microsoft anunciou antes, o Edge será o navegador padrão do Windows 10, enquanto que o Internet Explorer vai se tornar uma “opção de legado” para razões de compatibilidade. O Edge deverá ser mais rápido e leve do que o IE, mas com novos recursos, como uma ferramenta de anotações embutida, um modo de leitura livre de distrações, e informações do site pelo Cortana.

O browser também terá suporte para extensões baseadas em HTML e Javascript. A Microsoft diz que os desenvolvedores poderão criar versões para suas extensões do Chrome com algumas pequenas modificações.

FONTE: PCWorld

QUER UM GALAXY S6? SANSUNG ACEITA IPHONE USADO COMO PAGAMENTO NO BRASIL...

Quer um Galaxy S6? Samsung aceita iPhone usado como pagamento no Brasil

Da Redação 27 de abril de 2015 às 05h49

De acordo com a fabricante, smartphones antigos vão valer R$1.700 em desconto na compra dos seus novos smartphones top de linha.

A Samsung anunciou nesta sexta-feira, 24/4, que agora vai aceitar smartphones usados na compra de um novo Galaxy S6 ou Galaxy S6 Edge. E veja só, a lista de aparelhos aceitos inclui os iPhones, da eterna rival Apple.

De acordo com a fabricante sul-coreana, os smartphones antigos valem até 1.700 reais (mais um bônus de 200 reais) na compra de um dos seus novos aparelhos.

A lista de aparelhos usados aceitos como desconto na compra dos novos Galaxy ainda inclui gadgets da Motorola, LG, Sony, Nokia, além da própria Samsung, obviamente. Confira a lista completa aqui.

Anunciados no Brasil na última semana, os novos Galaxy S6 têm preços entre 3.300 reais e 4.300 reais e chegam às lojas neste sábado, 25/4.

fonte : PCWorld

MINICOM INDICA BITTAR À PRESIDÊNCIA DA TELEBRÁS...

TIC: Minicom indica Bittar à presidência da Telebras
Bittar substituirá Francisco Ziober Filho, que ocupa o cargo interinamente desde janeiro do ano passado.

A Telebras confirmou hoje (24), em comunicado ao mercado, a indicação do ex-deputado Jorge Bittar (PT-RJ) à presidência da estatal. O nome foi sugerido por Ricardo Berzoini, ministro das Comunicações, e deve ainda ser aprovado pelo conselho da empresa, cuja maioria dos integrantes é do governo. Bittar irá substituir Francisco Ziober Filho, que ocupa o cargo interinamente desde a renúncia de Caio Cezar Bonilha, em janeiro do ano passado.

Bittar é engenheiro eletrônico formado pelo ITA. Foi presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Rio de Janeiro, deputado federal por três mandatos, onde atuou na Comissão de Ciência, Tecnologia e Comunicação. Também já foi secretário municipal de Habitação do Rio de Janeiro e secretário de planejamento do estado.
Fonte: TeleSíntese (24/04/2015)

O QUE SE PODE ENTENDER POR EXPURGOS INFLACIONÁRIOS?

O que pode se entender por Expurgos Inflacionários?

Amplamente divulgados pela mídia, os Expurgos Inflacionários foram objeto de milhares de ações judiciais em todo o país e, diretamente responsáveis pelas diferenças ocorridas na multa rescisória dos trabalhadores.

Utilizando uma linguagem simples, pode-se dizer que um Expurgo Inflacionário surge, quando os índices de inflação, apurados em um determinado período, não são aplicados, ou mesmo, quando o são, sua aplicação utiliza um percentual menor do que efetivamente deveria ter sido utilizado, reduzindo o seu valor real.

No caso, relativo às contas vinculadas do FGTS, o Expurgo ocorreu em vários períodos, sobretudo em janeiro de 1989 e abril de 1990.

É que a Caixa Econômica Federal, como gestora do Fundo, em razão de alterações de índices, ou de adoção de Planos Econômicos, ou ainda pela simples troca de indexadores que incidiram sobre os valores das contas vinculadas do FGTS dos trabalhadores, deixou de atualizar corretamente os saldos destas contas.

Deve-se ressaltar que estes índices acumulados e incidentes um sobre o outro, resultaram em perda efetiva de aproximadamente 68,9% sobre o rendimento dos valores depositados naquele período na conta vinculada dos trabalhadores, ou seja, foi uma perda substancial.

Breve sintese:

EXPURGO DE JANEIRO DE 1989 - ( Plano Verão)
O governo adotou novas regras para correção das Contas Vinculadas do FGTS, aplicando o rendimento acumulado da LFT verificado no mês de janeiro de 1989 (art. 17 da lei 7.730/89 combinado com o artigo 6º da lei 7738/89). Entretanto o índice divulgado do IPC, em fevereiro de 1989, que deveria corrigir os saldos de janeiro de 1989, foi da ordem de 42,72% enquanto a variação da LTF do período sofreu variação de apenas 22,35%, resultando em perda de 16,06% no patrimônio dos Autores. A aplicação da Medida Provisória 32/89, convertida na Lei 7.730/89, deveria ter ocorrido somente a partir de fevereiro/89.

EXPURGO DE ABRIL DE 1990 - (Plano Collor) -
No mês de abril de 1990 as contas vinculadas do FGTS foram atualizadas em zero por cento, ou melhor não foram atualizadas, embora em abril tivesse sido apurada e publicada a inflação de 44,8%, conforme IPC do período. A Caixa Econômica, gestora do FGTS, deixou de aplicar o índice correspondente ao BTN do período (a Lei 7.777/89, artigo 5º, § 2º dispõe que o valor do BTN será atualizado mensalmente pelo IPC), para adotar a Portaria 191-A, do Ministério da Economia, que determinou a atualização em zero por cento. Assim os Trabalhadores tiveram efetiva perda patrimonial equivalente a 44,8% do valor do saldo de suas contas.
Fonte : Juris Way

quarta-feira, 29 de abril de 2015

MUITA ATENÇÃO QUANDO FOR FINANCIAR UM CARRO USADO...

Para financiar carro, não adianta calcular só prestação

por CLAUDIA ROLLI

Para financiar um carro usado, não adianta olhar só se a prestação cabe no bolso.

O cálculo tem de considerar o orçamento, mas também deve-se incluir nessa conta gasto com IPVA, seguro, uma reserva para manutenção, já que o veículo usado exige reparos com maior frequência, e gasto mensal com combustível, além de verificar prazo e juros de financiamento.

"O endividamento ainda ocorre porque o consumidor erra ao dimensionar a capacidade de pagamento. A prestação pode ser baixa, mas ele tem de fazer uma reserva para os gastos indiretos", diz Nicola Tingas, economista da Acrefi. "O acho que vai dar muitas vezes não dá."

Para os representantes do setor de usados, se o consumidor conseguir dar entrada de cerca de 30% do valor total deve conseguir juros menores. "À medida que a entrada aumenta, diminui o risco para a instituição que empresta o dinheiro, e as condições melhoram para o consumidor", diz Ilídio dos Santos, presidente da Fenauto.

Além de verificar se a documentação está em dia, incluindo o pagamento do IPVA e do licenciamento, especialistas em defesa do consumidor recomendam checar o certificado de registro do veículo.

Nele deve constar o nome da loja (pessoa jurídica) ou do vendedor (pessoa física). Se estiver em nome de terceiros, desconfie, alertam.

O Procon-SP aconselha ainda o consumidor a fazer um termo de compromisso em que a loja ou vendedor (pessoa física) se responsabilize por multas, débitos de impostos e financiamentos existentes antes da data da compra e conferir se o ano de fabricação ou do modelo do carro coincide com o ano registrado no lacre do Detran, fixado na placa traseira.

"Se houver diferença, o vendedor deve justificar com comprovantes emitidos por órgãos de trânsito", orienta o Procon-SP.

PARA FICAR ATENTO

Há ainda alguns cuidados como observar se o chassi e o motor têm a mesma numeração. Se houver divergência nas informações, o comprador pode ter problemas com o seguro –empresas podem se negar a fazê-lo– suspeita de clonagem ou até adulteração de motor.

Revendedores também alertam para cuidados básicos, como verificar se no manual do veículo constam revisões, em que data e quilometragem foram feitos.

Outros pontos para ter atenção é com a leitura do contrato de compra e venda, exigir uma via assinada pelo vendedor.

"Cláusulas contratuais que limitam a garantia apenas para motor e câmbio não têm validade. Veículos são bens móveis duráveis, com garantia de 90 dias para todas as suas peças", informa o Procon.

Caso o carro apresente problemas após a aquisição, o consumidor deve fazer solicitações sempre por escrito e exigir a emissão de ordens de serviço, em caso de análise ou conserto. Assim que tomar conhecimento, o fornecedor tem até 30 dias para solucionar a questão. 
Fonte: Folha Online - 27/04/2015

terça-feira, 28 de abril de 2015

SACO SEM FUNDO DOS FUNDOS DE PENSÃO...

O saco sem fundo dos fundos de pensão 
Problemas de gestão e a crise econômica afetam o equilíbrio de algumas das principais fundações do País 
A soma dos resultados dos fundos de pensão deficitário superou pela primeira vez o total dos superavitários 
Déficit atinge pior patamar para o mês de novembro desde 2001 Coluna do um no meio Atingidos pelo mau desempenho da economia interna e dos mercados dos principais produtos de exportação do País, os fundos de pensão vivem tempos difíceis.  Pela primeira vez, a soma dos resultados negativos das fundações deficitárias, de 35,4 bilhões de reais em 2014, superou o total dos saldos positivos dos superavitários, de 27,6 bilhões de reais, segundo a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar. O déficit cresce há quatro anos e as perspectivas para 2015 não são de reversão do quadro. 
O problema afeta diretamente 557 mil aposentados e interessa aos 2,7 milhões de empregados de cerca de 3 mil empresas públicas e privadas patrocinadoras de 317 fundos de previdência complementar. Por mês, os fundos pagam mais de 2,5 bilhões de reais em benefícios. Os patrimônios das instituições financeiras, formados por contribuições das empresas mantenedoras e dos seus funcionários, são aplicados no mercado financeiro para gerar rentabilidade e garantir o complemento da aposentadoria dos seus associados. Com essa atuação, os fundos de pensão constituem a principal fonte de financiamento de longo prazo para as empresas nas quais investem com a compra de ações e outros títulos. As instituições acumulam hoje quase 700 bilhões de reais em ativos. 
O aumento do déficit resulta da baixa rentabilidade dos investimentos dos fundos, de 7,07% em 2014, abaixo da meta de 12,07% necessária para garantir o pagamento das aposentadorias futuras. As aplicações que mais derrubaram o resultado foram as realizadas em renda variável (ações), 26% dos investimentos do sistema. Suspeitas de má gestão dos ativos também recaem sobre algumas entidades, e a oposição tenta pedir a abertura de uma CPI no Senado. 
Segundo a Superintendência Nacional de Previdência Complementar, nos últimos dez anos a rentabilidade agregada das instituições foi de 265,66%, acima da taxa média atuarial acumulada de 165,09%. Para a Previc e a Abrapp, esse desempenho afasta problemas de solvência no sistema. 
Os planos com déficit acima de 10% das reservas ou com resultados negativos por três anos consecutivos devem passar por um processo de recuperação de desempenho.  Os déficits de três fundos de empresas públicas, a Petros, dos funcionários da Petrobras e de outras 143 empresas do setor petrolífero, a Funcef, da Caixa Econômica Federal, e o Postalis, dos Correios, somam 13,4 bilhões de reais, equivalentes a 38% do total. A Previ, do Banco do Brasil, o maior fundo do País, tem um superávit de 12,6 bilhões. 
Segundo Claudia Moinhos Ricaldoni, presidente da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão, as turbulências da economia enfrentadas pelas fundações são as mesmas de qualquer investidor institucional, com exceção do Postalis, onde a crise é mais grave e tem a ver com má gestão. A Previc multou e inabilitou para atuação em fundos de pensão por até três anos o ex-presidente do Postalis Alexej Predtechensky, dois diretores e dois gerentes. “Nenhum dirigente errou por desconhecimento das regras do mercado, mas a razão tem de ser investigada pelas autoridades competentes”, diz Ricaldoni. A rentabilidade da instituição em 2014 foi negativa em 13,39%, enquanto a meta era 12,45% positivo. 
Com um déficit de 5,6 bilhões de reais, acima dos seus ativos de 5 bilhões, o Postalis foi obrigado, por disposições da legislação do setor, a apresentar um plano de equacionamento das perdas com execução a partir deste mês e sujeito a revisões anuais. Durante 15 anos e seis meses, os Correios pagarão mensalmente um adicional de 3,88% da folha de pagamento referente a 71 mil trabalhadores ativos participantes do plano deficitário. Os beneficiários participarão com o mesmo porcentual sobre o salário, além da contribuição normal. Uma ação da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares corre na Justiça Estadual do Distrito Federal contra a contribuição extra dos empregados e pela responsabilização do Postalis pelos maus investimentos. 
Segundo Ricaldoni, o caso serve como alerta para os funcionários exercerem o seu poder de fiscalização e mostra a necessidade de se repensar os parâmetros dos planos. “Somos críticos da distribuição de superávits e do equacionamento de déficits em curtos espaços de tempo.” Cita como exemplo a Funcef, que até 2009 distribuía excessos de rentabilidade e agora precisará equacionar um déficit. 
Dois planos de benefícios da Funcef acumularam por três anos seguidos um déficit de 5,5 bilhões de reais, cerca de 10% patrimônio, de 54,2 bilhões. Os 29 mil beneficiários e a Caixa precisarão fazer aportes adicionais, a partir do primeiro semestre de 2016, para equacionar as contas. Um dos principais prejuízos da Funcef resultou da sua participação indireta na Vale, que sofreu desvalorização de 40% no último triênio por causa da queda do preço do minério de ferro, principalmente. 
A estratégia do fundo agora é diminuir a exposição ao mercado de ações, de maior risco, e elevar os investimentos em renda fixa para aproveitar a alta dos juros. A Funcef também suspendeu temporariamente os aporte de recursos na OAS Empreendimentos, braço da OAS no setor imobiliário, depois do pedido de recuperação judicial feito por esse grupo. Em 2013, o fundo havia firmado um acordo para se tornar sócio da empresa. Hoje o negócio está sob análise. 
Para complicar ainda mais a vida dos fundos, a OAS anunciou a sua saída da concessionária Invepar, na qual era acionista ao lado da Funcef, da Petros e da Previ. A Funcef admite que poderá rever a sua participação, mas só no caso de os demais parceiros fazerem o mesmo, pois contratualmente não pode ter mais de 25% da sociedade. Os demais fundos não se pronunciaram sobre o assunto. 
Outro ativo que perdeu valor é a Sete Brasil, estaleiro que tem como sócios os fundos Funcef, Previ e Petros, além de grandes bancos e fundos de private equity. A empresa enfrenta dificuldades de financiamento e capitalização depois de ser citada nas investigações da Operação Lava Jato e por conta da redução do plano de investimento da Petrobras. O BNDES suspendera a liberação de um financiamento para a companhia, beneficiada recentemente pela prorrogação por 90 dias de um empréstimo-ponte concedido por bancos privados. 
O resultado da Petros no ano passado ainda não foi divulgado. Como parte do balanço da Petrobras, o fundo passa pela mesma auditoria independente em curso na estatal. Depois de cinco anos consecutivos de superávit, a fundação registrou em 2013 um déficit de 2,3 bilhões, atribuído pela sua diretoria ao mau desempenho da Bolsa de Valores e ao aumento dos compromissos em cerca de 1 bilhão de reais, devido a mudanças no cálculo de expectativa de vida dos filiados. A rentabilidade do fundo foi negativa em 0,19%, ante uma meta de 11,74%. A Petros defende, porém, que os resultados de médio prazo garantem a confiabilidade dos seus investimentos. Nos últimos dez anos, a fundação acumulou uma rentabilidade de 307,78%, superior à meta de 241,26%. Seu patrimônio é de 68 bilhões de reais. 
A situação da economia leva os fundos a assumirem uma postura mais conservadora, com maior preferência por aplicações de renda fixa, em sintonia com os demais investidores. As instituições brasileiras estão longe, porém, do peso que o setor atingiu em economias mais avançadas. A participação dos ativos dos fundos de pensão no PIB do País, em queda desde 2012, está em 14%, enquanto nos Estados Unidos representa 113%, no Reino Unido, 131%, e na Holanda, 170%. 
(Samantha Maia - Carta Capital)

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Fundos de Pensão: Presidente da Funcef se irrita com cobrança de associados


Carlos Alberto Caser bateu boca com beneficiários do Fundo de Pensão da Caixa em apresentação para justificar rombo de mais de R$ 5,5 bilhões

O clima não anda nada bom na Funcef, o fundo de pensão dos servidores da Caixa Econômica Federal. Em reunião na segunda-feira 13, no auditório da CEF, para a apresentação do balanço patrimonial da entidade, o diretor-presidente Carlos Alberto Caser não resistiu à pressão dos associados e deu um verdadeiro “piti” no evento. Caser foi recebido com vaias tímidas, que aumentaram após sua reação. Em vídeo exclusivo obtido por ISTOÉ, o dirigente diz que está ali para prestar contas. “Não estamos aqui brincando”, afirma. “Se for para gritar eu também vou gritar”.

Manchete de ontem do jornal “Correio Braziliense” revelou que a gestão petista deixou um rombo de R$ 5,6 bilhões na Funcef. Para receber a aposentadoria complementar na qual investiram, os participantes do fundo de pensão terão agora de fazer contribuições adicionais por 12 anos. Trata-se do segundo fundo de pensão a tomar medida semelhante. No início do mês, o Postalis, dos servidores dos Correios, anunciou que 100 mil carteiros serão obrigados a arcar com aportes extras para cobrir um déficit também de R$ 5,6 bilhões.

Caser tentou relativizar o resultado pífio da administração petista no comando do Funcef. “Se agrada ou desagrada, é da regra democrática”, filosofou. 
Diante das críticas de uma pensionista, o presidente da Funcef perdeu a linha. “Quem diz o que interessa é a diretoria que está aqui, não é você. São 136 mil participantes, não é você sozinha que vai dizer o que interessa.” 
O tom agressivo fez os demais participantes reagirem com vaias mais fortes. Em vez de apaziguar os ânimos, o dirigente preferiu destilar arrogância e ironia. “Queria que vocês dessem uma vaiada logo. Assim vocês relaxam. Eu senti que vocês estavam com isso na garganta. Solta gente. De uma vez, forte!

Segundo relatos, após o “piti” a maioria dos presentes se levantou e deixou o local.

Fonte: Isto É, colaboração Houw Ho Ling (26/04/2015)
COPIADO DO BLOG APOSENTELECOM

JUSTIÇA CONCEDE LIMINAR E SUSPENDE PAGAMENTOS DOS PARTICIPANTES DA POSTALIS...

Justiça suspende contribuições de participantes para cobrir déficit

A Associação dos Profissionais dos Correios (Adcap) obteve liminar na Justiça que suspende os pagamentos para o equacionar o déficit de R$ 5,6 bilhões do maior plano do Postalis, o fundo de pensão dos Correios. A medida vale apenas para os funcionários, e não para a empresa patrocinadora.

"Os advogados da Adcap prosseguem preparando outras ações contra o Postalis e os Correios, em função do bilionário déficit que se produziu no instituto nos últimos anos, sem culpa ou participação dos trabalhadores", afirma a associação em nota. O Postalis diz, em comunicado, que foi informado da decisão liminar e que "apresentará defesa e utilizará as medidas jurídicas cabíveis para tentar reverter a decisão que, no entanto, será cumprida imediatamente".
O fundo de pensão destaca que, caso seja reformada a decisão, os valores serão devidamente cobrados. Pelas regras dos fundos de pensão, déficits e superávits de planos de benefícios devem ser divididos entre participantes e empresas patrocinadoras de forma paritária ­ o que, no caso do Postalis, significa meio a meio. Os funcionários e os Correios começariam a fazer aportes extras no plano de benefício definido (BD) no fim deste mês.

Para os participantes ativos (que ainda trabalham) e assistidos (aposentados e pensionistas), as contribuições extras seriam descontadas diretamente da folha de pagamento, numa proporção de 25,98% do benefício. Para os assistidos, ainda incide a taxa de administração de 9% do plano, o que aumenta o valor do desconto para quase 35%. O valor começaria a ser cobrado na folha de pagamento de abril dos cerca de 90 mil participantes do plano e teria prazo máximo de vigência de 15,5 anos, ou seja, poderia se estender até junho de 2030. Os participantes não são contra o equacionamento do déficit, mas acreditam que deveriam arcar apenas com a parte que é derivada de mudanças nas premissas atuariais do plano, como mudança de expectativa de vida dos participantes e alteração da taxa de juros.

A decisão foi proferida pela juíza Ana Carolina Ferreira Ogata, da Primeira Vara da Justiça do Distrito Federal. (Valor). 
Valor

sexta-feira, 24 de abril de 2015

SEGURADORAS : PAGAMENTO DE INDENIZAÇÕES EM ATÉ 30 DIAS...

Seguradoras: Pagamento de indenizações em até 30 dias 
O Plenário da Câmara dos Deputados votará em breve o Projeto de Lei 2479/00, que determina que a indenização decorrente de apólice de seguro deverá ser paga no prazo máximo de 30 dias após a comunicação do sinistro. 
A proposta é de autoria do deputado Ricardo Barros (PP-PR) e altera o Decreto-lei 73/66, que regulamentou as operações de seguro privado no País. Se após o prazo a indenização não tiver sido paga por discordâncias contratuais entre a seguradora e o cliente, caberá à empresa, em até cinco dias úteis, fundamentar por escrito ao segurado as razões da discordância. 
De acordo com o projeto, se o segurado não concordar com a decisão da seguradora, esta deverá propor uma ação de consignação de pagamento contra o segurado. Ou seja, a indenização será depositada em um banco e lá ficará até que haja decisão judicial sobre a disputa. 
Segundo o deputado Ricardo Barros, o objetivo da proposta é impedir que as seguradoras utilizem expedientes para postergar o pagamento das indenizações aos clientes. Ao estabelecer um prazo limite e remeter, em caso de desacordo, o assunto para o Judiciário, Barros acredita que o segurado terá mais condições de lutar pelos seus direitos. “Assim, não haverá espaços para indefinidas postergações por parte das seguradoras, prejudicando os interesses dos consumidores”, disse. (Agência Câmara)

A FISCALIZAÇÃO NECESSÁRIA DOS FUNDOS DE PENSÃO...

A fiscalização necessária dos fundos de pensão 
O dito popular "depois da casa arrombada é que se coloca cadeado na porta" se aplica à decisão da Superintendência Nacional da Previdência Complementar (Previc) de fiscalizar 1.099 planos de aposentadoria, em especial 43 fundos de pensão, na maioria de empresas estatais, que em 2014 tiveram déficit de R$ 31 bilhões, 42,71% superior ao de 2013.0 Postalis, dos Correios, e a Funcef, da CEF, respondem por metade do déficit e anunciaram ajustes. 
Nos Correios, na folha de pagamento deste mês será feito o desconto adicional de 5% sobre os salários de 150 mil trabalhadores da ativa e aposentados.Medidas extremas como esta poderiam ter sido evitadas se a Previc tivesse realizado a fiscalização para a qual foi instituída. 
Como noticiou O Estado (19/4), diretores da Previc explicam que os déficits decorreram da queda de cotações em bolsa e de mudança da meta atuarial das fundações. Mas é público e notório que fundos de pensão estatais fizeram aplicações de alto risco. O Postalis comprou papéis lastreados por títulos argentinos e venezuelanos, perdendo R$ 190 milhões. E fundos de pensão de estatais foram frequentemente "convocados" pelo governo para alavancar investimentos em infraestrutura, muitos sem conclusão e retorno. 
O problema é grave. 
Mesmo fundos que não registraram prejuízos não atingiram as metas atuariais - a rentabilidade capaz de garantir o pagamento de aposentadorias. Em média, os fundos renderam 7%, em 2014, abaixo dos 11,73% necessários. 
As diretorias de alguns fundos querem agora não só mudar a meta de rentabilidade, mas alterar o porcentual que os obriga a se recapitalizar, sem ter de aumentar a contribuição de associados e patrocinadoras. A tolerância atual é de um déficit de até 10% do patrimônio líquido. 
A associação dos fundos (Abrapp) argumenta que contribuições extras podem ser até desnecessárias. O governo, diz o presidente da Abrapp, José Ribeiro Pena Neto, quer adiar a discussão, para não ser acusado de "afrouxar" regras em face de déficits bilionários. A discussão é importante, mas não nos termos colocados. A confiabilidade é o maior ativo de qualquer fundo - e ela está em jogo à falta de fiscalização adequada, com apoio ativo dos associados, que são os principaisbe-neficiários. Estes precisam ter voz nos conselhos deliberativos dos fundos, como reivindicam associados da Previ, da Petros e da Funcef que apontam má administração e ingerência política nos investimentos.  (Editorial - O Estado de S.Paulo)

quinta-feira, 23 de abril de 2015

ASSOCIADOS VÃO COBRIR ROMBO DE 43 FUNDOS DE PENSÃO...

Associados vão cobrir rombo de 43 fundos de pensão 
No fim deste mês, o contra cheque dos funcionários dos G Correios virá com um desconto extra, em torno de 5% do salário médio, para poder compensar as perdas bilionárias que o fundo de aposentadoria da categoria, o Postalis, registra nos últimos anos. Mas a desventura não será exclusiva dos carteiros. Ao todo, 43 fundos de pensão no País terão de readequar as contas e apresentar a fatura aos participantes, sejam trabalhadores na ativa ou aposentados, e às empresas patrocinadoras. 
Dados da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) mostram que, em 2014, o déficit total atingiu R$ 31 bilhões - 42,71% maior do que no ano anterior. Pelas regras, nem todo mundo que teve déficit precisa fazer o ajuste neste ano.Mas a maior parte deles terá de fazer neste ano o chamado "equacionamento", ou seja, o rateio do prejuízo. 
Na média, mesmo quem não teve prejuízo não conseguiu atingir as chamadas metas atuariais: a rentabilidade mínima que permite ao fundo ter dinheiro para pagar a aposentadoria de seus participantes. A rentabilidade nominal dos fundos em 2014 foi de 7%, mas deveria ter sido de 11,73%. Na prática, isso significa que, se continuarem a não cumprir as metas, aumenta, a cada ano, o número de entidades que podem fazer chamadas extras de contribuição. 
Dois grandes fundos de pensão do País, o Postalis e a Funcef, da Caixa Econômica Federal, já divulgaram oficialmente que terão de fazer ajustes. Juntos, eles foram responsáveis por quase metade do déficit das fundações, afetando 150 mil trabalhadores ou aposentados. Os motivos para que os fundos tenham apresentado déficit tão expressivo, segundo os diretores da Previc, Sérgio Bjund e Maurício Nakata, decorrem da desvalorização da Bolsa de Valores e de mudanças na taxa de metas de fundações. Mas também está na conta de provisões, que estão sendo feitas para prováveis perdas com investimentos mal direcionados. 
Crise 
Tantos déficits estão gerando uma crise de confiança e questionamentos sobre o papel da Previc, o órgão responsável pela fiscalização dos fundos. Os funcionários dos Correios, por exemplo, por meio de sua Federação Nacional, estão pedindo que a Previc seja responsabilizada na Justiça pelo déficit do Postalis, que chega a 50% do caixa que o fundo deveria ter. 
Em resposta, a Previc decidiu que neste ano vai fiscalizar todos os 1.099 planos que estão sob sua responsabilidade, segundo os diretores do órgão. E uma forma de tentar evitar que a crise de confiança se espalhe pelos 3,2 milhões de trabalhadores ou aposentados que têm R$ 704 bilhões em fundos fiscalizados pela Previc. 
Os administradores dos fundos de pensão, por outro lado, pressionam o governo e o órgão regulador do setor para alterar as regras de solvência dos planos. As entidades querem modificar o cálculo a partir do qual os participantes e os patrocinadores são obrigados a injetar recursos para cobrir desequilíbrios. 
A tolerância atual é com um déficit de 10% do patrimônio líquido. Caso ultrapasse esse limite, o fundo tem de se reequilibrar, elevando contribuições de participantes e patrocinadores. Se o plano ficar no vermelho por três anos consecutivos também é obrigado a fazer novos aportes. O setor pede que esse limite deixe de ser um número fixo para todos os planos e passe a ser calculado com base no horizonte médio dos prazos de pagamento dos benefícios. 
A Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), que representa o setor, argumenta que, em alguns casos, contribuições extras exigidas para reequilibrar déficits de curto prazo podem se mostrar desnecessárias no longo prazo. Para o presidente da Abrapp, José Ribeiro Pena Neto, o governo quer adiar a discussão. Há um temor que a mudança seja vista como "afrouxamento" das regras quando déficits bilionários vêm à tona. "A discussão é importante e relevante", disse o diretor-superintendente Carlos Alberto de Paula. 
Na prática, os órgãos reguladores já flexibilizam as regras. Caso contrário, os desequilíbrios seriam maiores. No fim do ano passado, foi permitida uma mudança na forma de calcular a contabilidade de títulos públicos. Segundo a Previc,isso pode fazer com que o número de 43 fundos que precisam fazer equacionamento caia. Mas isso só será conhecido em julho, após a divulgação dos balanços.  (Josette Goulart e Murilo Rodrigues Alves - O Estado de S.Paulo-19.04)

PRAZO PARA ENVIO DA DECLARAÇÃO DO I RENDA TERMINA NO DIA 30 DE ABRIL...

Prazo para envio da declaração do IR termina no dia 30

22/04/2015
Os contribuintes que estão obrigados a declarar o Imposto de Renda 2015 têm dez dias para prestar contas ao Fisco. O prazo termina às 23h59 do dia 30 de abril. Quanto antes o documento for entregue, mais cedo vem a restituição - que começa a ser liberada a partir de junho, em sete lotes.
Até sexta-feira, 17, 12,3 milhões de pessoas haviam declarado, segundo a Receita Federal. O número representa quase metade dos 27,5 milhões de documentos estimados pelo Fisco.
Esse ano, estão obrigados a declarar os contribuintes que tiveram, em 2014, rendimentos tributáveis superiores a R$ 26.816 ou rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte que ultrapassem R$ 40 mil. Quem teve posse ou propriedade de bens ou direitos em valor superior a R$ 300 mil, em 31 de dezembro, também deve prestar contas. A lista completa de obrigatoriedades pode ser conferida em: estadao.com.br/e/entendaseuir.
Após a entrega, é necessário checar periodicamente se o IR não ficou retido na malha. Para isso, acesse o centro virtual eCAC, em https://cav.receita.fazenda.gov.br/eCAC As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
 Fonte: exame.abril.com.br

TERCEIRIZADOS : INSS É GARANTIDO POR ANTECIPAÇÃO...

Terceirizados: INSS garantido por antecipação 
A Câmara dos Deputados aprovou ontem alterações ao projeto que regulamenta a terceirização no país. 
A empresa que terceirizar serviços terá mais obrigações sobre os direitos trabalhistas. 
O governo conseguiu colocar no projeto a retenção antecipada da contribuição do INSS para todas as empresas, o que não fazia parte do texto original. 
Assim, o terceirizado terá mais garantias de que o tempo trabalhado na empresa entrará no cálculo da aposentadoria e não correrá risco de ficar sem as contribuições do período. 
A Fazenda queria a retenção do INSS de 11% ou 5,5% do faturamento para a maioria das empresas, de acordo com a quantidade de mão de obra envolvida no contrato, o que provocaria aumento de carga tributária, segundo o relator do projeto, deputado Arthur Maia (SD-BA). 
Os deputados fixaram o valor em 20% da folha de pagamento, como já é hoje para essas empresas. (Folhapress)

MUI BEVENIDO AO BLOG DA AATERN -

BRINDES SORTEADOS NA CONFRATERNIZAÇÃO

BRINDES SORTEADOS NA CONFRATERNIZAÇÃO
PARTE CENTRAL DA ORNAMENTAÇÃO

PALCO II DA FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO

PALCO II DA FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO
JOAO PEREIRA- MOURA E AGUINALDO PTE SINTTEL RN

ANIVERSÁRIO DO JESSÉ NOBRE BARRETO

ANIVERSÁRIO DO JESSÉ NOBRE BARRETO
COM A PRESENÇA DOS AMIGOS E AMIGAS TELERNIANOS (veja esta foto ampliada mais abaixo)

SORTEIO DAS CESTAS DE NATAL

SORTEIO DAS CESTAS DE NATAL
ANA MARIA BARROS

SORTEIO DAS CESTAS DE NATAL

SORTEIO DAS CESTAS DE NATAL
MARIA DAGUIA AMARAL

APOSENTADORIA DO PESSOAL DO TRÁFEGO - FOTO EXTRAÍDA DO JORNAL O TELERN DE DEZEMBRO 1997.

APOSENTADORIA DO PESSOAL DO TRÁFEGO - FOTO EXTRAÍDA DO JORNAL O TELERN DE DEZEMBRO 1997.
ROSINETE, NORA, CONCEIÇÃO RÉGIS E SOCORRO PEREIRA.

FOTO EXTRAÍDA DO JORNAL O TELERN EM DEZEMBRO DE 1997

FOTO EXTRAÍDA DO JORNAL O TELERN  EM DEZEMBRO DE 1997
A ASSISTENTE SOCIAL - IRENE FILGUEIRAS - HOMENAGEADA NO DIA DA SUA APOSENTADORIA.

FOTO EXTRAÍDA DO JORNAL O TELERN DE MAIO 1998

FOTO EXTRAÍDA DO JORNAL O TELERN DE MAIO 1998
ANA BARROS E RITA DE CÁSSIA.

AATERN ESTÁ ANTENADA : PRIMEIRA TURMA SE ATUALIZANDO NA INFORMÁTICA.

AATERN ESTÁ ANTENADA : PRIMEIRA TURMA SE ATUALIZANDO NA INFORMÁTICA.

ASSOCIADOS DA AATERN ATUALIZANDO-SE NA INFORMÁTICA.

ASSOCIADOS DA AATERN ATUALIZANDO-SE NA INFORMÁTICA.

ESTE É O CANTINHO DA SUPER SAUDADE ==>>VEJA NATAL DOS VELHOS E BONS TEMPOS

ESTE É O CANTINHO DA SUPER SAUDADE ==>>VEJA NATAL DOS VELHOS E BONS TEMPOS
AVENIDA CIRCULAR - PRAIA DOS ARTISTAS,PRAIA DO MEIO EM 1950

BELOS E BONS TEMPOS DO ESTÁDIO JUVENAL LAMARTINE

BELOS E BONS TEMPOS DO ESTÁDIO JUVENAL LAMARTINE
ENTRADA DO ESTÁDIO JUVENAL LAMARTINE EM 1945

ÉRAMOS FELIZES E NÃO SABÍAMOS...

ÉRAMOS FELIZES E NÃO SABÍAMOS...
PRAIA DE AREIA PRETA EM 1950

O PRESIDENTE DA TELERN LUCIANO B DE MELLO ENTREGANDO O TROFÉU DE CAMPEÃO DAS INDÚSTRIAS EM 1974

O PRESIDENTE DA TELERN LUCIANO B DE MELLO ENTREGANDO O TROFÉU DE CAMPEÃO DAS INDÚSTRIAS  EM 1974
JOSE SIQUEIRA E DR. LUCIANO B MELO

CONFRATERNIZAÇÃO DO DEPTO DE CONTABILIDADE

CONFRATERNIZAÇÃO DO DEPTO DE CONTABILIDADE
FOTO DO ANO DE 1986

O "AMIGO VELHO" LUIZ G.M.BEZERRA

O "AMIGO VELHO" LUIZ G.M.BEZERRA
GRANDE PERSONAGEM E BALUARTE DA NOSSA TELERN

CONFRATERNIZAÇÃO NO NATAL DA CONTABILIDADE

CONFRATERNIZAÇÃO NO NATAL DA CONTABILIDADE
"VELHOS TEMPOS, BELOS DIAS"

ENTREGA DO BRINDE SORTEADO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DOS PAIS.

ENTREGA DO BRINDE SORTEADO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DOS PAIS.
SALÃO DE EVENTOS DO SINTTEL/RN - AGOSTO 2009

ENTREGA DO BRINDE SORTEADO EM HOMENAGEM AO DIA DOS PAIS

ENTREGA DO BRINDE SORTEADO EM HOMENAGEM AO DIA DOS PAIS
JOSIAS SALES - AGOSTO 09 - NA SALA DE EVENTOS DO SINTTEL/RN

ESSA É A PRIMEIRA TURMA DA PESADA

ESSA É A PRIMEIRA TURMA DA PESADA
PRIMEIRA TURMA DA INFORMÁTICA DA TERCEIRA IDADE - TÊM AMIGOS(AS) QUE DISCORDAM

REUNIÃO MENSAL DA AATERN

REUNIÃO MENSAL DA AATERN
PRIMEIRA REUNIÃO NA SALA DE EVENTOS DO SINTTEL/RN - AGOSTO 2009

FOTO DE OUTUBRO 2007

FOTO DE OUTUBRO 2007
LUIZ SÉRGIO FILGUEIRAS....

FOTO DE SETEMBRO DE 2007

FOTO DE SETEMBRO DE 2007
PEDRO GONÇALVES-GERALDO BARROS - AUDINETE......

FOTO PUBLICADA NO JORNAL DO GRET EM 07 DE 1980

FOTO PUBLICADA NO JORNAL DO GRET EM 07 DE 1980
"VELHOS TEMPOS BELOS DIAS"

FOTOS ATUAL DO CLUBE TELERN

FOTOS ATUAL DO CLUBE TELERN
"VELHOS TEMPOS, BELOS DIAS"

NOSSOS AMIGOS DAS ASSOCIAÇÕES - DE FLORIANÓPOLIS - RECIFE E FORTALEZA

NOSSOS AMIGOS DAS ASSOCIAÇÕES - DE FLORIANÓPOLIS - RECIFE E FORTALEZA
DA ESQUERDA PARA DIREITA - EGÍDIO - JEAN E LANDIN

M E I N A R D O - EX-TELERNIANO

M E I N A R D O  - EX-TELERNIANO
VELHOS TEMPOS , BELOS DIAS...

AMIGOS EX-TELERNIANOS

AMIGOS EX-TELERNIANOS
DAMIÃO - ZÉ SENA - DOS ANJOS - MESTRE CHICO - JUSTINA - AMARO - JOÃO MOURA

NOSSOS AMIGOS EX-TELERNIANOS

NOSSOS AMIGOS EX-TELERNIANOS
GERALDO DINIZ(CARNEIRINHO) E ANA ELEIDA.

VOCÊ LEMBRA DO PAULO AURELIANO?? "MESTRE CHICO"?? E JOÃO PEREIRA??

VOCÊ LEMBRA DO PAULO AURELIANO?? "MESTRE CHICO"??  E JOÃO PEREIRA??
"Foto obtida em uma de nossas Reuniões Mensais" ( No SEGUNDO Sábado de cada mês ). A partir do mes de Agosto 2009 será na Sala de Eventos do SINTTEL/RN- às 10 horas da Manhã -Vizinho ao I.P.E.- Venha você também, participe e reveja os antigos Companheiros de velhas e Memoráveis lembranças na EX-TELERN.

VEJAM BEM ABAIXO DESTE BLOG FOTOS ANTIGAS E ATUAIS DOS EX-TELERNIANOS

NO FINAL DA PÁGINA DESTE BLOG VEJA AS FOTOS DE EX-TELERNIANOS.

PRESIDENTE E DIRETORA FINANCEIRA DO SINTTEL RN - QUEREMOS QUE ESTA DUPLA CONTINUE EM 2010

PRESIDENTE E DIRETORA FINANCEIRA DO SINTTEL RN - QUEREMOS QUE ESTA DUPLA CONTINUE  EM 2010
AGUINALDO E IARA

DIRETORA FINANCEIRA DA FENAPAS

DIRETORA FINANCEIRA DA FENAPAS
FLORDELIZ MARIA DE MOURA RIOS - ASTAPTEL MG

VOCÊ CONHECE NOSSAS ADVOGADAS?

VOCÊ CONHECE NOSSAS ADVOGADAS?
(DA ESQUERDA PARA DIREITA) DRAS. VIVIANA E ANDRÉIA - TELEFONES DO ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA - MENNA MUNEMASSA ADVOGADAS ASSOCIADAS - 3234.7365 - 9953.9802 E 9406.9802 - NATAL RN

Pesquisar este blog

REPRESENTANTES DE MINAS GERAIS E BRASÍLIA NA A.G.O DA FENAPAS EM CURITIBA/PR

REPRESENTANTES DE MINAS GERAIS E BRASÍLIA NA  A.G.O  DA FENAPAS EM CURITIBA/PR
DA ESQUERDA PARA DIREITA : FLORDELIZ -EZEQUIAS E ALDENÔRA

ÀO CENTRO- VICE PRESIDENTE DA FENAPAS - NORTE

ÀO CENTRO-  VICE PRESIDENTE DA FENAPAS - NORTE
JANDIRA SIQUEIRA - ASTELPE - PE

À ESQUERDA- VICE PRESIDENTE FENAPAS - SUL

À ESQUERDA-  VICE PRESIDENTE FENAPAS - SUL
ENRIQUE FERNANDEZ DE ARAMBURO PARDO - ASTELPAR
Powered By Blogger

NOSSA PARTICIPAÇÃO NA AGO DA FENAPAS EM CURITIBA/PR - 2009

NOSSA PARTICIPAÇÃO NA AGO DA FENAPAS EM CURITIBA/PR - 2009
GILDO/AL - MOURA/RN - DANILO/BA

DIRETOR ADMINISTRATIVO DA FENAPAS

DIRETOR ADMINISTRATIVO DA FENAPAS
JOÃO PEREIRA DA SILVA FILHO - AATERN NATAL

NOSSA PRESENÇA NA A.G.O. DA FENAPAS EM FORTALEZA/CE -MARÇO 2008

NOSSA PRESENÇA NA A.G.O. DA FENAPAS EM FORTALEZA/CE -MARÇO 2008
GETÚLIO ASSUNÇÃO(PB) MOISÉS (RN) E MARINALDO LEITE (PB)

BEM-VINDOS AO BLOGGER DA AATERN NATAL RN

ESTAMOS EM FASE DE CONSTRUÇÃO DO NOSSO BLOG. DESCULPEM QUAISQUER FALHAS, POIS ESTAMOS TRABALHANDO PARA MELHOR LHE INFORMAR.
ENVIE CRÍTICAS E SUGESTÕES PARA NOSSO ENDERÊÇO ELETRÔNICO : aatern.natal@supercabo.com.br
TELEFONES PARA CONTATO; 84.3206.0118 E 84.9121.4020 - NATAL RN.
ABRAÇO A TODOS
JOÃO MOURA = PRESIDENTE

PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO

PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO
JOÃO PEREIRA ( a direita)

DIRETOR ADMINISTRATIVO/FINANCEIRO

DIRETOR ADMINISTRATIVO/FINANCEIRO
JOÃO MOURA

DIRETORA SOCIAL

DIRETORA SOCIAL
JUSTINA FERREIRA

Seguidores

Arquivo do blog

ANIVERSÁRIO DE JESSÉ NOBRE BARRETO

ANIVERSÁRIO DE JESSÉ NOBRE BARRETO
VELHOS TEMPOS, BELOS DIAS

EQUIPE DO IMPEACHIMENT EM 1991

EQUIPE DO IMPEACHIMENT EM 1991

CONFRATERNIZAÇÃO DO PESSOAL DA CONTABILIDADE - NA ASFARN EM MACAÍBA - EM 1982

CONFRATERNIZAÇÃO DO PESSOAL DA CONTABILIDADE - NA ASFARN EM MACAÍBA - EM 1982

EQUIPE ASES DO VOLANTE EM 1985

EQUIPE ASES DO VOLANTE EM 1985

A EQUIPE DO COSMOS

A EQUIPE DO COSMOS

DIRETORA DA FITTEL A NÍVEL NACIONAL

DIRETORA DA FITTEL A NÍVEL NACIONAL
RAIMUNDA AUDINETE - SINTTEL RN

VOCÊ CONHECE TODOS OS COMPONENTES DESTA EQUIPE DO COMERCIAL? MANDE UM E-MAIL PARA AATERN -

VOCÊ CONHECE TODOS OS COMPONENTES DESTA EQUIPE DO COMERCIAL? MANDE UM E-MAIL PARA AATERN -
aatern.natal@supercabo.com.br

VOCÊ AINDA LEMBRA DA EQUIPE DO CBTA? MANDE UM E-MAIL PARA AATERN - aatern.natal@supercabo.com.br

VOCÊ AINDA LEMBRA DA EQUIPE DO CBTA? MANDE UM E-MAIL PARA AATERN - aatern.natal@supercabo.com.br

VOCÊ FUGIRIA DESTE LUGAR???

VOCÊ FUGIRIA DESTE LUGAR???
QUE BELA PAISAGEM........

CONFRATERNIZAÇÃO DO NATAL EM 2008

CONFRATERNIZAÇÃO DO NATAL EM 2008
O CASAL 20 DA FESTA - GORETE E CANINDÉ

PRESENÇA DOS APOSENTADOS NO NATAL DE 2008

PRESENÇA DOS APOSENTADOS NO NATAL DE 2008
NOSSOS AMIGOS BORBA E DILMA

CONFRATERNIZAÇÃO MOSSORÓ - 2008

CONFRATERNIZAÇÃO MOSSORÓ - 2008

CONFRATERNIZAÇÃO EM MOSSORÓ - 2008 - JUNHO

CONFRATERNIZAÇÃO EM MOSSORÓ - 2008 - JUNHO

CONFRATERNIZAÇÃO EM MOSSORÓ - JUNHO 2008

CONFRATERNIZAÇÃO EM MOSSORÓ - JUNHO 2008

CONFRATERNIZAÇÃ EM MOSSORÓ - 2008

CONFRATERNIZAÇÃ EM MOSSORÓ  - 2008

FESTA CONFRATERNIZAÇÃO ATIVOS E APOSENTADOS EM MOSSORÓ

FESTA CONFRATERNIZAÇÃO ATIVOS E APOSENTADOS EM MOSSORÓ
ALEGRIA....ALEGRIA...ALEGRIA