Previdência antecipa 13º dos aposentados
Folha de pagamento deste mês trará 50% do benefício. Estima-se que 23 milhões de pessoas vão ser beneficiadas com a medida anunciada ontem. Este é o 5º ano que o governo Lula faz o adiantamento
Os aposentados vão ter um dinheiro a mais no bolso no final deste mês. Ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou a visita ao edifício-sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para assinar o decreto que antecipa para as remunerações pagas na folha de agosto 50% do 13º salário dos segurados da Previdência. Em todo o País, 23 milhões de pessoas serão beneficiadas com a medida, além do comércio tem agora um impacto com aumento momentâneo de renda da circulando. Este é o quinto ano que a gestão de Lula consegue antecipar o pagamento.
O adiantamento dos 50% da gratificação é pago desde 2006 e é resultado de acordo firmado entre o governo e as entidades representativas de aposentados e pensionistas. O depósito deverá ser feito entre os cinco últimos dias úteis deste mês e os cinco primeiros dias úteis de setembro. No ano passado, a primeira parcela do 13º foi antecipada a 22,8 milhões de beneficiários e representou uma injeção de recursos de R$ 7,982 bilhões na economia dos municípios.
Segundo nota divulgada no site do Ministério da Previdência, aposentados e pensionistas, em sua maioria, receberão 50% do valor do benefício. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro. Neste caso, o valor será calculado proporcionalmente. Aqueles que também estão dependendo de auxílio-doença também devem receber uma parcela menor que os 50% adiantados agora. Segundo a regra, como o benefício é temporário, o órgão calcula a antecipação proporcional ao período em que o trabalhador está usando o benefício. Por exemplo, um pagamento iniciado em janeiro, e ainda em vigor em agosto, terá o 13º terceiro salário calculado sobre oito meses. O segurado receberá, portanto, metade deste valor. Em dezembro, caso ainda esteja afastado, o segurado irá receber o restante. Se tiver alta antes, o valor será calculado até o mês em que o benefício vigorar e acrescido ao último pagamento do benefício.
Fonte: Jornal do Comércio - PE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário