Diabetes: saiba como reconhecer e prevenir esse mal
A Diabetes Mellitus é uma doença de causa múltipla, que ocorre quando há falta de insulina - que é produzida pelo pâncreas – no organismo, ou então quando esse hormônio não atua de forma eficaz, causando um aumento da taxa de glicose no sangue (hiperglicemia). Ou seja, quando uma pessoa é diagnosticada com Diabetes, significa que a quantidade de açúcar no seu sangue está acima do normal, fato que acontece porque sem a insulina a glicose não consegue chegar ao interior das células,acumulando-se no sangue, ela se torna tóxica e pode acarretar diversos problemas.
Estima-se que boa parte das pessoas que têm diabetes,doença que também pode atingir crianças de qualquer idade,desconheça a sua própria condição. A preocupação com esse mal está aumentando no Brasil, pois segundo dados disponíveis no site do Ministério da Saúde, a diabetes está se tornando a epidemia do século e já afeta cerca de 246 milhões de pessoas em todo o mundo. Até 2025, a previsão é de que esse número chegue a 380 milhões.
Conheça os tipos mais frequentes da doença:
Tipo 1 – Diabetes Mellitus Insulinodependente:
Geralmente é identificada em crianças e adolescentes. É necessária a aplicação de insulina para o controle da doença ao longo de toda vida.
Tipo 2 – Diabetes Mellitus não Insulinodependente:
É o tipo mais frequente da doença. Aparece geralmente após os 40 anos de idade ou em adolescentes com excesso de peso. Outros fatores que podem contribuir para seu surgimento são o sedentarismo, histórico familiar, tabagismo e hipertensão arterial.
Diabetes Gestacional:
Aparece durante a gravidez, sobretudo se a mulher tiver mais de 30 anos, parentes próximos com diabetes, já teve filhos pesando mais de 4 Kg ao nascer, já teve abortos ou natimortos, é obesa ou aumentou muito de peso durante a gestação.
Para reconhecer a doença, algumas dicas são importantes.
Na Diabetes tipo 1 e 2, ocorre o aparecimento de uma fome exagerada que pode ser acompanhada por ganho ou perda de peso. No tipo 2 também é possível perceber o desânimo, fraqueza e o cansaço físico. Além disso, enquanto na Diabetes tipo 1 eles surgem de maneira rápida, no tipo 2 eles podem estar ausentes ou aparecem de forma lenta e gradual.
A prevenção desse mal pode ser feita com algumas mudanças simples de hábito. Inclua a prática de exercícios físicos regulares no seu dia a dia e controle seu peso e alimentação, além disso faça exames periódicos de sangue, a partir dos 40 anos.
Vale lembrar que no Brasil, o SUS (Sistema Único de Saúde), fornece gratuitamente, para a rede básica de saúde, os medicamentos essenciais para o controle da diabetes.
Fonte: Portal da Fundação Atlântico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário