11/06/2012
Dados do Ministério da Saúde informam que os casos de mulheres infectadas pelo vírus da aids na terceira idade aumentaram mais de 75 por cento nos últimos 14 anos. Entre os homens com mais de 50 anos, o número de infectados pelo vírus HIV subiu 43 por cento de 1998 para cá.
De acordo com o assessor técnico do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do ministério da Saúde, Gil Casimiro, o número de casos de aids entre as pessoas que têm mais de 50 anos aumentou por uma razão simples: elas têm muita resistência em usar o preservativo.
"O fato é que essa população teoricamente não teve a cultura do uso do preservativo. Uma população mais idosa que na fase jovem e adulta não teve a cultura do uso do preservativo. Se naquela época eles não tinham essa cultura incorporar essa tecnologia nos dias de hoje não é uma tarefa tão fácil", argumentou Gil Casimiro.
O jornalista Luiz Henrique Silva, de 54 anos, concorda com o ministério da Saúde. Ele é favorável ao uso da camisinha em todas as relações sexuais. Mas ele reconhece que os amigos da mesma idade não pensam igual a ele.
" O pessoal acima de 50 anos, as pessoas da minha geração, realmente tem muita relutância em usar porque foram criados em outra época, onde os problemas eram muito menores, tinha até doenças venéreas, mas não algo tão grave como a aids. Eu sei inclusive de amigos que são solteiros e que tem muita relutância em usar", disse o jornalista.
Outra explicação para o aumento de casos de aids na terceira idade é as pessoas portadoras do vírus procurarem o médico tarde demais. “As pessoas procuram os centros de saúde, sabem da sua sorologia, já quando a doença está em fase de desenvolvimento. Ainda é muito difícil, por todo esse preconceito, principalmente as mulheres casadas. Com certeza uma maior dificuldade de ter um papo aberto com seus parceiros, com suas parceiras, de procurar um serviço e realizar o teste", falou Gil.
Quem fica sabendo logo se tem o vírus da aids consegue começar o tratamento no momento certo e ter mais qualidade de vida. O teste de aids é de graça e sigiloso. Para saber onde fazer o teste e outras informações sobre a doença, acesse www.aids.gov.br
(Agência Brasil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário