Empresas de telefonia, TV e internet cancelam serviços com mais facilidade
Várias empresas de telefonia, de TV paga e de internet passaram a oferecer o cancelamento automático de seus serviços, sem necessidade de falar com um atendente, nesta terça-feira (8).
Esse foi o primeiro dia em vigor da nova regulamentação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) sobre o assunto.
A opção de cancelamento pela internet está disponível nos sites da Vivo, da Oi e da Sky, que oferecem links para esse serviço nas suas páginas. A NET oferece pelo telefone a opção de escolher o cancelamento automático, pressionando no teclado o número indicado.
No caso da Tim, um teste feito pela Folha mostrou a impossibilidade de cancelar uma conta sem falar com um atendente. Foram necessários 20 minutos para conseguir o cancelamento.
OUTRO LADO
Segundo a Tim, as ligações estão sendo repassadas para um atendente temporariamente. Em nota, a empresa disse que tal medida serve para "assegurar a efetividade da solicitação e evitar irregularidades". A Tim afirma ainda que "nos próximos dias, essa validação já será feita de forma automática".
"O trabalho para cumprimento das determinações da Anatel suscitou diversas mudanças relevantes em todos os processos da empresa, envolvendo uma equipe de diversos profissionais internos e fornecedores", diz a nota da empresa.
"A Tim conseguiu entregar os ajustes necessários para cumprir as regras, mesmo contando com um prazo curto para realizar ações de alta complexidade."
Segundo a empresa, o cancelamento automático no site deve estar disponível em março de 2015, conforme as exigências da Anatel –bastaria, de início, o serviço telefônico.
No cancelamento automático, o cliente tem um prazo de dois dias para mudar de ideia. A operadora tem o mesmo período para efetuar o cancelamento definitivo
NOVAS REGRAS
Entre as novas regras, está ainda a obrigação de o call center da empresa retornar a ligação ao consumidor, caso a chamada caia.
Além disso, questionamentos sobre cobranças indevidas terão que ser respondidas dentro de até um mês. Se não forem, as faturas devem ser corrigidas.
Outra novidade se refere às promoções criadas pelas empresas. De agora em diante, se elas forem disponibilizadas aos novos clientes, também terão de ser oferecidas aos antigos.
Fonte: Folha Online - 09/07/2014
Esse foi o primeiro dia em vigor da nova regulamentação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) sobre o assunto.
A opção de cancelamento pela internet está disponível nos sites da Vivo, da Oi e da Sky, que oferecem links para esse serviço nas suas páginas. A NET oferece pelo telefone a opção de escolher o cancelamento automático, pressionando no teclado o número indicado.
No caso da Tim, um teste feito pela Folha mostrou a impossibilidade de cancelar uma conta sem falar com um atendente. Foram necessários 20 minutos para conseguir o cancelamento.
Editoria de Arte/Folhapress | ||
Segundo a Tim, as ligações estão sendo repassadas para um atendente temporariamente. Em nota, a empresa disse que tal medida serve para "assegurar a efetividade da solicitação e evitar irregularidades". A Tim afirma ainda que "nos próximos dias, essa validação já será feita de forma automática".
"O trabalho para cumprimento das determinações da Anatel suscitou diversas mudanças relevantes em todos os processos da empresa, envolvendo uma equipe de diversos profissionais internos e fornecedores", diz a nota da empresa.
"A Tim conseguiu entregar os ajustes necessários para cumprir as regras, mesmo contando com um prazo curto para realizar ações de alta complexidade."
Segundo a empresa, o cancelamento automático no site deve estar disponível em março de 2015, conforme as exigências da Anatel –bastaria, de início, o serviço telefônico.
No cancelamento automático, o cliente tem um prazo de dois dias para mudar de ideia. A operadora tem o mesmo período para efetuar o cancelamento definitivo
NOVAS REGRAS
Entre as novas regras, está ainda a obrigação de o call center da empresa retornar a ligação ao consumidor, caso a chamada caia.
Além disso, questionamentos sobre cobranças indevidas terão que ser respondidas dentro de até um mês. Se não forem, as faturas devem ser corrigidas.
Outra novidade se refere às promoções criadas pelas empresas. De agora em diante, se elas forem disponibilizadas aos novos clientes, também terão de ser oferecidas aos antigos.
Fonte: Folha Online - 09/07/2014
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