1

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

MILHAGEM MOVIMENTA R$ 4 BILHÕES, MAS BRASILEIRO NÃO SABE USAR...

Milhagem movimenta R$ 4 bi, mas brasileiro não sabe usar

por HELIO ALMEIDA

Só quatro em cada 10 consumidores com direito a resgatar pontos tiram proveito dos programas

Rio - A carioca Luciana Reis viajou para Salvador, na Bahia, sem precisar pagar passagem aérea. Ela está entre os 46% dos brasileiros que possuem cartão de crédito e usam programas de recompensa, que acumulam pontos que podem ser trocados por produtos e serviços. Um mercado que movimenta R$ 4 bilhões ao ano no país. Com a propagação desse sistema, especialistas orientam como melhor lançar mão dos cartões e dos benefícios.

“Viajei com minha mãe e duas irmãs, sem escala e em bom horário, sem ser de madrugada”, conta Luciana, 38 anos, que é analista de sistemas. “Sem precisar pagar passagem, a gente pode ficar em hotel melhor, ir a mais restaurantes, fazer mais passeios e com mais pessoas”, comemora. 
Luciana conseguiu as quatro passagens com 20 mil pontos. A quantidade varia com o tipo de cartão. Em geral, os mais simples, para clientes com renda menor, dão um ponto a cada U$ 1 gasto (R$ 2,41) convertido em reais, de acordo com a cotação no dia da troca. Clientes com maior poder aquisitivo ganham mais de dois pontos a cada U$ 1 no cartão.

Para trocar por uma passagem aérea do Rio para Salvador no TAM Fidelidade, por exemplo, são necessários 7 mil pontos. Com o dólar a R$ 2,41, o cliente mais simples precisa gastar, em um ano por exemplo, R$16,8 mil para atingir a pontuação mínima. Já no caso do consumidor de renda maior o gasto deve ser de R$8,4 mil para ele chegar aos 7 mil pontos. Atualmente, uma passagem aérea do mesmo trajeto sai, em média, por R$ 650. 

Também é possível encontrar programas de recompensa em supermercados, postos de combustível e em empresas como a Multiplus, que reúnem os pontos dos cartões. Na última sexta-feira, a companhia lançou o sistema em que o cliente pode resgatar passagens com a combinação de pontos e dinheiro, caso o acúmulo não seja suficiente para um determinado destino. 

O recurso de reunir os pontos em um único sistema é usado pela analista Denise Leão, 52 anos. Ela conta que se cadastrou em diferentes programas e aproveita a pontuação para viajar de graça e conseguir descontos no cinema, teatro e em shows. 

“Eu faço parte de todos os programas de recompensa que aparecem. Já viajei três vezes sem precisar pagar”, afirma Denise. “Quando atinjo 20 mil pontos, tenho que trocar por algum produto ou serviço. É preciso usar, senão perco os pontos”, explica.

Brasileiro tem pontos, mas não usa ou não sabe 
Mesmo com as vantagens dos programas de recompensa, a maioria dos consumidores não resgata seus pontos. Dados do Banco Central relativos ao ano de 2010 mostram que, naquele ano, 101,3 bilhões de pontos foram perdidos por não serem reclamados. De acordo com o estudo da CVA Solutions, 41% dos usuários de cartão de crédito já tiveram pontos que expiraram. Para o diretor de Produtos do Smiles,André Fehlauer, o brasileiro ainda está se familiarizando com esse tipo de benefício.

“O número de adesões aos programas ainda é baixo, o acesso da população ao cartão está crescendo, enquanto no exterior é algo comum”, diz. 

Por outro lado, 46% dos usuários já resgataram algum tipo de recompensa (65% em produtos diversos, 41% em passagens aéreas, 13% em minutos no celular, 10% em estadas em hotel e 12% em outros benefícios). 

Para atrair mais usuários, o Smiles, por exemplo, oferece até a próxima terça-feira quatro mil pontos para quem se cadastrar no sistema de recompensa (smiles.com.br). “Com os pontos, é possível viajar para dentro e fora do país e adquirir produtos nas redes de varejo, como o Walmart”, afirma Fehlauer. 

Com a propagação dos programas de recompensa, também aparecem consumidores insatisfeitos que não conseguiram trocar os pontos reunidos. A analista de sistema Denise Leão já tentou resgatar a pontuação em um site de compra coletiva, mas foi informada que não tinha pontos suficientes. “Não tinha um espaço para controlar os pontos que consegui”, reclama. 

Segundo especialistas em Direito do Consumidor, falta comunicação mais clara entre usuários e programas. Em alguns casos, clientes reclamam de situações que já estavam previstas no regulamento de cada sistema. Por isso, em caso de dúvida, antes de emitir um bilhete pergunte e verifique as regras.

CONFIRA

PERFIL 

Cada programa de recompensa tem um plano de acordo com o perfil do usuário. Maior o poder aquisitivo, mais pontos ganha a cada dólar gasto.

CADASTRO 
Para se inscrever, é necessário fazer cadastro no site da empresa. Um número de inscrição do usuário é gerado. É preciso apresentar a inscrição toda vez que reservar um voo ou ao fazer o check-in, para que as milhas sejam computadas.

PONTUAÇÃO 
Você pode se inscrever em mais de um programa, mas lembre-se: é preciso acumular pontuação suficiente para trocar por passagens em cada um.

CONCENTRAR 
Muitos concentram os pontos em um único programa, para facilitar o controle das milhas, que podem ser acompanhadas no site da empresa. E também leva menos tempo para alcançar a quantidade de pontos necessários para resgatar os benefícios.

CONTRATO 
É importante ler o contrato de adesão antes de ingressar no programa. Atente-se às condições de uso, se as milhas podem ser direcionadas para viagens em feriados ou finais de semana, assim como a validade.

CARTÃO
Quase todos os cartões de crédito oferecem como benefício a conversão de seus planos de relacionamento por milhas. Portanto, é possível ganhar pontos ao fazer compras ou pagar a fatura do próprio cartão. Alguns já convertem as compras diretamente, e as próprias companhias aéreas também oferecem cartões de crédito com suas marcas.

ACOMPANHAR 
Verificar com frequência o extrato das milhas é outra maneira de ver quando elas expiram, ou seja, até quando podem ser usadas. Essa conferência também ajuda o consumidor a conferir se os pontos foram ou não creditados.

ANTECIPAÇÃO 

Para economizar, a dica é se programar. Marque com antecedência a viagem e prefira usar as milhas em trajetos mais longos — os quais são, na maioria das vezes, mais caros. Busque também confirmar se o uso das milhas é permitido no destino desejado.

PROBLEMA 

Em caso de erros na hora de resgatar os pontos ou outro problema, o consumidor deve primeiramente verificar se as milhas não perderam a validade. Se esse não for o problema e mesmo assim os pontos tenham sumido, o consumidor deve entrar em contato com a companhia aérea.
Fonte: O Dia Online - 27/09/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUI BEVENIDO AO BLOG DA AATERN -

BRINDES SORTEADOS NA CONFRATERNIZAÇÃO

BRINDES SORTEADOS NA CONFRATERNIZAÇÃO
PARTE CENTRAL DA ORNAMENTAÇÃO

PALCO II DA FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO

PALCO II DA FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO
JOAO PEREIRA- MOURA E AGUINALDO PTE SINTTEL RN

ANIVERSÁRIO DO JESSÉ NOBRE BARRETO

ANIVERSÁRIO DO JESSÉ NOBRE BARRETO
COM A PRESENÇA DOS AMIGOS E AMIGAS TELERNIANOS (veja esta foto ampliada mais abaixo)

SORTEIO DAS CESTAS DE NATAL

SORTEIO DAS CESTAS DE NATAL
ANA MARIA BARROS

SORTEIO DAS CESTAS DE NATAL

SORTEIO DAS CESTAS DE NATAL
MARIA DAGUIA AMARAL

APOSENTADORIA DO PESSOAL DO TRÁFEGO - FOTO EXTRAÍDA DO JORNAL O TELERN DE DEZEMBRO 1997.

APOSENTADORIA DO PESSOAL DO TRÁFEGO - FOTO EXTRAÍDA DO JORNAL O TELERN DE DEZEMBRO 1997.
ROSINETE, NORA, CONCEIÇÃO RÉGIS E SOCORRO PEREIRA.

FOTO EXTRAÍDA DO JORNAL O TELERN EM DEZEMBRO DE 1997

FOTO EXTRAÍDA DO JORNAL O TELERN  EM DEZEMBRO DE 1997
A ASSISTENTE SOCIAL - IRENE FILGUEIRAS - HOMENAGEADA NO DIA DA SUA APOSENTADORIA.

FOTO EXTRAÍDA DO JORNAL O TELERN DE MAIO 1998

FOTO EXTRAÍDA DO JORNAL O TELERN DE MAIO 1998
ANA BARROS E RITA DE CÁSSIA.

AATERN ESTÁ ANTENADA : PRIMEIRA TURMA SE ATUALIZANDO NA INFORMÁTICA.

AATERN ESTÁ ANTENADA : PRIMEIRA TURMA SE ATUALIZANDO NA INFORMÁTICA.

ASSOCIADOS DA AATERN ATUALIZANDO-SE NA INFORMÁTICA.

ASSOCIADOS DA AATERN ATUALIZANDO-SE NA INFORMÁTICA.

ESTE É O CANTINHO DA SUPER SAUDADE ==>>VEJA NATAL DOS VELHOS E BONS TEMPOS

ESTE É O CANTINHO DA SUPER SAUDADE ==>>VEJA NATAL DOS VELHOS E BONS TEMPOS
AVENIDA CIRCULAR - PRAIA DOS ARTISTAS,PRAIA DO MEIO EM 1950

BELOS E BONS TEMPOS DO ESTÁDIO JUVENAL LAMARTINE

BELOS E BONS TEMPOS DO ESTÁDIO JUVENAL LAMARTINE
ENTRADA DO ESTÁDIO JUVENAL LAMARTINE EM 1945

ÉRAMOS FELIZES E NÃO SABÍAMOS...

ÉRAMOS FELIZES E NÃO SABÍAMOS...
PRAIA DE AREIA PRETA EM 1950

O PRESIDENTE DA TELERN LUCIANO B DE MELLO ENTREGANDO O TROFÉU DE CAMPEÃO DAS INDÚSTRIAS EM 1974

O PRESIDENTE DA TELERN LUCIANO B DE MELLO ENTREGANDO O TROFÉU DE CAMPEÃO DAS INDÚSTRIAS  EM 1974
JOSE SIQUEIRA E DR. LUCIANO B MELO

CONFRATERNIZAÇÃO DO DEPTO DE CONTABILIDADE

CONFRATERNIZAÇÃO DO DEPTO DE CONTABILIDADE
FOTO DO ANO DE 1986

O "AMIGO VELHO" LUIZ G.M.BEZERRA

O "AMIGO VELHO" LUIZ G.M.BEZERRA
GRANDE PERSONAGEM E BALUARTE DA NOSSA TELERN

CONFRATERNIZAÇÃO NO NATAL DA CONTABILIDADE

CONFRATERNIZAÇÃO NO NATAL DA CONTABILIDADE
"VELHOS TEMPOS, BELOS DIAS"

ENTREGA DO BRINDE SORTEADO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DOS PAIS.

ENTREGA DO BRINDE SORTEADO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DOS PAIS.
SALÃO DE EVENTOS DO SINTTEL/RN - AGOSTO 2009

ENTREGA DO BRINDE SORTEADO EM HOMENAGEM AO DIA DOS PAIS

ENTREGA DO BRINDE SORTEADO EM HOMENAGEM AO DIA DOS PAIS
JOSIAS SALES - AGOSTO 09 - NA SALA DE EVENTOS DO SINTTEL/RN

ESSA É A PRIMEIRA TURMA DA PESADA

ESSA É A PRIMEIRA TURMA DA PESADA
PRIMEIRA TURMA DA INFORMÁTICA DA TERCEIRA IDADE - TÊM AMIGOS(AS) QUE DISCORDAM

REUNIÃO MENSAL DA AATERN

REUNIÃO MENSAL DA AATERN
PRIMEIRA REUNIÃO NA SALA DE EVENTOS DO SINTTEL/RN - AGOSTO 2009

FOTO DE OUTUBRO 2007

FOTO DE OUTUBRO 2007
LUIZ SÉRGIO FILGUEIRAS....

FOTO DE SETEMBRO DE 2007

FOTO DE SETEMBRO DE 2007
PEDRO GONÇALVES-GERALDO BARROS - AUDINETE......

FOTO PUBLICADA NO JORNAL DO GRET EM 07 DE 1980

FOTO PUBLICADA NO JORNAL DO GRET EM 07 DE 1980
"VELHOS TEMPOS BELOS DIAS"

FOTOS ATUAL DO CLUBE TELERN

FOTOS ATUAL DO CLUBE TELERN
"VELHOS TEMPOS, BELOS DIAS"

NOSSOS AMIGOS DAS ASSOCIAÇÕES - DE FLORIANÓPOLIS - RECIFE E FORTALEZA

NOSSOS AMIGOS DAS ASSOCIAÇÕES - DE FLORIANÓPOLIS - RECIFE E FORTALEZA
DA ESQUERDA PARA DIREITA - EGÍDIO - JEAN E LANDIN

M E I N A R D O - EX-TELERNIANO

M E I N A R D O  - EX-TELERNIANO
VELHOS TEMPOS , BELOS DIAS...

AMIGOS EX-TELERNIANOS

AMIGOS EX-TELERNIANOS
DAMIÃO - ZÉ SENA - DOS ANJOS - MESTRE CHICO - JUSTINA - AMARO - JOÃO MOURA

NOSSOS AMIGOS EX-TELERNIANOS

NOSSOS AMIGOS EX-TELERNIANOS
GERALDO DINIZ(CARNEIRINHO) E ANA ELEIDA.

VOCÊ LEMBRA DO PAULO AURELIANO?? "MESTRE CHICO"?? E JOÃO PEREIRA??

VOCÊ LEMBRA DO PAULO AURELIANO?? "MESTRE CHICO"??  E JOÃO PEREIRA??
"Foto obtida em uma de nossas Reuniões Mensais" ( No SEGUNDO Sábado de cada mês ). A partir do mes de Agosto 2009 será na Sala de Eventos do SINTTEL/RN- às 10 horas da Manhã -Vizinho ao I.P.E.- Venha você também, participe e reveja os antigos Companheiros de velhas e Memoráveis lembranças na EX-TELERN.

VEJAM BEM ABAIXO DESTE BLOG FOTOS ANTIGAS E ATUAIS DOS EX-TELERNIANOS

NO FINAL DA PÁGINA DESTE BLOG VEJA AS FOTOS DE EX-TELERNIANOS.

PRESIDENTE E DIRETORA FINANCEIRA DO SINTTEL RN - QUEREMOS QUE ESTA DUPLA CONTINUE EM 2010

PRESIDENTE E DIRETORA FINANCEIRA DO SINTTEL RN - QUEREMOS QUE ESTA DUPLA CONTINUE  EM 2010
AGUINALDO E IARA

DIRETORA FINANCEIRA DA FENAPAS

DIRETORA FINANCEIRA DA FENAPAS
FLORDELIZ MARIA DE MOURA RIOS - ASTAPTEL MG

VOCÊ CONHECE NOSSAS ADVOGADAS?

VOCÊ CONHECE NOSSAS ADVOGADAS?
(DA ESQUERDA PARA DIREITA) DRAS. VIVIANA E ANDRÉIA - TELEFONES DO ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA - MENNA MUNEMASSA ADVOGADAS ASSOCIADAS - 3234.7365 - 9953.9802 E 9406.9802 - NATAL RN

Pesquisar este blog

REPRESENTANTES DE MINAS GERAIS E BRASÍLIA NA A.G.O DA FENAPAS EM CURITIBA/PR

REPRESENTANTES DE MINAS GERAIS E BRASÍLIA NA  A.G.O  DA FENAPAS EM CURITIBA/PR
DA ESQUERDA PARA DIREITA : FLORDELIZ -EZEQUIAS E ALDENÔRA

ÀO CENTRO- VICE PRESIDENTE DA FENAPAS - NORTE

ÀO CENTRO-  VICE PRESIDENTE DA FENAPAS - NORTE
JANDIRA SIQUEIRA - ASTELPE - PE

À ESQUERDA- VICE PRESIDENTE FENAPAS - SUL

À ESQUERDA-  VICE PRESIDENTE FENAPAS - SUL
ENRIQUE FERNANDEZ DE ARAMBURO PARDO - ASTELPAR

NOSSA PARTICIPAÇÃO NA AGO DA FENAPAS EM CURITIBA/PR - 2009

NOSSA PARTICIPAÇÃO NA AGO DA FENAPAS EM CURITIBA/PR - 2009
GILDO/AL - MOURA/RN - DANILO/BA

DIRETOR ADMINISTRATIVO DA FENAPAS

DIRETOR ADMINISTRATIVO DA FENAPAS
JOÃO PEREIRA DA SILVA FILHO - AATERN NATAL

NOSSA PRESENÇA NA A.G.O. DA FENAPAS EM FORTALEZA/CE -MARÇO 2008

NOSSA PRESENÇA NA A.G.O. DA FENAPAS EM FORTALEZA/CE -MARÇO 2008
GETÚLIO ASSUNÇÃO(PB) MOISÉS (RN) E MARINALDO LEITE (PB)

BEM-VINDOS AO BLOGGER DA AATERN NATAL RN

ESTAMOS EM FASE DE CONSTRUÇÃO DO NOSSO BLOG. DESCULPEM QUAISQUER FALHAS, POIS ESTAMOS TRABALHANDO PARA MELHOR LHE INFORMAR.
ENVIE CRÍTICAS E SUGESTÕES PARA NOSSO ENDERÊÇO ELETRÔNICO : aatern.natal@supercabo.com.br
TELEFONES PARA CONTATO; 84.3206.0118 E 84.9121.4020 - NATAL RN.
ABRAÇO A TODOS
JOÃO MOURA = PRESIDENTE

PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO

PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO
JOÃO PEREIRA ( a direita)

DIRETOR ADMINISTRATIVO/FINANCEIRO

DIRETOR ADMINISTRATIVO/FINANCEIRO
JOÃO MOURA

DIRETORA SOCIAL

DIRETORA SOCIAL
JUSTINA FERREIRA

Seguidores

Arquivo do blog

ANIVERSÁRIO DE JESSÉ NOBRE BARRETO

ANIVERSÁRIO DE JESSÉ NOBRE BARRETO
VELHOS TEMPOS, BELOS DIAS

EQUIPE DO IMPEACHIMENT EM 1991

EQUIPE DO IMPEACHIMENT EM 1991

CONFRATERNIZAÇÃO DO PESSOAL DA CONTABILIDADE - NA ASFARN EM MACAÍBA - EM 1982

CONFRATERNIZAÇÃO DO PESSOAL DA CONTABILIDADE - NA ASFARN EM MACAÍBA - EM 1982

EQUIPE ASES DO VOLANTE EM 1985

EQUIPE ASES DO VOLANTE EM 1985

A EQUIPE DO COSMOS

A EQUIPE DO COSMOS

DIRETORA DA FITTEL A NÍVEL NACIONAL

DIRETORA DA FITTEL A NÍVEL NACIONAL
RAIMUNDA AUDINETE - SINTTEL RN

VOCÊ CONHECE TODOS OS COMPONENTES DESTA EQUIPE DO COMERCIAL? MANDE UM E-MAIL PARA AATERN -

VOCÊ CONHECE TODOS OS COMPONENTES DESTA EQUIPE DO COMERCIAL? MANDE UM E-MAIL PARA AATERN -
aatern.natal@supercabo.com.br

VOCÊ AINDA LEMBRA DA EQUIPE DO CBTA? MANDE UM E-MAIL PARA AATERN - aatern.natal@supercabo.com.br

VOCÊ AINDA LEMBRA DA EQUIPE DO CBTA? MANDE UM E-MAIL PARA AATERN - aatern.natal@supercabo.com.br

VOCÊ FUGIRIA DESTE LUGAR???

VOCÊ FUGIRIA DESTE LUGAR???
QUE BELA PAISAGEM........

CONFRATERNIZAÇÃO DO NATAL EM 2008

CONFRATERNIZAÇÃO DO NATAL EM 2008
O CASAL 20 DA FESTA - GORETE E CANINDÉ

PRESENÇA DOS APOSENTADOS NO NATAL DE 2008

PRESENÇA DOS APOSENTADOS NO NATAL DE 2008
NOSSOS AMIGOS BORBA E DILMA

CONFRATERNIZAÇÃO MOSSORÓ - 2008

CONFRATERNIZAÇÃO MOSSORÓ - 2008

CONFRATERNIZAÇÃO EM MOSSORÓ - 2008 - JUNHO

CONFRATERNIZAÇÃO EM MOSSORÓ - 2008 - JUNHO

CONFRATERNIZAÇÃO EM MOSSORÓ - JUNHO 2008

CONFRATERNIZAÇÃO EM MOSSORÓ - JUNHO 2008

CONFRATERNIZAÇÃ EM MOSSORÓ - 2008

CONFRATERNIZAÇÃ EM MOSSORÓ  - 2008

FESTA CONFRATERNIZAÇÃO ATIVOS E APOSENTADOS EM MOSSORÓ

FESTA CONFRATERNIZAÇÃO ATIVOS E APOSENTADOS EM MOSSORÓ
ALEGRIA....ALEGRIA...ALEGRIA