Organize seu orçamento com planilha de gastos.
por Rosa falcão
Aproveite o começo do ano para organizar as suas contas. Uma ferramenta importante é o planejamento dos gastos. Para ajudar o consumidor nessa empreitada, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) elaborou uma planilha onde podem ser registradas e controladas as despesas durante o ano. O primeiro passo para conseguir o equilíbrio financeiro é priorizar as contas com datas de vencimento próximas e aquelas que cobram juros muito altos. Fique atento às despesas essenciais com luz, água, telefone, aluguel, condomínio, gás e transporte, que não podem ser postergadas.
É bom lembrar que a partir de fevereiro entra na planilha de custos o pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos). Caso o consumidor já esteja endividado deve traçar uma estratégia de pagamento. O advogado do Idec Guilherme Vilela recomenda que as pessoas procurem diretamente os prestadores de serviços e concessionárias para renegociaras dívidas. Segundo ele, as empresas oferecem planos de parcelamentos mais vantajosos do que pegar um empréstimo ou financiamento no banco para quitar a dívida.
´Em geral as pessoas fazem gastos extraordinários do fim do ano e esquecem das contas do dia a dia, além das despesas extras de janeiro com impostos, matrícula escolar e material dos filhos`, salienta. Vilela recomenda cautela e planejamento para evitar a bola de neve do endividamento. Se for vantajoso, as pessoas devem pagar de uma só vez o IPTU e o IPVA para evitar o acúmulo de débitos durante o ano. Além disso, o consumidor não deve pegar dinheiro emprestado com o banco para se livrar dos impostos porque vai pagar juros maiores do que as despesas, e ainda se endividar.
É importante organizar os comprovantes de pagamento das contas a partir de janeiro, para iniciar o planejamento do orçamento. A planilha disponibilizada pelo Idec permite que as pessoas façam o acompanhamento mês a mês dos gastos, com preenchimento semanal das despesas. Ao final decada mês é possível ter um balanço do orçamento para observar se as contas fecharam ou ficaram deficitárias (no vermelho). Vilela orienta que sejam guardados os comprovantes dos cartões de crédito e de débito para saber se compensa usar o dinheiro de plástico, além de proporcionar maior controle dos gastos.
´O consumidor vai perceber que o preenchimento da planilha faz a diferença porque haverá o acompanhamento mensal dos gastos. Além de se organizar, o ele poderá planejar o futuro e evitar o endividamento`, resume Vilela.
Clique aqui e baixe a planilha e as orientações de como usá-la.
Fonte: Diário de Pernambuco - 13/01/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário