135 fornece informações e tira dúvidas
Cidadão não precisa ir a uma agência para ter acesso à maioria dos serviços do INSS
Nos últimos anos, devido às constantes cobranças e reivindicações da COBAP, a Previdência Social implantou muitas facilidades para oferecer maior comodidade à população e evitar que as pessoas se desloquem desnecessariamente às suas agências.
Se antes o cidadão era obrigado a ir a uma agência para fazer todos os serviços, com a implantação dos canais remotos, como o telefone 135 e o site da Previdência, apenas alguns atendimentos passaram a exigir a presença do segurado numa unidade do INSS. Para se ter uma ideia, a cada mês cerca de 15 milhões de pessoas usam esses canais remotos antes de ir a uma unidade do INSS.
A maioria busca informações básicas e orientação preliminar sobre requisitos e documentos necessários para fazer requerimentos. Isso possibilitou às agências ter mais tempo para analisar pedidos de benefícios e agilizar as concessões.
Pela Central 135, o cidadão pode ter acesso à maioria dos serviços previdenciários, como obter informações, se inscrever na Previdência, agendar atendimento em uma agência para requerer benefícios ou passar por perícia médica, necessária para a concessão do auxílio-doença.
O usuário também pode agendar os pedidos de prorrogação (PP) e reconsideração (PR) desse benefício por meio do telefone 135. Outros serviços agendáveis pelo atendimento telefônico são o pedido de emissão da Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) e os acertos de dados constantes do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), tais como Atividade, Recolhimento e Vínculos e Remunerações. Se preferir, o usuário também pode fazer o agendamento eletrônico de todos esses serviços no site da Previdência na internet. Basta acessar www.previdencia.gov.br e clicar em Agência Eletrônica: Segurado.
Funcionamento – A Central 135 funciona de segunda-feira a sábado, das 8h às 23h. Para aqueles que buscam um serviço ainda mais ágil, o INSS recomenda ligar aos sábados. Após as 23h e aos domingos, o canal remoto funciona apenas para atendimento eletrônico. A ligação é gratuita, quando feita de um telefone fixo ou público. De aparelho celular é cobrada tarifa local. Depois de 20 de fevereiro, quando termina o horário de verão, a Central passa a atender das 7h às 22h.
Veja os serviços oferecidos no menu do 135:
· Tecle 1 – Falar com o atendente para obter informações, realizar inscrição na Previdência Social, agendar dia e hora para ir em uma agência fazer perícia médica, requerer benefício, atualizar os dados cadastrais ou emitir a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC).
· Tecle 2 – Atendimento eletrônico para consultar data e hora da perícia agendada, saber a situação de seu benefício ou obter o resultado do pedido de revisão de benefício e do pedido de CTC.
· Tecle 3 – Fazer denúncia, elogio ou reclamação, que serão encaminhados para a Ouvidoria. (Cobap)
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