O exercício da medicina requer técnica, estudo e sensibilidade. Mas nem toda responsabilidade deve ser atribuída ao médico. O paciente também tem deveres e direitos. É ele quem escolhe o especialista e fornece a última palavra sobre o próprio tratamento.
Quem vai se submeter a qualquer tipo de tratamento deve ser bem informado sobre todos os procedimentos. Deve receber informações precisas, objetivas e compreensíveis sobre os exames, as ações, o tempo de duração. A consulta ao prontuário é livre. Tanto o paciente, como alguém nomeado por ele, pode consultar o documento a qualquer momento.
Sabendo da responsabilidade sobre a própria escolha do especialista, como se certificar que o trabalho do médico é confiável? Pelas recomendações de amigos e parentes? Pela relação dos planos de saúde? Pelo diploma? Se ele aparece na mídia, atua na comunidade médica ou participa de congressos? Todas as anteriores?
Além das credenciais do médico, há alguns passos que podem facilitar a conversa com o médico de família, por exemplo, e determinar se vale a pena seguir à risca suas recomendações.
O primeiro passo é perguntar se ele continua a frequentar congressos e cursos. A educação médica continuada é especialmente importante se passou muito tempo desde que ele começou seus estudos. Ponto para o especialista se ensina ou pesquisa em uma escola de medicina local.
Bons profissionais não deveriam se sentir ameaçados por segundas opiniões. Descobrir o que outro médico pensa sobre o mesmo problema pode ser uma ótima maneira de assessorar o conhecimento de seu médico.
Procure informação médica na internet, livros e revistas. As informações estão disponíveis como nunca antes. Aproveite e use-as para facilitar o diálogo com seu médico. Descubra as experiências que o especialista teve ao tratar sintomas e condições parecidas com as suas.
Manter a saúde e procurar o cuidado médico apropriado está entre as melhores coisa que você pode fazer por si próprio. Vale a pena confiar no trabalho dos médicos, assim como se acredita nas pessoas.
Fonte: Mais de 50.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário