Da mesma forma que existe a ginástica aeróbica e anaeróbica, que movimenta o corpo, também existe a “neuróbica”, que atua nas conexões nervosas, e deixa o sistema nervoso ativado.
Este termo é utilizado quando usamos os cinco sentidos por meio de atividades não rotineiras, com o objetivo de manter um nível constante de atividade mental, mesmo em idade avançada.
O exercício físico entra como coadjuvante neste processo, pois ativa o hipocampo, que é responsável pelas memórias recentes, no cérebro.
Outro fator importante é dormir bem, pois é durante o sono que armazenamos as informações no cérebro. Hábitos maléficos à saúde em geral também não são bem vistos neste processo, tais como: fumo, sedentarismo e colesterol alto, já que são fatores de risco para entupimento das artérias e veias, comprometendo o fluxo sanguineo.
Dicas importantes:
- Enquanto estiver fazendo seus exercícios físicos, escute música, principalmente estrangeira, ou faça palavras cruzadas enquanto anda em uma bicicleta ergométrica. Os cientistas dizem que trabalhar corpo e mente ao mesmo tempo revitaliza as células cerebrais;
- Inclua na sua alimentação, pelo menos duas vezes na semana, o peixe. O DHA, um tipo de ômega 3, ácido gorduroso encontrado em peixes como salmão e truta e em alguns alimentos como o iogurte, é usado como poupador da memória;
- Comece a jogar cartas. Além da socialização, ajuda no exercício mental.
Fique Atento:
Fique Atento:
A partir dos 40 anos, o declínio das funções cerebrais continua. É preciso procurar novas informações e desafios: que tal aprender a pintar ou tocar um instrumento musical?
Fonte: Correioweb
Nenhum comentário:
Postar um comentário