Morre General Alencastro, presidente da Telebras que fez o Brasil falar
- Detalhes
- Quarta, 30 Novembro 2011 12:00
- Escrito por Miriam Aquino
Presidiu a Telebras a partir de 1974 até 1985
Faleceu em Brasília o General José Antonio de Alencastro e Silva, que assumiu a presidência da Telebrás em 1974 e durante 11 anos montou a empresa que integrou o país por meio das telecomunicações. Seu sonho, de fazer o Brasil falar, foi concretizado. Em sua gestão, consolidou a estatal, criou um centro de Pesquisa e Desenvolvimento tecnológico e promoveu a indústria local.
Quando deixou o cargo, em 1985, o Brasil tinha o 10º maior sistema telefônico do mundo e o maior entre os países em desenvolvimento.
Antes de dirigir a Telebras e integrar as mais de 800 companhias municipais e estaduais que prestavam um serviço de baixissima qualidade, no início dos anos 60 foi um dos formuladores do modelo regulatorio que guiou a política setorial por mais de 30 anos, até a privatização da Telebras. Deixou a presidência da estatal em abril de 1985, afirmando em seu discurso de despedida: "como homem de telecomunicações, a minha biografia está completa".
Nascido em 1918, em Santana do Livramente, na fronteira gaúcha, casou-se com Dona Nini, sua companheira de muitas décadas. Com netos no exterior, o velório, que será realizado no Cemitério Campo da Boa Esperança, em Brasília, ocorrerá na sexta-feira para que os todos os familiares possam se despedir. O velório está marcado para o horário de 10 às 13:45, quando em seguida seu corpo será levado para o crematório. ( Da redação).
Sugestão: dar crédito às fontes das notícias publicadas no blog, pois caso contrário podem incorrer em crime contra a Lei de Imprensa. É de bom mérito entre blogueiros citar as fontes.
ResponderExcluirGrato pela atenção.