Cartões de fidelidade oferecem descontos de até 25% em farmácias e supermercados
17/3/2014
17/3/2014
As etiquetas nas gôndolas chamam a atenção: clientes preferenciais pagam menos. No alto, o preço normal, cobrado de todo mundo. Logo abaixo, um valor menor, que traz descontos de até 25%. O nome do programa pode mudar de supermercado para supermercado, mas a essência é a mesma: consumidores cadastrados e fiéis ganham abatimentos especiais, juntam pontos para trocar por vales-compra ou brindes e participam de ações exclusivas. Para isso, basta se cadastrar e informar o número do CPF, quando passar pelo caixa.
No início do mês, o hipermercado Extra lançou o “Clube Extra”, um programa de recompensas. Na quinta-feira passada, a aposentada Diana Pim, de 68 anos, aderiu ao grupo de cadastrados que, até o fim do ano, deverá reunir três milhões de pessoas, segundo expectativas do Grupo Pão de Açúcar, administrador do Extra. Ela decidiu se inscrever, na semana anterior, ao perceber que poderia pagar quase a metade do preço pelo quilo da maçã.
No encarte da rede, dá para ver que, de desconto em desconto, a conta fica um pouco menor no fim. O amaciante de roupas Comfort, com embalagem de 2 litros, por exemplo, custa R$ 7,99. Para quem é do “Clube Extra”, sai por R$ 5,99, uma redução de 25%.
Na rede SuperPrix, com 13 lojas no Rio de Janeiro e em Niterói, mais de 80 mil clientes já aproveitam as vantagens do cartão preferencial. Além de comprarem com descontos — são cerca de 30 produtos por dia com valores até 20% menores —, eles podem ser presenteados com brindes especiais e convidados para alguns eventos exclusivos.
— O cartão não gera custo algum para o consumidor. Com ele, conseguimos acompanhar as compras dos clientes e identificar o perfil de consumo de todos eles. No ano passado, por exemplo, fizemos uma aula-degustação de cervejas especiais e convidamos nossos melhores clientes de cerveja. Em datas especiais, damos brindes — explica Cynthia Vale, gerente de Marketing do SuperPrix.
Não são apenas os supermercados que têm estratégias para tornar a clientela fiel. Redes de farmácia por todo o país também contam com clubes de vantagens. Este mês, a Drogaria São Paulo firmou uma parceria com o programa Smiles. Assim, quem comprar na farmácia acumulará milhas que poderão ser trocadas, depois, por passagens aéreas para destinos nacionais ou internacionais.
— Cada vez mais, buscamos parcerias como essa (com o Smiles), que proporcionam vantagens e benefícios ao consumidor — diz Gilberto Ferreira, diretor presidente da DPSP, grupo que controla as drogarias São Paulo e Pacheco.
A Droga Raia tem sociedade com outro programa, o Multiplus, e a Pague Menos, com o Dotz. Em todos eles, os fregueses acumulam pontos e, quando desejam, os trocam por produtos ou serviços. É importante que os consumidores monitorem (em geral, pelo site do programa) suas pontuações e a validade, já que os pontos acumulados expiram depois de alguns meses.
Como os cartões costumam ser de graça — sem cobranças de taxas ou anuidades — qualquer ponto acumulado ou desconto é bem-vindo. Isso, no entanto, não deve significar consumo em excesso somente para pontuar. Na parceria Pague Menos e Dotz, por exemplo, ganha-se um bônus a cada R$ 3 em compras. Segundo o site do programa, um dos produtos mais trocados é a panela de arroz: ela custa 5.497 Dotz, o que equivaleria a R$ 1.832. No site da Magazine Luiza, porém, a mesma panela é vendida por R$ 69,99, ou seja, 26 vezes menos.
No início do mês, o hipermercado Extra lançou o “Clube Extra”, um programa de recompensas. Na quinta-feira passada, a aposentada Diana Pim, de 68 anos, aderiu ao grupo de cadastrados que, até o fim do ano, deverá reunir três milhões de pessoas, segundo expectativas do Grupo Pão de Açúcar, administrador do Extra. Ela decidiu se inscrever, na semana anterior, ao perceber que poderia pagar quase a metade do preço pelo quilo da maçã.
No encarte da rede, dá para ver que, de desconto em desconto, a conta fica um pouco menor no fim. O amaciante de roupas Comfort, com embalagem de 2 litros, por exemplo, custa R$ 7,99. Para quem é do “Clube Extra”, sai por R$ 5,99, uma redução de 25%.
Na rede SuperPrix, com 13 lojas no Rio de Janeiro e em Niterói, mais de 80 mil clientes já aproveitam as vantagens do cartão preferencial. Além de comprarem com descontos — são cerca de 30 produtos por dia com valores até 20% menores —, eles podem ser presenteados com brindes especiais e convidados para alguns eventos exclusivos.
— O cartão não gera custo algum para o consumidor. Com ele, conseguimos acompanhar as compras dos clientes e identificar o perfil de consumo de todos eles. No ano passado, por exemplo, fizemos uma aula-degustação de cervejas especiais e convidamos nossos melhores clientes de cerveja. Em datas especiais, damos brindes — explica Cynthia Vale, gerente de Marketing do SuperPrix.
Não são apenas os supermercados que têm estratégias para tornar a clientela fiel. Redes de farmácia por todo o país também contam com clubes de vantagens. Este mês, a Drogaria São Paulo firmou uma parceria com o programa Smiles. Assim, quem comprar na farmácia acumulará milhas que poderão ser trocadas, depois, por passagens aéreas para destinos nacionais ou internacionais.
— Cada vez mais, buscamos parcerias como essa (com o Smiles), que proporcionam vantagens e benefícios ao consumidor — diz Gilberto Ferreira, diretor presidente da DPSP, grupo que controla as drogarias São Paulo e Pacheco.
A Droga Raia tem sociedade com outro programa, o Multiplus, e a Pague Menos, com o Dotz. Em todos eles, os fregueses acumulam pontos e, quando desejam, os trocam por produtos ou serviços. É importante que os consumidores monitorem (em geral, pelo site do programa) suas pontuações e a validade, já que os pontos acumulados expiram depois de alguns meses.
Como os cartões costumam ser de graça — sem cobranças de taxas ou anuidades — qualquer ponto acumulado ou desconto é bem-vindo. Isso, no entanto, não deve significar consumo em excesso somente para pontuar. Na parceria Pague Menos e Dotz, por exemplo, ganha-se um bônus a cada R$ 3 em compras. Segundo o site do programa, um dos produtos mais trocados é a panela de arroz: ela custa 5.497 Dotz, o que equivaleria a R$ 1.832. No site da Magazine Luiza, porém, a mesma panela é vendida por R$ 69,99, ou seja, 26 vezes menos.
Saiba mais em: http://extra.globo.com/noticias/economia/cartoes-de-fidelidade-oferecem-descontos-de-ate-25-em-farmacias-supermercados-11889189.html
Fonte: Extra - Online
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