Aposentados já podem cancelar cartão com dívida O aposentado que tiver o cartão de crédito consignado pode cancelar o produto quando tiver interesse, mesmo se houver débitos para serem quitados. Essa dívida pode ser parcelada e será descontada do benefício. A informação foi publicada ontem no "Diário Oficial da União".
"Essa é uma resolução positiva, pois os aposentados têm grande dificuldade em quitar suas dívidas do cartão", diz o presidente da ABBC (associação brasileira de bancos), Renato Martins Oliva. Segundo o Ministério da Previdência, no caso do parcelamento da dívida, os juros devem continuar os mesmos do cartão, que têm teto de 3,5%. Oliva acredita, porém, que os juros podem cair no caso a caso.
Algumas instituições bancárias já fazem esse tipo de negociação com os aposentados. É o caso da Caixa Econômica Federal, que mantém os juros em 3,5%. De qualquer forma, Oliva alerta para o fato de que o cartão de crédito não deve ser usado para empréstimo. "Pois, se a fatura for paga em dia, não há juros", explica. Atualmente, o aposentado pode comprometer até 30% de seu benefício com empréstimos consignados. Caso o beneficiário tenha o cartão de crédito, o produto representa 10% desse montante, sobrando só 20% para ser financiado.
Mesmo com o cancelamento do cartão, o banco só libera a margem de empréstimo do beneficiário após a quitação da dívida. (Camila Souza - Agora S.Paulo-20.06)
Nenhum comentário:
Postar um comentário