Rio -  Aposentados e pensionistas do INSS, com benefícios de até um salário mínimo (R$ 622), e que recebem a partir de hoje os valores referentes ao mês de setembro devem buscar alternativas, caso a greve dos bancários atrapalhe o saque nas agências dos bancos. A Previdência paga nesta segunda-feira aposentadorias e pensões a segurados com cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito final.
Além de usar os caixas eletrônicos para retirar o dinheiro, os aposentados, assim como outros clientes de bancos, têm meios alternativos para quitar dívidas, como a Internet e os serviços por telefone.
Maria Elisa Novais, gerente jurídica do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) destaca que caixas eletrônicos devem estar disponíveis a retirada dos benefícios e os funcionários dos bancos solícitos para auxiliá-los.
“Quem não conseguir, pode reclamar com o Banco Central e Procon da região. Se for prejudicado, pode pedir indenização ao banco”, orienta.
O primeiro passo, sugere Maria Elise, é ligar para a agência em que tem conta para saber se os funcionários estão em greve. Se a resposta for positiva, é preciso fazer contato com o banco e descobrir qual agência mais próxima pode atendê-lo. O mesmo vale para quem tem dinheiro a receber diretamente na ‘boca do caixa’. 
Fonte: O Dia online.