Anatel lança site para consumidores
por JULIA BORBA
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) vai lançar nesta sexta-feira (31) um novo portal na internet para auxiliar o consumidor a resolver seus problemas com as empresas do setor —telefonia fixa, móvel, internet e TV.
Além de dicas sobre como resolver impasses e a quem recorrer, o site vai apresentar, por exemplo, alguns rankings comparativos entre empresas.
Assim, o consumidor poderá saber qual é a companhia que oferece a melhor qualidade; a que possui maior número de clientes insatisfeitos, ou seja, com maior quantidade de queixas registradas; ou a que soluciona os problemas em menor tempo.
A página, que será lançada ainda durante esta manhã, deve tornar também mais simples a navegação do usuário —que se deparava com uma página extremamente técnica ao acessar o portal oficial da agência.
O Portal do Consumidor, porém, não irá substituir o site da Anatel. Os dois funcionarão como complementares.
Para o futuro, a agência também planeja modernizar a página principal e a disposição do conteúdo.
"A nossa intenção é de dar ao consumidor as ferramentas que ele precisa para comparar empresas e resolver problemas", disse à Folha a superintendente de relações com consumidores, Elisa Leonel.
"Esperamos que seja possível resolver muitas questões por meio da página. Com isso o número de ligações para o nosso call center também poderá diminuir", afirmou.
Apenas em 2013, pouco mais de 3,1 milhões de pessoas recorreram ao atendimento telefônico da agência para resolver problemas, tirar dúvidas e registrar queixas contra empresas de telecom.
As principais reclamações dos usuários são: erros das empresas nas faturas dos celulares pós-pagos e a qualidade da telefonia fixa —incluídos aí os problemas durante as ligações e o atendimento da empresa para reparar falhas na linha ou instalar uma nova.
Os consumidores que quiserem fazer reclamações por meio do no portal também poderão preencher um formulário on-line com a queixa.
A Anatel analisa ainda a possibilidade de oferecer, futuramente, um atendimento virtual por meio de chats, em que os usuários podem tirar dúvidas instantaneamente.
Fonte: Folha Online - 31/01/2014
Além de dicas sobre como resolver impasses e a quem recorrer, o site vai apresentar, por exemplo, alguns rankings comparativos entre empresas.
Assim, o consumidor poderá saber qual é a companhia que oferece a melhor qualidade; a que possui maior número de clientes insatisfeitos, ou seja, com maior quantidade de queixas registradas; ou a que soluciona os problemas em menor tempo.
A página, que será lançada ainda durante esta manhã, deve tornar também mais simples a navegação do usuário —que se deparava com uma página extremamente técnica ao acessar o portal oficial da agência.
O Portal do Consumidor, porém, não irá substituir o site da Anatel. Os dois funcionarão como complementares.
Para o futuro, a agência também planeja modernizar a página principal e a disposição do conteúdo.
"A nossa intenção é de dar ao consumidor as ferramentas que ele precisa para comparar empresas e resolver problemas", disse à Folha a superintendente de relações com consumidores, Elisa Leonel.
"Esperamos que seja possível resolver muitas questões por meio da página. Com isso o número de ligações para o nosso call center também poderá diminuir", afirmou.
Apenas em 2013, pouco mais de 3,1 milhões de pessoas recorreram ao atendimento telefônico da agência para resolver problemas, tirar dúvidas e registrar queixas contra empresas de telecom.
As principais reclamações dos usuários são: erros das empresas nas faturas dos celulares pós-pagos e a qualidade da telefonia fixa —incluídos aí os problemas durante as ligações e o atendimento da empresa para reparar falhas na linha ou instalar uma nova.
Os consumidores que quiserem fazer reclamações por meio do no portal também poderão preencher um formulário on-line com a queixa.
A Anatel analisa ainda a possibilidade de oferecer, futuramente, um atendimento virtual por meio de chats, em que os usuários podem tirar dúvidas instantaneamente.
Fonte: Folha Online - 31/01/2014
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