Posted: 21 May 2013 09:59 AM PDT
Algumas ideias incríveis são realmente as mais simples, já demos alguns exemplos disso aqui no blog. Dessa vez a superação é de um designer italiano, Gabriele Diamanti, que projetou um recipiente capaz de salvar muitas vidas! Voltado principalmente para países em desenvolvimento – que ainda enfrentam desacertos econômicos -, o Eliodoméstico é um aparelho que transforma água salina (sim, do mar), em água potável.
No projeto, Diamanti compreendeu a demanda de países que ainda sofrem com a escassez de serviços básicos e a necessidade de criações sustentáveis de baixo custo. O projeto surgiu em 2005 a partir de um conceito simples: o sistema do Eliodoméstico funciona como uma cafeteira invertida, que aquece a água por meio da luz solar. Por dia, o aparelho pode prover cinco litros de água potável.
O processo de obtenção de água doce é muito simples, basta encher o tanque com água salgada ou suja, na parte da manhã e à noite a água já estará
pronta para consumo.
Ela fica reservada no recipiente portátil colocado abaixo do tanque. Com esta invenção, Diamanti ganhou este ano o Core77 design award para a melhor invenção que causa um impacto social.
Claro que só é eficaz quando está sol, porque depois de um dia de exposição, o recipiente está cheio de água doce e potável para baixo. O mecanismo é o de evaporação e condensação de água dentro do dispositivo. O criador pensou não só de renda, mas também na simplicidade no manuseio.
FONTE: Blog da Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário