Benefícios do INSS terão duplo reajuste
Além do aumento do governo, segurados com direito à revisão dos auxílios receberão o valor corrigido
Os 491 mil segurados do INSS com direito à revisão dos benefícios por incapacidade (aposentadoria por invalidez, pensão por morte ou auxílio-doença ativo) concedidos entre abril de 2002 a agosto de 2009, que recebem acima do mínimo, começam a receber o benefício corrigido entre os dias 1e 7 de fevereiro. Além da revisão, o pagamento terá, ainda, o reajuste anual concedido pelo governo, de 6,2%.
Os segurados com mais de 60 anos que têm direito aos atrasados da revisão (diferença não paga nos últimos cinco anos) terão os valores incluídos na folha de fevereiro, com pagamento no mês de março, segundo informou o INSS.
Os segurados mais jovens só vão receber os atrasados entre 2014 e 2016. Ao todo, o INSS deve gastar mais de R$ 15 bilhões com o acerto das revisões.
Já quem ganha um salário mínimo começa a receber o novo benefício, de R$ 678, entre esta sexta-feira (1) e o dia 7 de fevereiro. Segundo o INSS, a maioria dos segurados que tem direito a revisão ganha acima do mínimo.
Erro/ Entre abril de 2002 e agosto de 2009, o INSS calculou de forma errada o valor dos pagamentos por incapacidade. O cálculo levou em conta todas as contribuições do segurado, mas a lei diz que a Previdência deveria ter excluído as 20% menores contribuições. A média feita com os 80% maiores recolhimentos é maior do que a média feita com todas as contribuições, sem o descarte das 20% piores.
Cerca de 2,7 milhões de segurados entraram para a conta da Previdência nesse período, mas a revisão administrativa só incluiu 491 mil que continuam ativos e foram identificados pelo INSS. Os segurados estão sendo avisados por carta.
O INSS decidiu fazer a revisão de forma administrativa depois que o Sindicato Nacional dos Aposentados entrou com uma ação civil pública na Justiça. O acordo foi fechado no ano passado.
Fonte: Diário de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário