Rio -  O ano de 2013 começou com o anúncio de grandes avanços no tratamento de doenças oftalmológicas. Cientistas britânicos conseguiram recuperar a visão de camundongos totalmente cegos com injeções nos olhos de células sensíveis à luz. E, no Brasil, inovações que chegarão às clínicas este ano permitirão aos pacientes preservarem a visão ou enxergarem melhor.

Os peritos da Universidade de Oxford injetaram células precursoras (primitivas e indiferenciadas) em camundongos sem células receptoras sensíveis à luz em suas retinas. Após duas semanas, verificaram a formação de novas retinas. “Recriamos toda a estrutura: é a primeira prova de que é possível pegar camundongo cego, enxertar nele as células e reconstruir uma camada sensível à luz”, afirmou o cientista Robert MacLaren. Pete Coffee, outro pesquisador, disse que a experiência aponta para possíveistratamentos de humanos cegos.
Foto: Arte O Dia
Esperança para brasileiros

Entre as técnicas que vão chegar ao Brasil, estão as que melhorarão as condições de pacientes com degeneração macular, vista cansada e ceratocone, entre outros problemas, indica o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Burnier, em Campinas (SP).

Também haverá avanço para quem tem catarata, doença responsável por 48% dos casos de cegueira no Brasil: uma nova cirurgia, a laser. “Pode-se adiar o aparecimento do mal protegendo os olhos do sol e com dieta rica em antioxidantes. Mas, por estar relacionada ao envelhecimento do olho, é inevitável”, alerta Queiroz.
Fonte: Ciência e Saúde - O Dia