Herpes: entenda a infecção e proteja-se
15/2/2013
15/2/2013
O vírus que causa as bolhinhas nos lábios pode sim ser o mesmo que afeta os genitais. Saiba mais sobre a doença
São Paulo - As incômodas bolhas e feridas na região dos lábios são a manifestação mais comum da infecção causada por um vírus que já atinge 80% da população mundial: o vírus do herpes.
Lesão típica do herpes: crise está relacionada com a baixa imunidade
Lesão típica do herpes: crise está relacionada com a baixa imunidade
Lesão típica do herpes: crise está relacionada com a baixa imunidade
A infecção do herpes pode ser causada pelos vírus herpes simples do tipo 1 e 2 (HSV-1 e HSV-2). Uma vez infectado, o organismo conviverá com esses micro-organismos para o resto da vida. Isso porque o vírus não é eliminado pelo corpo. Ele se integra ao material genético das células do corpo e permanece latente, podendo se manifestar periodicamente ou jamais se manifestar.
Na maioria dos infectados, infelizmente, o vírus do herpes se manifesta sob a forma de uma infecção bem típica, com pequenas bolhas na superfície da pele – as chamadas vesículas – que se rompem gerando dor e dando origem a incômodas feridinhas.
Essa manifestação, que os médicos chamam de surto ou crise de herpes, se dá, em geral, quando o sistema imunológico está fragilizado e as defesas do corpo não conseguem conter de forma natural a ação do vírus.
Uma dúvida bem comum em quem é surpreendido por uma crise de herpes é se a infecção que aparece no rosto, em especial na região da boca, é a mesma que pode acometer os genitais e a pele da região. O infectologista Artur Timerman esclarece:
“O tipo 1 do vírus acomete mais os lábios e a face, e o tipo 2 é mais comum na região genital. Hoje, no entanto, já é possível que os dois tipos do vírus afetem as duas áreas, devido à disseminação do sexo oral sem proteção”, explica o infectologista Artur Timerman.
Para evitar a contaminação por qualquer um dos dois tipos de vírus causadores do herpes, é preciso usar preservativo em todas as relações sexuais, inclusive no sexo oral, e evitar o contato direto com as bolhas ou mesmo com as feridas da boca e da região do rosto.
“A transmissão bucal é muito disseminada hoje em dia, por isso é mais difícil prevenir. Mas, se a pessoa estiver com a lesão ativa, não deve manter contato direto com outras pessoas e não deve compartilhar objetos pessoais como talheres, toalhas, escova de dentes e maquiagens”, orienta o infectologista Luiggi Miguez, do Hospital Balbino (RJ).
Como o vírus do herpes não é eliminado pelo corpo, o tratamento da infecção é feito se e quando as lesões começam a aparecer – as crises duram de três a sete dias. Em geral, explica Timerman, o tratamento é feito com remédios antivirais orais, e apenas em pessoas que têm infecções muito frequentes.
“O remédio só tem efetividade se é usado nas 24 horas iniciais da crise. Se for administrado em tempo, pode até abortar a crise, mas isso vai depender da imunidade de cada um”, diz Timerman.
Herpes zoster
Outra infecção com características bem parecidas com as do herpes causa muita apreensão em quem a tem. É o herpes zoster, popularmente conhecido como “cobreiro”. Ele gera as mesmas bolhas e feridas, mas é causado por um outro vírus, o varicela zoster (VZV) – o mesmo que causa a catapora (ou varicela).
Todas as pessoas que já tiveram catapora têm o herpes zoster no organismo e também conviverão com ele até o fim de suas vidas. Essa infecção latente e localizada nos nervos não causa problema algum na maioria dos infectados. Em até 15% dos casos, entretanto, a infecção se manifesta eventualmente, em geral quando o sistema de defesa do corpo está enfraquecido, causando dores intensas nos nervos afetados pelo vírus.
“A diferença entre a infecção causada pelo herpes zoster é que ela acompanha o caminho dos nervos, seja na perna, nas costas ou na face. A doença é chamada de ‘cobreiro’ por causa disso. As lesões fazem o caminho do nervo, que é longilíneo feito uma cobra”, explica Miguez.
Fonte: O Dia Online
ResponderExcluirA felicidade é tudo que eu vejo agora. Nunca pensei que vivi na Terra antes do ano se esgotar. Eu tenho sofrido de HSV 1 e 2 nos últimos 3 anos agora; Eu gastei muito dinheiro indo de um lugar para outro, os hospitais têm residido em casa todos os dias. Verificações constantes foram o meu hobby até o dia fiel, eu estava pesquisando pela internet, vi um testemunho sobre como o Dr. sigolo ajudou alguém a curar o HSV 2, rapidamente copiei seu e-mail que é prophetekpen@gmail.com apenas para dar
Ele um teste que eu falei com ele, ele me pediu para fazer algumas coisas certas que eu fiz, ele me disse que ele vai me fornecer a cura herbal, o que ele fez, depois de usar as ervas medicinais por 2 semanas, ele Pediu-me que fizesse uma verificação médica do que eu fiz e estava livre do HSV1 e 2, ele só me pediu para publicar o testemunho em todo o mundo,
fielmente, estou fazendo isso agora, por favor irmãos e irmãs, ele é ótimo, eu devo-lhe em troca. Se você está tendo um problema semelhante, apenas envie um email para ele em prophetekpen@gmail.com. Você é a próxima pessoa a se curar.Http: prophetekpen@gmail.com Meu nome é atticus aurora Você também pode me contatar por e-mail: prophetekpen@gmail.com número whatsapp +2348105238925.Você também pode contatá-lo em qualquer doença nisso, ele tem a cura herbal para isso
.HIV
.HEPATITE
.ANTRAZ\
. HPV
.CÂNCER
.ALS