RESPOSTA DA PREVIC À ROSALINA
Nota do Blog: Observem o fluxograma Rosalina para Gabinete-Previc
deste para a Ouvidoria-Previc e desta p/Rosalina
---------------------------------------------------------------------------------------
De: Rosalina de Souza
Enviada em: sábado, 16 de fevereiro de 2013 HELPDESK: 5077 23:36
Para: PREVIC - Gabinete
Assunto: Reajuste dos benefícios da Previ PB-1 data base Janeiro
Enviada em: sábado, 16 de fevereiro de 2013 HELPDESK: 5077 23:36
Para: PREVIC - Gabinete
Assunto: Reajuste dos benefícios da Previ PB-1 data base Janeiro
Ao Diretor Superintendente da Previc.
Sr.José Maria Rabelo
Sou Rosalina de Souza, pensionista da Previ, Matrícula 18.161.320-4, gostaria de saber se o processo para alteração no regulamento da Previ, para passarmos a receber na mesma data base que o INSS, mês de janeiro de cada ano, em que estágio se encontra nesta autarquia, já que o Conselho Deliberativo aprovou a alteração ainda no ano de 2012, mas sabemos que até decisão final e publicação no diário oficial da união leva algum tempo, sendo da sua superintendência a palavra final e aprovação para que a Previ possa de fato processar o reajuste.
Também gostaria de saber do nobre colega, quando vamos ter o realinhamento do PB-1 da Previ, pois a Previ desde o ano de 2003, vem apresentando superávits ano após ano, nossos benefícios estão perdendo o poder de compra, prova inequivoca de que esses superávits são frabricados a medida que há o achatamento dos valores recebidos, esta autarquia devia zelar pelo cumprimento dos normativos, um fundo de pensão não foi criado para ter superávit oudéficit, mas sim para complementar de forma justa os nossos benefícios.
Em 2010 para termos a distribuição do superávit, que criou o BET( BENEFÍCIO ESPECIAL TEMPORÁRIO) as associações de aposentados, a contraf cut, a anabb, a aafbb e a federação assinou um acordo que previa um acordo, termo assinado, com a presença do Ministro de Estado, Paulo Bernado, e representante do Ministério da Fazenda, para que em 180 dias posterior ao acordo fosse então feio a revisão do nosso PB-1 da Previ.
Decorridos mais de 2 anos e com um novo superávit a distribuir triênio 2010,2011e2012, estamos nós aqui sem a justa revisão do PB-1, plano maduro que tem hoje 63% dos seus recursos aplicados em bolsa de valores, sofre ocilações diárias, e o Senhor mesmo Pertencendo a Previ, Certamente recebe seu benefício também pela previ, fruto do seu trabalho,sua poupança, certamente a da sua Esposa e Filhos e até porque não dizer Netos, aceita uma discrepancia dessas, fruto da irresponsabilidade dos atuais gestores.
Alguma coisa esta completamente errada, desde que passei a receber a minha pensão em 2001 até os dias de hoje já perdi o equivalente a 7.6 salários minimos, meu beneficio a cada ano vale menos, tenho exemplo de colegas que já perdeu 20 salários ao longo do tempo, estamos perdendo dia a dia o direito a dignidade, vendo nossa poupança fazer a previ bilionária e nós completamente defasados, tendo como referencial uma simples tábua de mortalidade, vendo a ISONOMIA ir para o espaço, pois hoje funcionário trabalhando na atividade não contribui mais para o plano, patrocinador não contribui mais para o plano, fruto dos superávit, mais que superávit se nossos benefícios estão completamente defasados?.
Mudaram o IGPD-I para o INPC na calada da noite, fazer o que quer, aprova o que oPatrocinador desejar, mas nós pensionistas temos que viver com 60% do benefício dos nossos maridos, o inss que diz estar em déficit constante paga 100% do valor do benefício, mas a previ por força do seu regulamento só paga 60%.
Todo trabalhador tem direito de receber onde quiser e achar que esta sendo bem tratado, mas nos também por conta do regulamento da Previ,só podemos receber de duas formas:
Conta Salário Banco do Brasil ou ORPAG/SCR( SAQUE CONTRA RECIBO), porque assim determina o regulamento da nossa Previ, que ao invés de mãe mais parece uma madastra malvada que a cada dia discrimina quem já passou dos 80 anos.
Diz que ao final do nosso plano, não vai sobrar um centavo, mas a história tem mostrado o contrário, pois todos os anos a história se repete e mais um superávit é apresentado, e os aposentados e pensionistas que morre a cada ano, as suas reservas,que lá estão, fica aonde? Aí o bolo cresce tanto que trasborda, fazendo o PENSIONISTA MOR BB GULOSO O ULTIMO BENEFICIARIO DO NOSSO PLANO DE NÚMERO UM BILIONÁRIO, enquando nós aqui buscando um simples dia que poderá receber no mes de janeiro, quando a inflação ja corrompeu a maior parte dos salários e benefícios, e pior a nossa PREVIC ainda recebe para fiscalizar, a dita TAFIC é a mesma coisa que por a RAPOSA PARA CUIDAR DO GALINHEIRO.
Gostaria de ter as respostas que procuro, pois aos meus quase 67 anos de idade a ser completados agora dia 02 de maio, nunca vi um país que deturpa tanto os caminhos, as leis, regulamentos,passa por cima da constiuição proclamada em 1988,cria resoluções exdruxulas como a CGPC-26, que cria mais um beneficiario dono de 50% de tudo que acumulamos com suor e dedicação, acho que morro e não vi tudo que tinha que ver, pois a previ hoje vive fora da lei e da fiscalização, pois a Previc posterga prazos, emite pareceres inrresponsaveis pois nenhuma medida foi colocada para os diretores até o presente, se um fundo esta gerando tantos superávits, se ninguém mais contribui para o PB-1 e mesmo assim persiste os superávit é prova incotestável que nossos benefícios estão fora da realidade, defasados e quanto a isso a previc simplesmente fecha o s olhos.
Realinhamento do PB-1 da previ urgente, pois não podemos mais esperar,
Atenciosamente
Rosalina de souza
De: PREVIC - Gabinete
Enviada em: segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013 08:53
Para: PREVIC - Ouvidoria
Cc: Marco Antonio Bersani - PREVICDF
Assunto: ENC: Reajuste dos benefícios da Previ PB-1 data base Janeiro
Enviada em: segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013 08:53
Para: PREVIC - Ouvidoria
Cc: Marco Antonio Bersani - PREVICDF
Assunto: ENC: Reajuste dos benefícios da Previ PB-1 data base Janeiro
Mensagem original
De: PREVIC - Ouvidoria < previc.ouvidoria@previdencia.gov.br >
Para: Rosalina de Souza
Assunto: ENC: Reajuste dos benefícios da Previ PB-1 data base Janeiro
Enviada: 18/02/2013 11:31
De: PREVIC - Ouvidoria < previc.ouvidoria@previdencia.gov.br >
Para: Rosalina de Souza
Assunto: ENC: Reajuste dos benefícios da Previ PB-1 data base Janeiro
Enviada: 18/02/2013 11:31
Prezada Senhora Rosalina de Souza,
A Ouvidoria/PREVIC recebeu seu e-mail e esclarece que:
1. Para defesa de direitos ou solicitações de esclarecimentos quanto a situações de interesse pessoal específico, relacionados a planos de benefícios, deverão ser obtidas junto à Entidade Fechada de Previdência Complementar, responsável pela administração do plano de benefícios, que tem o dever de atender às solicitações encaminhadas pelos participantes e/ou assistidos no prazo estabelecido no art. 24, da Lei Complementar nº 109/2001, no art. 17, da Resolução CGPC nº 13/2004 e, no art. 6º da Resolução CGPC nº 23/2006. Neste sentido, sugerimos a V.Sa. que se valha da legislação retro-mencionada para fins de solicitar, formalmente e por escrito, esclarecimentos à Entidade.
2. Informamos ainda que, conforme determina o art. 84 do Decreto nº 4942, de 30/12/2003, a EFPC que deixar de atender a requerimento formal de informação de participante ou assistido, ou atendê-la fora do prazo, estará sujeita à penalidade de advertência ou multa, devendo para tanto ser instada a Diretoria de Fiscalização - DIFIS, desta PREVIC. Todavia, caso a entidade se mantenha inerte, sugerimos o encaminhamento da manifestação a esta PREVIC,devidamente formalizada, conforme previsto no art. 38, do Decreto nº 4942/2003 (assinada e instruída com os documentos pertinentes), via correios e com aviso de recebimento. Para tanto o endereço é:
Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC
A/C Diretoria de Fiscalização
Setor Bancário Norte – Quadra 2 – Bloco N – Lote 8 - 6º andar
Brasília/DF – CEP 70040-020.
3. Por oportuno, informamos que conforme disciplina o art. 1º c/c o § 3º, inciso III do art. 6º da Instrução PREVIC nº 04/2010, somente serão aceitas nesta PREVIC, consultas de EFPC, ou seja, expediente devidamente formalizado que tenha por objeto a elucidação de dúvida relativa à aplicação da legislação vigente. Assim, não se exclui a possibilidade de requerimento de participante, devendo este ser efetuado à Entidade, e esta, na necessidade de esclarecimentos, poderá encaminhar a esta PREVIC, nos termos da referida Instrução.
Atenciosamente,
Cláudia Varella Barca de Miranda
Ouvidora Substituta
Superintendência Nacional de Previdência Complementar - PREVIC
Setor Bancário Norte - Bloco N - Brasília/DF - CEP: 70040 - 020
Tel.: (61) 2021 2029
Ouvidora Substituta
Superintendência Nacional de Previdência Complementar - PREVIC
Setor Bancário Norte - Bloco N - Brasília/DF - CEP: 70040 - 020
Tel.: (61) 2021 2029
Fonte: Blog Ari Zanella
Nenhum comentário:
Postar um comentário